Posso ganhar o título por fazer a introdução a uma série mais longa da história! Pela terceira vez ainda não vamos começar o nosso Guia de Sobrevivência a Demônios, mas agora que todos já devem ter uma boa noção sobre do que se trata o spin-off da franquia Shin Megami Tensei, Devil Survivor e devem se considerar capazes de sobreviver a qualquer catástrofe demoníaca! E finalmente agora venho responder a pergunta de um milhão de dólares: Afinal do que diabos irá se tratar essa série?!
Antes vamos fazer uma viagem ao tempo para o longínquo ano de 2011 no mês de Outubro quando o blog abriu as portas nós fizemos um review do primeiro episódio de Fate/Zero onde a intenção era fazer um review de todos os episódios da série animada, algo que eu arrependendo amargamente de não ter sido capaz de realizar por vários fatores que não convém serem discutidos aqui e vocês também devem lembrar que em Dezembro do ano seguinte nós comentamos a respeito da adaptação animada de Devil Survivor 2 que havia sido recém anunciada na época, junte tudo isso e nós temos a nossa série de Guia de Sobrevivência a Demônios! Com a principal inspiração do blog americano Random Curiosity vamos falar sobre nossas impressões de cada um dos episódios de Devil Survivor 2 - The Animation e antes de atirar qualquer pedra vamos lembrar-nos
do post de abertura do blog onde há um bom disclaimer sob tudo que será discutido nessa série.
Agora que vocês já sabem do que se trata o Guia de Sobrevivência a Demônios e também são mestres do conhecimento dos jogos de Devil Survivor, vamos falar do que realmente interessa e falar um pouco sob a produção de Devil Survivor 2 - The Animation.
"Como temos The Animation no nome vamos usar mais vídeos, não é?"
- Origens do Projeto
Poderia fazer outra parte introdutória da nossa série falando sobre as adaptações animadas de outras séries da Atlus e falar sobre o excepcional Persona -trinity soul- , mas vamos deixar isso para outro dia, mas é importante falarmos brevemente de Persona 4: The Animation! Produzido pela AIC ASTA e dirigido por Kishi Seiji, a Atlus resolveu apostar seguro e realizar uma adaptação fidedigna de Persona 4 e praticamente realizou uma transcrição do roteiro do jogo em um anime de dois cour, mesmo com pequenas adaptações o anime foi um imenso sucesso e figurou sempre no top de mais vendidos da semana e teve um enorme sucesso entre o público e a crítica, tanto que acompanhando a animação surgiram dois novos jogos e um filme baseado em Persona 4 ou seja Persona 4: The Animation fez com que a Atlus ganhasse muito dinheiro e agora ela precisava de outra aposta para conseguir um bom retorno e ela foi Devil Survivor 2.
E foi em Dezembro de 2012 que na famosa revista de entretenimento otaku a NewType que é publicada pela Kadokawa Shoten que foi feito o release oficial de Devil Survivor 2 - The Animation, onde foram publicados o design dos principais personagens e também foi divulgada a equipe que estaria por trás da produção e encabeçando ela estava o mesmo Kishi Seiji de Persona 4: The Animation.
- O estúdio
- A equipe técnica
Poderia fazer outra parte introdutória da nossa série falando sobre as adaptações animadas de outras séries da Atlus e falar sobre o excepcional Persona -trinity soul- , mas vamos deixar isso para outro dia, mas é importante falarmos brevemente de Persona 4: The Animation! Produzido pela AIC ASTA e dirigido por Kishi Seiji, a Atlus resolveu apostar seguro e realizar uma adaptação fidedigna de Persona 4 e praticamente realizou uma transcrição do roteiro do jogo em um anime de dois cour, mesmo com pequenas adaptações o anime foi um imenso sucesso e figurou sempre no top de mais vendidos da semana e teve um enorme sucesso entre o público e a crítica, tanto que acompanhando a animação surgiram dois novos jogos e um filme baseado em Persona 4 ou seja Persona 4: The Animation fez com que a Atlus ganhasse muito dinheiro e agora ela precisava de outra aposta para conseguir um bom retorno e ela foi Devil Survivor 2.
