Um ano após o lançamento de Final Fantasy III, em 1992, no
Japão foi lançado o primeiro título da franquia Final Fantasy para o console
recém-lançado da Nintendo, naquela época o Super
NES (Ou Super Famicom no Japão) esse é Final
Fantasy IV, ou Final Fantasy II como foi lançado no ocidente em novembro do
mesmo ano, sendo o primeiro da franquia a conseguir tal proeza de lançamento quase que simultâneo, além disso,
Final Fantasy IV é único jogo a geração Nintendo
e um dos poucos da franquia a
receber uma sequência direta, Final
Fantasy IV: After Years, lançado dezesseis anos após o título original também para inúmeras plataformas.
- Aspectos Técnicos
Como o primeiro jogo para uma
nova plataforma Final Fantasy IV foi revolucionário em muitos aspectos, já que o hardware de 16 bits do SNES permitiu um grande avanço nos jogos desenvolvidos para a plataformas, mas o
ponto mais importante foi à introdução do Active
Time Battle (ATB) o sistema de batalha em tempo real, onde os turnos dos personagens eram gerados em tempo real trazendo um dinamismo ao
combate lento e clássico do gênero,
assim criando um novo paradigma na jogabilidade do gênero e se tornou um marco
histórico não só para os RPGs, mas para a história dos videogames. O sistema
foi incorporado não só a todas as sequências da série, como muitos outros RPGs
Japoneses usam o sistema de ATB até hoje, e mesmo o sistema não ser mais
utilizado oficialmente desde Final Fantasy X, todos novos sistemas ainda estão
muito enraizados ao ATB sendo que podemos vê-lo claramente na iteração mais
recente da franquia; Final Fantasy XIII.
Também sendo o primeiro jogo
para uma nova plataforma, a melhora gráfica chega a ser assustadora quando
comparado aos gráficos de 8 bits dos três jogos anteriores, as cores e os
detalhamentos dos sprites dos personagens fazem com que o jogo não pareça
datado e seja facilmente jogado até hoje, além que com a CPU de som de 16 bits
permitiu que Nobuo Uematsu conseguisse criar uma complexidade muito maior na
trilha sonora da franquia além que a capacidade do cartucho do SNES permitiu
que um maior número de arranjos fosse utilizada na composição do jogo, fazendo
com que pela primeira vez que a trilha tivesse uma relação simbiótica com o
jogo tornando um elemento extremamente presente nas cenas dramáticas do jogo e
dando mais emoção e deixando as cenas no jogo mais marcantes.
Dentre os inúmeros remakes e
ports, que trouxeram melhoras gráficas, novas dungeons e elementos novos, a que
mais se destaca é a Nintendo DS onde o jogo foi totalmente refeito em 3D e
trouxe um aspecto totalmente diferente do original, além da inclusão de um novo
sistema de habilidade e uso dos recursos exclusivos do console, a versão de
Final Fantasy IV para Nintendo DS pode ser considerado como o maior dos remakes
de qualquer jogo da franquia.
- Personagens e Trama
Com o propósito de se tornar a
iteração perfeita dos melhores aspectos de todos os jogos anteriores da
franquia, Final Fantasy IV tomou para si os elementos de um RPG story driven de Final Fantasy II, com o
sistema de classes de Final Fantasy I e III, porém ao em vez de permitir que os
personagens trocassem de classe com o decorrer de jogo, cada personagem tinha
uma classe pré-definida com uma mecânica única, isso combinado com os elementos
pesados de story driven, onde a
história de cada personagem é trabalhada independentemente com o decorrer do
jogo, fez com que pela primeira vez
os personagens da série não parecessem tão genéricos como os de I, III ou
mecanicamente similares como os de II, assim têm o nosso primeiro casting de
personagens verdadeiramente carismáticos e lembrados da franquia.
Final Fantasy IV também tem um
salto enorme de personagens jogáveis, ao contrário dos tradicionais quatro
principais personagens temos um total de doze personagens, que circulam em sua
party com o decorrer da história do jogo, sendo que o protagonista é o único
personagem fixo durante o curso do jogo, além disso, é o único jogo da franquia
que permite que o jogador controle cinco personagens simultaneamente algo que nunca mais foi visto em nenhum jogo
da franquia.
A trama inicial se dá quando a
nação mais poderosa do mundo, o Reino de
Baron, decide invadir as outras nações em busca dos Quatro Cristais elementais (elementos clássicos da franquia), o
capitão força aérea do Reino de
Baron e protagonista, Cecil Harvey, um
algoz (Dark Knight, no original),
começa a se
questionar na violência que seu Rei vem utilizando para tomar os cristais das
outras nações e depois de ser engado pelo seu próprio reino e trazer a
destruição do inocente vilarejo de Myst e de todos os seus habitantes, Cecil acompanhando pelo seu companheiro
Kain Highwind decide rebelar-se contra
o seu reino e parar com a loucura do rei.
E com uma trama recheada de
tragédia, vingança, amor, humor, amizade e de reviravoltas de fazer cérebros
explodirem faz com que Final Fantasy IV não
seja só o primeiro título da série trazer uma profundidade de história e
personagens nunca vista antes na franquia e nem no gênero e que ainda por
muitos é considerada a melhor trama de toda a franquia ao lado de Final Fantasy VI e VII, como não é
possível se envolver com o triangulo amoroso da Clériga Rosa, Cecil e Kain? Ou não rir das palhaçadas da dupla dos irmãos
gêmeos Magos Palom e Porom? E se emocionar história de amor
e vingança do Sábio Tellah?
Vamos fazer um pequeno resumo dos personagens na próxima postagem e trazer
as considerações finais sobre o jogo.
Nunca joguei, sequer tenho a ROM na minha coleção de ROMs, mas com esse texto eu fiquei ansioso pra chegar em casa, baixar e finalizar esse clássico!
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