domingo, 21 de outubro de 2012

Locomotion

A locomotion foi um incrivel canal de televisão a cabo e a satelite, especializado em animações, hoje vamos falar desse maravilhoso canal que foi destruido e mutilado.
"Acho que esse foi o 1º logo da Locomotion"
O canal foi exibido na Directv e na TVA, por estarem em canais de alto custo, era pouco conhecido em seu ínicio. Vamos falar então de um pouco da sua programação ao longo dos anos de bons serviços até... bem vocês sabem...

Durante seus 1º anos a locomotions não tinha muito destaque, poís ele se limitava a exibir animações para toda a familia ou seja... era mais um cartoon network, nick, fox kid (na época) e etc. Na sua programação incluia Conan - O Bárbaro, Tartarugas Ninjas e Os Visionários.

Porém aos poucos a locomotion começou a adicionar a sua programação algumas animes.
"Red Baron foi um dos 1º que eu vi!"
Os animes incluam inicialmente algumas series mais antigas, como Red Baron, a forte serie Evangelion, Caçadores de Elfas, Blue Seed, Lupin III (chamado de Cliffhanger) Knight Sabers e outras. Além de algumas animações alternativas e mais adultas. Deste ponto em diante ela começou a ganhar mais caracteristica e se marcar mais entre os demais canais que passavam animações (lembro-me de ficar irritado quando troquei a tv a cabo e perder o canal.) locomotion começava a crescer e mudar pouco a pouco seu rosto.
"Novo logo após o inicio das principais mudanças no canal"
Novas animações substituião as antigas que eram repetidas durante a programação repetidas vezes, novos programas como Duckman, The Critic, Dr. Katz, Bob e Margaret e é claro o infame South Park entraram na programação sendo apresentados normalmente durante o periodo da noite, também eram introduzida as animações japonesas, Aika, Oh! Super Milk-Chan, Silent Mobius e Eatman, criaram o bloco chamada "80's TV" onde apresentava series animadas mais antigas.
"Evangelion, Cyber Team Akihabara, Cowboy Bebop, Serial Experiment Lain, nem mencionei todos"
Pouco a pouco a programação começava a pender mais para animes e a propria audiencia favorecia esses mesmos animes, dando origem ao bloco Japanimation, que também incluia ovas e filmes de animação japonesa.
Cada vez mais animes eram introduzidos ao canal eventualmente foi transformada em Animax!
"The Last One"
Animax veio com a proposta de trazer um canal com programação 100% anime, trazendo apenas animes, o canal inciou com excelente boas vindas, porém, como ocorria com o locomotion o fato de estar associado apenas nos planos mais caros de tv a cabo e satelite, reduziam muito suas chances de conseguir um bom publico, os poucos que tinham acesso a esse canal ainda reclamavam da dublagem oferecida pelo canal, todos os animes era dublados, originalmente foi um bom plano, porém os animes todos dublados com poucos dubladores a serviço do canal fez com que MUITOS animes tivessem os mesmos dubladores, fazendo com que as pessoas reclamassem, particularmente não via grande problema no caso, sim era um pouco triste ver tão poucas vozes nas mesmas séries, porém estava longe de ser mal visto.
"Animes tinhamos muitos e bons!"
Animax trouxe apenas animes novos para o canal, desde os mais conhecidos até os menores notaveis, os animes começaram com Hellsing, Getbackers, .Hack, Digi Charat, Tsukihime e muitos outros animes, a Animax dividiu sua programação em 2 partes os animes mais fofos e com tema mais infântil eram colocados durante a manhã, alguns durante cedo demais se eles pretendiam exibir para crianças, durante o periodo da tarde e noite vinha animes mais adultos, eles também separavam animes que eram repetidos (o mesmo episódeo) diversas vezes ao longo da semana e escolhiam 1 a 2 animes que eram exibido uma vez na semana e substituido durante os demais dias até a proxima semana, logo mesmo um anime curto como Hellsing era visto lentamente permitindo ver o anime devagar e não terminar de ver todo ele em poucas semanas, após algumas reapresentações ele era substituido e retornava, esse formato no meu ponto de vista era muito bom, permitindo um bom controle da programação e também fazendo durar mais os animes curtos enquanto os grandes satisfaziam ao longo da semana inteira, não ficando tão lento.

