"O jogo da vez é Final Fantasy, o que significa uma imensa review!"
Após um tempo afastado (forçadamente), retomo o controle do meu blog! Trazendo uma nova saga de reviews para jogos, dessa vez um velho favorito meu, o Final Fantasy, esse review toma muito mais detalhes e aspectos com relação ao review anterior de megami tensei, pela familiaridade que as pessoas possuem com o jogo, exigindo que eu preciso de mais detalhes em cada jogo!O jogo de hoje é o primeiro final fantasy, o jogo foi lançado para o Nintendinho (Famicon) pela Square em 1987 e liberado nos estados unidos em 1990. O jogo era tão bom graficamente quanto era possivel para o famicon, sério mesmo os jogadores mais antigos definitivamente lembram dos jogos do nintendinho o graficos de final fantasy eram bons! O jogo foi refeito 11 vezes, para diversas plataformas, recebendo melhoria em seus graficos, melhorando audio, efeito de som, melhoria no fundo da batalha e adicionaram mais masmorras ao longo dos jogos.
Agora parando de falar de modo técnico, o jogo atualmente não é grande coisa, porém vamos lembrar esse foi o 1º final fantasy, o sistema era excencialmente o mesmo que conhecemos até o final fantasy 10, onde funcionavam por sistemas de turnos (eu sou o único que ainda prefere esse sistema?), o jogo tem boa parte dos elementos que tornariam final fantasy popular entre os fãs.chocobos, bombs, um personagem chamado Cid e salvação do mundo contra uma força do mal.
"Tela de começo!"
Agora sobre o jogo em si! O jogo começava com a criação do grupo dos aventureiros, era possivel criar aventureiros, a formação do grupo era um elemento relevante para o jogo, mais geralmente era mantido no grupo um guerreiro, um mago negro e um mago branco.O jogo seguia o sistema de turnos, enfrentar monstros explorar masmorras e encontrar tesouros escondidos, enquanto começava uma caçada atrás do traidor Garland e posteriormente o inimigo final o Chaos, nota importante essa tornou-se uma tradição em final fantasy, raramente o inimigo final apresentado durante o jogo era o verdadeiro mal no final das contas.
"Só sobro o mago negro... ta fuuuuuuuu"
Sobre alguns detalhes no jogo, bem verdade seja dita nunca fui muito longe nesse jogo por mim mesmo, nunca achei um final fantasy na minha infância para jogar quando era pequeno e desde então tem sido difícil manter uma frequencia de jogo mesmo nos remakes, apesar disso o jogo é inegavelmente bom para sua época em si, para o nintendinho se havia outros jogos, esse estavam em estilos mais parecidos com os 1º Megami Tensei para aqueles que lembram sabe do que estou falando sistemas de combate onde só eram vistos os oponentes e mesmo nas masmorras muitas vezes eram colocados no modo 1º pessoa. A versão feita pela square permitia ver os personagens e suas reações, isso oferecia uma perspectiva diferente do jogo, fazendo você se sentir mais ativos dentro do jogo e oferecendo maior proximidade com os personagens que você criou que podia ver agindo na tela.
"Cid está presente em todas os jogos até onde sei!"
Algumas coisinhas antes de terminar o review, o 1º final fantasy deixou muitos legados para as séries que viriam a seguir não se limitava a monstros como o Bomb (esfera de fogo com braços curtos e expressão maligna), músicas foram deixadas para os proximos jogos, o jogo também criou o infame personagem Warrior of Light que teve maior participação em Final Fantasy Dissidia, assim como Garland e Chaos! Curioso pois o Warrior of Light servia originalmente como um aspecto ou modelo do personagem benigno dentro da serie Final Fantasy enquanto o Garland servia como aspecto maligno.
"Terminando"
Vamos aos aspectos finais, o 1º final fantasy não era o grande jogo empolgante, não tinha a melhor das historia (embora fosse ainda novinha na época hoje em dia está bem batida) mais ela não afetava muito o jogo em si, o jogo tinha um pouco de simplicidade (até onde fui), o jogo é divertido, mais pra ser sincero amenos que você seja um fã dos classicos, eu não aconselho o jogo! Ele não é pequeno mais também não é grande, você pode levar bastante tempo para chegar num ponto onde você não precise treinar para abater um chefe, além disso você precisa criar um grupo com certo cuidado, o red mage se tornou um exemplo da inutilidade de uma classe, ele é bastante parecido com o bardo de D&D viria a se tornar. (fazia tudo, mais não fazia nada lá muito bem, então não era tão útil no final das contas) Eu fortemente não aconselho Red Mages em final fantasy1 caso venha a jogar!Nota: 7
Status: Não Aconselhado para qualquer um!
Proximo, será o Final Fantasy 2, uma melhora mais não tão grande ainda, até! See Yah!