E foi em Dezembro de 2012 que na famosa revista de entretenimento otaku a NewType que é publicada pela Kadokawa Shoten que foi feito o release oficial de Devil Survivor 2 - The Animation, onde foram publicados o design dos principais personagens e também foi divulgada a equipe que estaria por trás da produção e encabeçando ela estava o mesmo Kishi Seiji de Persona 4: The Animation.
"Preview da música de abertura... Ok, bem diferente da do jogo não?"
- O estúdio
Ok, temos um sucesso um grande sucesso do projeto anterior e
muito dinheiro investido nessa nova aposta da Atlus, mas se fosse assim a THQ
não teria pedido falido, então quais são as chances de Devil Survivor ter algum
sucesso? Vamos ver então quem são os responsáveis por trás do projeto, primeiro
o estúdio que está por trás da animação e geralmente é um dos pivôs que irá
influenciar a qualidade de uma obra e o que faz algumas pessoas duvidarem,
inclusive eu, do sucesso de Devil Survivor 2 - The Animation é o estúdio
que está por trás da animação, que é o Bridge um estúdio que está
desde 2007 no mercado, mas que até agora nunca fez nenhum trabalho muito
relevante, muito pelo contrário, só animou séries de nível medíocre para baixo,
que foi Pretty Rhythm Aurora Dream, onde faz um uso de 3D que me dá
vontade de vomitar de apenas lembrar, e também das duas temporadas de Mitsudomoe
que pode até ser uma série engraçadinha, mas animação é tão ruim que faz
com que seus olhos doam só de ver e essas são as duas principais animações do
estúdio. Além dessas duas pérolas eles também auxiliaram outros estúdios em
suas produções como em Saint Seiya: Omega e Beelzebub, e isso está longe
de ajudá-lo em alguma coisa, muito pelo contrário, mas o estúdio não é o único
fator que irá ser determinante na qualidade de uma série temos tanto a equipe
técnica por trás dele, onde temos o repeteco da dupla de Kitō Mohiro e Yasuda
Suzuhito na parte de design dos vilões e dos protagonistas, respectivamente
o que já nos tranquiliza quanto ao visual dos personagens, basta saber se eles
serão bem animados, além de é claro a parte técnica temos também os seiyū
(dubladores) que dão vida aos personagens e bom, posso dizer que quanto a
equipe não temos com o que nós preocuparmos, então vamos aos principais nomes.
"Essa música seria perfeita para a abertura! Pena que é o encerramento."
- A equipe técnica
- Kishi Seiji - Direção
Já a mais de dez anos no mercado de animação Kishi
Seiji é um diretor experiente e bem reconhecido no mercado, talvez a obra mais
conhecida para nós brasileiros seja uma das suas primeiras Ragnarok the
Animation, anime de 2002 baseado no famoso
MMO de mesmo nome, onde além de dirigir a série também foi responsável dos
storyboards, o anime é muito criticado pelo roteiro e personagens mal construídos
mas podemos ver o talento de Seiji em retratar muito bem os cenários e
conseguir dar o dinamismo necessário para prender o espectador até o
final, afinal muitos não gostaram de Ragnarok, mas todos assistiram até o
final, durante a sua carreira dirigiu outros grandes animes como Seto no
Hanayome e Magikano, mas gostaria citar três obras mais recentes dele, o
seu último trabalho foi Jinrui wa Suitaishimashita que foi o seu
trabalho mais difícil de todos, o texto original de Romeo Tanaka é denso
e cheio de camadas e reproduzi-lo com exímia maestria em animação e conseguiu
ilustrar muito bem a crítica não só a indústria como a toda a humanidade do
roteiro, além de conduzir uma série anacrônica e ainda conseguir coesão é algo
que só deus sabe, antes disso ele foi responsável por
adaptar Kamisama Dolls que é uma série frenética do começo ao fim que
deixa o espectador vidrado e preso na cadeira esperando a próxima cena e por
último não poderia de citar o seu magnum opus: Angel Beats que é
facilmente uma das minhas animações originais preferidas e poderia
realizar uma dissertação argumentado as minhas razões para isso, mas deixaria
para outro dia, apenas posso dizer que Seiji deu forma e movimento ao mundo
imaginado por Maeda Jun como nenhum outro e se eu posso citar um momento diria
que a primeira cena de ação de Angel Beats é em termos de direção
a melhor coisa que já foi realizada em um anime para televisão, me desculpe
Spike.