Porém as trevas chegaram a animax...
"Sony Spin - Um claro efeito de Causa e Consequência!"
O animax morreu e tornou-se Sony Spin, os animes foram confinados a madrugada e eventualmente foram removidos, não deixando mais rastro de que um dia nossa bela Locomotion havia existido, se não os lamentos daqueles que se recordam dela.

Como sabem não sou do tipo que reclama demais (Tá sei conta outra), mais Sony Spin parece ser um desconto em Otakus, poís ele só trás seriados enlatados norte americanos ou coisa pior, seriados idiotas, velhos ou simplesmente fora de moda. Só deus sabe que tipo de alma considera a atual programação de Animax algo digno de se perde meia hora.

Agora lembro-me de algo que ouvi nos Simpsons uma vez quando Lisa questiona Homer sobre a inteligência do povo de Springfield ele diz algo aproximadamente como isso: "E você se deixa levar por esses idiotas!"

Seria tarde para dizer adeus a um otimo canal, mais vamos dizer da mesma forma aqueles que gostam de anime e virão como aqueles que nunca tiveram chance de ver, ADEUS!
_________________________________________________________________
"Não acaba até EU dizer que acaba!"




Antes de terminar o poste, vamos falar um pouco sério.

Eu duvido que Animax estivesse com um hibope baixo ou menor do que ele possa estar tendo agora, porém vamos olhar desse ponto.
"Nós coloque onde quiser na programação e vai ter gente vendo!"
A atual comunidade otaku não só do Brasil, como em todos os locais onde a locomotion existia, migrou para a internet, lá não só encontramos um meio de nós comunicar como também um meio de ver os animes que nós gostamos, sem precisar depender de programação de um canal ou similar.

Se pararmos para pensar nisso, podemos imaginar como é "impraticavel" manter um canal comprando direitos sobre animes e os exibindo quando apenas animes X e Y são realmente vistos. Permitindo que o canal tenta-se um rumo diferente e nós humanos só aprendemos com base na tentativa e erro, algumas pessoas num entanto de persistir no erro.
"Aahh... Getbackers de novo, vamos trocar de canal..."
Talvez e apenas talvez, se um dia ela decidi-se seguir o pedido de alguns dos criticos de manter os animes apenas legendados como a Locomotion costumava fazer (é eu lembro Evangelion era dublado mais a dublagem dela era ótima e foi um dos poucos animes dublados durante a era locomotion!) talvez ela fosse capaz de recuperar seu status, hoje estamos sempre recebendo novos animes e embora poucos sejam tão prestigiosos e fascinantes, ainda temos otimos animes alternativos e também podemos voltar as velhas animações alternativas, as vezes as pessoas tem que entender que manter sempre no mesmo ritmo cansa, trazer outras animações durante uma programação com muitos animes é bom para quebrar o ritmo e manter um bom equilibrio da programação.
"Continue lutando!"
Vamos apenas torcer e com BASTANTE força para que o legado da Locomotion não seja totalmente perdida e que algum dia as pessoas dentro do controle do canal, pensem qual foi o melhor momento daquele canal, quando aquele canal foi algo que sempre foi algo que as pessoas adoravam assistir.

Como os membros do JAM Project dizem: "Para aqueles que nunca deixaram a criança dentro de si morrer!" Viver é crescer, mais assim como nós não vivemos mais apenas pelas leis naturais totalmente, não precisamos eliminar todos os elementos de nossa infância quando já estamos velhos.
"Meninas, por favor."
Agora sim terminei... see yah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário