quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Final Review Fantasy IV - Parte 2


 "Logo da versão americana para só confundir o pessoal?"

Após alguns dias estamos aqui para dar continuidade a review de Final Fantasy IV trazendo a segunda e última parte dele, espero que tenham tido tempo o bastante para ler a primeira, pois a segunda será maior ainda!



- Personagens

                Cecil Harvey

- O protagonista da história, Cecil começa a trama como um algoz líder da força aérea de Baron, os Red Wings , após realizar uma série de atrocidades em nome do rei, começa a se questionar sobre as suas ações e se volta contra o seu próprio reino e começa a buscar redenção das atrocidades cometidas por ele mesmo e finalmente consegue após superar os seus temores e se tornar um Paladino.  Como algoz e ele possuí a habilidade Escuridão (Darkness) onde ele sacrifica uma parte do seu HP para causar mais dano em seu ataque e quando promovido para Paladino ele recebe acesso a magias brancas de baixo nível e receber a habilidade Cobertura (Cover) onde ele protege um dos seus aliados contra uma fonte de dano.

            Kain Highwind
- Amigo de infância de Cecil e Rosa, ele é comandante dos Dragoons de Baron, ele possuí sentimentos não correspondidos pela Clériga e a sua frustração faz com que durante a trama do jogo se volte contra seus companheiros. Assim como os outros Dragoons da série Kain possuí a habilidade Pulo (Jump) onde ele se retira do combate por uma rodada para então causar um dano massivo em um inimigo. 

            Rosa Farell
- Clériga do Reino de Baron, criada junto com Cecil e Kain, sempre nutriu sentimentos de amor por Cecil que nunca foram correspondidos, mas que começam a surgir com o decorrer da trama do jogo. Como Clériga ela possuí obviamente acesso a magias brancas e também possuí a habilidade Prece (Pray) onde ela tem chance de conjurar uma magia de cura sem custo de MP e curiosamente ela também é uma hábil arqueira algo incomum para personagens com esse perfil, talvez uma similaridade pode ser vista com Takeba Yukari de Shin Megami Tensei: Persona, mas sua maestria com arco faz com que ela tenha a habilidade Mira (Aim) onde ela causa um dano massivo usando o seu arco.

            Rydia
Última sobrevivente do vilarejo de Mist que é destruído por Ceci e Kain a mando do Rei de Baron, uma pequena criança sobrevivente de um grande desastre, ela também é a última dos Invocadores, já que todos os outros eram os habitantes de Mist, e apesar de não perdoar Cecil pela destruição de seu vilarejo acaba ganhando a sua confiança e se torna uma das aliadas mais importantes dele com o decorrer do jogo. Ela tem acesso inicialmente tanto a magias brancas como negras, além é claro da sua habilidade de Invocar monstros, após certos eventos no jogo ela acaba esquecendo a habilidade de conjurar magias brancas.

            Tellah
- Um Sábio já com idade avançado, Tellah busca vingança contra o antagonista da trama  por ter matado a sua filha Anna, era um pai devotado a sua filha e que ficou superprotetor em relação a ela após a morte da sua esposa e isso é faz a sua sede de vingança arda intensamente. Apesar de ser um mago poderoso devido a sua idade avançada Tellah apensar lembra-se de poucas de suas magias, por isso além da habilidade de conjurar magias brancas e negras, ele possuí habilidade Relembrar (Recall) onde pode conjurar uma magia aleatória.

           Edward Chris
- Ele é o príncipe do Reino de Damcyan e tem toda a sua família morta pelo antagonista do jogo no ataque ao seu reino, sua noiva, Anna filha de Tellah, também é morta durante o ataque, apesar de ser um verdadeiro covarde ele se alia à Cecil para trazer retribuição a sua nêmeses e salvar o mundo. Edward é um bardo, suas habilidades em jogo são: Canção (Sing), onde ele causa um status negativo aleatório em um inimigo, Esconder (Hide) onde ele sai do campo de batalha para evitar e Auxílio (Salve) onde ele usa o item poção em todo o grupo.

            Yang Fang
- Líder dos Monges do reino de Fabul, alia-se a Cecil e seus companheiros para após ter o Cristal do seu reino roubado pelo antagonista do jogo. Como Monge acaba sendo um dos aliados mais poderosos de Cecil em sua jornada, sua habilidade Chute permite que ele ataque todos os inimigos simultaneamente, Resistir (Brace) permite que ele defenda quase que completamente aos ataques do inimigo e a sua habilidade mais útil durante o jogo Foco (Focus) permite que ele pule o seu turno para causar um dano massivo aos inimigos. Na opinião deste humilde reviewer é a personagem mais forte e útil, mecanicamente, durante todo o jogo.


           Palom & Porom 
- São os jovens irmãos gêmeos magos de Mysidia, Palom é um Mago Negro enquanto sua irmã Porom é uma Maga Branca, ambos são ordenados pelo ancião do seu vilarejo a auxiliar Cecil em sua missão, acabam servindo como principal alívio cômico durante o jogo. Palom tem acesso a todas as magias negras e a habilidade Blefar (Blefar) que aumenta consideravelmente o dano da próxima magia negra considerável  e Parom a todas as magias brancas e Chorar que diminui a defesa dos inimigos, eles também possuem a habilidade conjunta de Conjura Gêmea que permite que quando ambos selecionam esse comando conjurem uma magia aleatório poderosa.

            Cid Pollendia
-Personagem clássico da franquia que está presente em todos os jogos, em Final Fantasy IV aparece pela primeira vez como uma personagem jogável e membro do grupo, como seus outros irmãos é um Engenheiro de Airships e foi o principal responsável pela construção da força aérea do  Reino de Baron e após ver as atrocidades que as suas máquinas estavam cometendo se alia ao seu amigo de longa data Cecil, ele também é quem pilota e constrói o Airship do grupo de Cecil . Suas habilidades são Analisar que revela todos os status dos inimigos e Upgrade onde ele é capaz de atribuir dano elemental aos ataques.

            Edward "Edge" Geraldine
- Edge é o galante príncipe Eblan e um hábil Ninja, ele é uma pessoa de fortes emoções e que expressa com muito ímpeto o que pensa, mas também tem um grande senso de justiça, também é um galanteador que é incapaz de deixar qualquer bela donzela passar desapercebida ele também acaba atraído por Rydia, um fato um tanto quanto curioso. Ele se alia a Cecil e ao seu grupo para com intuito de proteger o seu reino, suas habilidade são Arremesso que permite ele atirar armas do inventário contra os inimigos, Roubar que permite que ele roube itens  e Ninjutsu faz com que ele conjure habilidades especiais, que são como magias de dano elemental em sua maioria, além disso ele possuí a habilidade de Ambidestria, permitindo que ele equipe duas armas. Suas habilidades diversas faz com que esse reviewer ache ele sendo o segundo melhor personagem mecanicamente falando do jogo.

            FuSoYa

- Último membro do grupo que se alia no arco final do jogo, ele se faz presente por um tempo curto e acaba sendo o personagem menos utilizado, devido a sua forte ligação com o plot e revelações importantes da trama não irei comentar muito sobre os seus antecedentes. Sua classe também está fortemente ligada com revelações da trama, por isso só irei comentar das suas habilidades, ele possuí o arsenal de todas as magias negras e brancas do jogo e tem a habilidade de Benção que regenera a MP do grupo com o decorrer dos turnos.




Assim concluímos um curto resumo sobre os doze personagens jogáveis de Final Fantasy IV, entretanto, antes de partir para as considerações finais sobre o jogo gostaria de comentar sobre os antagonistas do jogo que são tão bem trabalhados quanto os protagonistas, mas irei apenas comentar do mais importante deles para não me alongar muito, já que poderia fazer uma série de postagens apenas falando sobre eles.

            Golbez

- Principal nêmeses do grupo e arqui-inimigo do Paladino Cecil, inicialmente muito a respeito dos seus antecedentes permanece como um mistério e apresentado apenas como líder dos Red Wings de Baron após Cecil ter deixado o seu posto e acaba confrontando o grupo nas inúmeras investidas para roubar os Cristais Elementais dos outros reinos, durante esses conflitos acaba matando toda a família real de Damcyan e Anna, filha de Tellah e noiva do príncipe Edward (O Bardo, não o Ninja). Com o decorrer dos eventos do jogo inúmeras revelações vão surgindo e o ele se revela o arquiteto de uma conspiração muito maior.


- Considerações Finais
Em suma, Final Fantasy IV é um dos jogos mais importantes da franquia e na opinião desse humilde reviewer é o melhor de todos os jogos principais da franquia que já foi lançado, os seus inúmeros remakes e ports faz com que seja um título acessível até hoje, onde eu recomendo para aqueles que querem uma versão mais próxima da original joguem a Complete Collection lançada para o PSP que trás gráficos e a jogabilidade mais próxima da versão lançada para o SNES além de um conteúdo adicional como a sequência do jogo, The After Years  e um interlúdio exclusivo entre os dois jogos. Para aqueles que desejam uma versão mais moderna podem jogar o remake feito originalmente para o Nintendo DS nas plataformas de celulares móveis Android e iOS. O veredito final é apenas um é um jogo que deve ser jogado por qualquer um que se interessa por JRPGs ou quer ter uma experiência em storytelling única.

      - Nota: Mais de 8000!


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Final Review Fantasy IV - Parte 1




Um ano após o lançamento de Final Fantasy III, em 1992, no Japão foi lançado o primeiro título da franquia Final Fantasy para o console recém-lançado da Nintendo, naquela época o Super NES (Ou Super Famicom no Japão) esse é Final Fantasy IV, ou Final Fantasy II como foi lançado no ocidente em novembro do mesmo ano, sendo o primeiro da franquia a conseguir tal proeza de lançamento quase que simultâneo, além disso, Final Fantasy IV é único jogo a geração Nintendo e um dos poucos da franquia a receber uma sequência direta, Final Fantasy IV: After Years, lançado dezesseis anos após o título original também para inúmeras plataformas.




- Aspectos Técnicos
                Como o primeiro jogo para uma nova plataforma Final Fantasy IV foi revolucionário em muitos aspectos, já que o hardware de 16 bits do SNES permitiu um grande avanço nos jogos desenvolvidos para a plataformas, mas o ponto mais importante foi à introdução do Active Time Battle (ATB) o sistema de batalha em tempo real, onde os turnos dos personagens eram gerados em tempo real trazendo um dinamismo ao combate lento e clássico do gênero, assim criando um novo paradigma na jogabilidade do gênero e se tornou um marco histórico não só para os RPGs, mas para a história dos videogames. O sistema foi incorporado não só a todas as sequências da série, como muitos outros RPGs Japoneses usam o sistema de ATB até hoje, e mesmo o sistema não ser mais utilizado oficialmente desde Final Fantasy X, todos novos sistemas ainda estão muito enraizados ao ATB sendo que podemos vê-lo claramente na iteração mais recente da franquia; Final Fantasy XIII.
                Também sendo o primeiro jogo para uma nova plataforma, a melhora gráfica chega a ser assustadora quando comparado aos gráficos de 8 bits dos três jogos anteriores, as cores e os detalhamentos dos sprites dos personagens fazem com que o jogo não pareça datado e seja facilmente jogado até hoje, além que com a CPU de som de 16 bits permitiu que Nobuo Uematsu conseguisse criar uma complexidade muito maior na trilha sonora da franquia além que a capacidade do cartucho do SNES permitiu que um maior número de arranjos fosse utilizada na composição do jogo, fazendo com que pela primeira vez que a trilha tivesse uma relação simbiótica com o jogo tornando um elemento extremamente presente nas cenas dramáticas do jogo e dando mais emoção e deixando as cenas no jogo mais marcantes.
                Dentre os inúmeros remakes e ports, que trouxeram melhoras gráficas, novas dungeons e elementos novos, a que mais se destaca é a Nintendo DS onde o jogo foi totalmente refeito em 3D e trouxe um aspecto totalmente diferente do original, além da inclusão de um novo sistema de habilidade e uso dos recursos exclusivos do console, a versão de Final Fantasy IV para Nintendo DS pode ser considerado como o maior dos remakes de qualquer jogo da franquia.


- Personagens e Trama
                Com o propósito de se tornar a iteração perfeita dos melhores aspectos de todos os jogos anteriores da franquia, Final Fantasy IV tomou para si os elementos de um RPG story driven de Final Fantasy II, com o sistema de classes de Final Fantasy I e III, porém ao em vez de permitir que os personagens trocassem de classe com o decorrer de jogo, cada personagem tinha uma classe pré-definida com uma mecânica única, isso combinado com os elementos pesados de story driven, onde a história de cada personagem é trabalhada independentemente com o decorrer do jogo, fez com que pela primeira vez os personagens da série não parecessem tão genéricos como os de I, III ou mecanicamente similares como os de II, assim têm o nosso primeiro casting de personagens verdadeiramente carismáticos e lembrados da franquia.
                Final Fantasy IV também tem um salto enorme de personagens jogáveis, ao contrário dos tradicionais quatro principais personagens temos um total de doze personagens, que circulam em sua party com o decorrer da história do jogo, sendo que o protagonista é o único personagem fixo durante o curso do jogo, além disso, é o único jogo da franquia que permite que o jogador controle cinco personagens simultaneamente  algo que nunca mais foi visto em nenhum jogo da franquia.
                A trama inicial se dá quando a nação mais poderosa do mundo, o Reino de Baron, decide invadir as outras nações em busca dos Quatro Cristais elementais (elementos clássicos da franquia), o capitão força aérea do Reino de Baron e protagonista, Cecil Harvey, um algoz (Dark Knight, no original), começa a se questionar na violência que seu Rei vem utilizando para tomar os cristais das outras nações e depois de ser engado pelo seu próprio reino e trazer a destruição do inocente vilarejo de Myst e de todos os seus habitantes, Cecil acompanhando pelo seu companheiro Kain Highwind decide rebelar-se contra o seu reino e parar com a loucura do rei.
            E com uma trama recheada de tragédia, vingança, amor, humor, amizade e de reviravoltas de fazer cérebros explodirem faz com que Final Fantasy IV não seja só o primeiro título da série trazer uma profundidade de história e personagens nunca vista antes na franquia e nem no gênero e que ainda por muitos é considerada a melhor trama de toda a franquia ao lado de Final Fantasy VI e VII, como não é possível se envolver com o triangulo amoroso da Clériga Rosa, Cecil e Kain? Ou não rir das palhaçadas da dupla dos irmãos gêmeos Magos Palom e Porom? E se emocionar história de amor e vingança do Sábio Tellah? Vamos fazer um pequeno resumo dos personagens na próxima postagem e trazer as considerações finais sobre o jogo.