- Makoto Uezu - Roteiro
Acho que não é segredo de ninguém que aqui nós
somos grandes fãs de Kinoku Nasu e da Type-moon como pode ser observado no
banner do blog e aqui nós temos o responsável por pegar uma obra incompleta, desestruturada
e confusa em algo coeso e que aguasse o público, estamos falando da animação
original Fate/Prototype que reúne os rascunhos originais do que deveria
ser o primeiro jogo da série Fate/ e torna em uma animação de 15 minutos
que faz com que qualquer pessoa fique de cabelo em pé e implore por uma
animação baseada nesse rascunho! Não faço ideia como Makoto Uezu conseguiu tal
feito, talvez tenha tido algumas aulas com Christopher Tolkien, mas talvez só ele consiga
compreender a mente perturbada de Kinoku Nasu já que ele foi o
responsável por tornar algo muito improvável em uma dD as animações originais
direto para vídeo mais divertidas já feitas, falo de Carnival Phantasm que
reuni todos os personagens da Typemoon em um viagem louca de ácido, mas parece
que ele sabe retratar isso muito bem como pode ser visto no seu Kore wa
Zombie Desuka?, além disso ele trabalhou ao lado de Seiji em Seto no
Hanayome, mas nada lhe trouxe mais a fama por ter recebido a coroa da culpa
pelo polêmico final de School Days, já que o roteiro estava em suas mãos
e hoje em dia todos lembram cena brutal do machado e que apesar da
polêmica da época, acabou virando piada dentro do próprio universo dos animes.
- Nakagawa Kōtarō - Trilha Sonora
Sai Shoji Meguro e entra Nakagawa Kōtarō, que
apesar de não ser tão famoso ou tão amado quanto o compositor da série Persona,
nós temos alguém com talento igual! Só pela sua graduação na Universidade de
Música e de Artes Tradicionais de Tóquio, universidade mais relevante de música no Japão, já
é motivo para ele ser respeito, Kōtarō é
famoso mais pelo o seu trabalho nas animações produções de mecha da Sunrise
e dentre elas está o maior sucesso comercial da empresa Code Geass que tem uma trilha sonora invejável
e peças memoráveis que até hoje ressoam na mente dos fãs que foi composta tanto
a primeira quanto à segunda temporada por Kōtarō, isso
já lhe seria mérito o suficiente para colocar no nível de Shoji Meguro, mas,
além disso, ele foi responsável também pelas duas temporadas de outro enorme
sucesso Hayate no Gotoku! que tem uma trilha completamente diferente da
de Code Geass, mas que embala muito bem as desventuras do mordomo azarado,
assim podemos esperar de Kōtarō ótimas trilhas tanto durante as cenas de tensão quanto
as de alívio cômico.
"ALL HAIL BRITANNIA! ALL HAIL LELOUCH!"
- Os seiyū
- Hiroshi Kamiya - Kuze Hibiki
- Suwabe Jun'ichi - Hotsuin Yamato
- Sakurai Takahiro - The Anguished One
- Okamato Nobuhiko - Shijima Daichi
- Uchida Aya - Nitta Io
"Um poquinho da Io para quem reclamou da imagem do último post...."
- Considerações finais
Ainda existem algumas dúvidas a serem respondidas quanto a Devil Survivor 2, sequer sabemos quantos serão o número de episódios e apesar da minha aposta em 24/25 ainda podemos ter alguma surpresa, talvez até negativa, quanto a qualidade da animação ela não parece decepcionar pelos vídeos promocionais que ilustram essa postagem, mas então o que devemos esperar então de Devil Survivor 2 - The Animation? Essa é a questão que deveria ser respondida do final desse post e eu deveria deixar vocês tirarem suas próprias conclusões após todo o texto, entretanto, é impossível não expressar que eu penso: Devil Survivor 2 é uma das grandes apostas da Atlus para esse ano e seria muito difícil eles errarem com ela como erraram em -trinity soul- e mesmo Devil Survivor sendo uma obra mais difícil adaptação podemos confiar na equipe que está por trás da produção da série que é competente, temos bons alicerces em todos principais nomes e apesar de alguns elos frágeis é muito difícil a série decepcionar e mesmo assim a série tem o potencial de ser a melhor animação de 2013, vamos aguardar que o futuro nos aguarda e nós veremos no próximo capítulo de nossa história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário