Até eu estou duvidando que um dia a série de reviews de Final Fantasy irá retornar, provavelmente ela irá acabar no Void, mas vamos dar continuidade ao nosso Guia de Sobrevivência a Demônios, que também ainda não irá engrenar em definitivo, mas já estamos quase lá! Acho que agora vocês já devem ter uma boa ideia do que iremos falar nela, mas antes disso vamos ao prólogo falando do jogo Shin Megami Tensei: Devil Survivor 2, devo lembrar mais uma vez também que já falamos sobre ele na série Review Tensei, onde também falamos de outros jogos mais recente incluindo o primeiro Devil Survivor, como em nosso prefácio não há intenção de excluir a série antiga e sim de apenas dar um maior aprofundamento aos jogos.
Shin Megami Tensei: Devil Survivor 2 é um jogo para Nintendo DS que foi lançado em 2012 no Ocidente e em 2011 no Japão, como o seu antecessor ele foi publicado e lançado pela Atlus, também teve a honraria de ser o último grande título lançado para o portátil da Nintendo e ajudou a consolida-lo como a plataforma mais vendida da história, repetindo a tradição da Atlus que fez o mesmo com o Playstation 2 e Persona 4, mas essa é uma outra história, também recentemente foi anunciado uma nova versão do jogo para Nintendo 3DS que seguiria os moldes de Overclocked, chamada Shin Megami Tensei: Devil Survivor 2 Break Record, que tem lançamento previsto para o verão japonês (inverno para nós) e ainda não foi anunciado nada a respeito de uma possível localização para o ocidente, mas é algo que também deve ser anunciado em breve, mas vamos deixar para falar mais sobre essa versão em uma oportunidade futura.
"O novo vilão do jogo será o Edir Macedo!"
- Aspectos Técnicos
Não existe nenhuma evolução da parte da técnica entre o primeiro jogo, inclusive a mesma engine é reutiliza nessa nova versão e muitos dos menus e dos cenários acabam sendo reaproveitados, o que evidência a ligação entre eles, mas talvez eles sejam parecidos até demais. Algumas das poucas mudanças é que temos é que são usadas algumas animações em computação gráfica com uso pesado de 3D e apesar de serem poucos momentos do jogo que fazem uso desse recurso, é surpreendente que o portátil modesto da Nintendo consiga ser capaz de reproduzir cenas com excelente qualidade e resolução, também todos os chefes principais da história são modelos tridimensionais uma ideia excelente da produtora, sendo que é um dos poucos e inteligentes casos onde a parte técnica contribuí com a história, já que isso ajuda muito a reforçar a natureza alienígena daquelas criaturas no mundo em que se passa o jogo.
É válido comentar que temos adições importantes a equipe de desenvolvimento como Ito Kenji lendário compositor das séries Mana e SaGa que torna a trilha sonora muito mais agradável de se escutar e há a participação de Kitō Mohiro prestigiado mangaka e famoso pela série Bokura no que ficou responsável pelo design dos chefes principais da história. Apesar de pequenas essas adições mostra o quanto a série cresceu de um título para o outro e faz com ele seja uma obra audiovisual superior, mesmo que em pequenas proporções, ao primeiro título.
"Acho que eu já vi essa capa em algum lugar..."
- Jogabilidade
Também temos uma boa repetição na parte de jogabilidade entre o primeiro e segundo título, entretanto, as mudanças que são realizadas são muito bem executadas e levam o jogo um passo adiante do seu antecessor e a principal mudança é a inclusão do Fate System, que não tem nada haver com Servos ou Guerras por um Cálice Sagrado, se trata mais de um sistema que lembra muito mais os Social Links dos jogos primos de Devil Survivor, Persona 3 e 4, ele funciona da seguinte forma, ainda temos as horas livres entre os combates e você pode optar por dedicar ele com um dos membros do seu grupo e essas interações fazem com que aumente o Rank dele com seu protagonista e conforme você vai progredindo no Rank de cada personagem, em níveis que vão de um a cinco, assim o tornando mais poderoso em batalha e libera novos demônios exclusivos, essas interações também decidem o final do jogo e também durante essas interações existem opções de diálogos que irão determinar de você irá progredir mais lentamente ou rapidamente no Fate Rank do personagem, o que evidência mais ainda a inspiração nos Social Links e que torna o segmento de off combat muito mais divertido e ajuda com que o jogador crie uma maior empatia com os personagens da trama.
Também temos pequenos ajustes mecânicos e isso era tudo que era necessário, todo o sistema do primeiro jogo já cumpria o seu papel com excelência e ele apenas foi polido na sequência, agora por exemplo um grande maior número de habilidades que permitem maior customização e incentivam o uso de personagens com o atributo Força, assim tornando as coisas mais equilibradas já que no primeiro jogo personagens que tinham uma alta pontuação em Magia eram muito superiores, também temos finalmente a inclusão do tradicional Compêndio de Demônios que permite invocar demônios previamente já obtidos e ajuda na hora de realizar fusão de novos demônios, essa novidade é muito bem-vinda já que também temos um número maior de raças e de demônios disponíveis.
Também temos uma boa repetição na parte de jogabilidade entre o primeiro e segundo título, entretanto, as mudanças que são realizadas são muito bem executadas e levam o jogo um passo adiante do seu antecessor e a principal mudança é a inclusão do Fate System, que não tem nada haver com Servos ou Guerras por um Cálice Sagrado, se trata mais de um sistema que lembra muito mais os Social Links dos jogos primos de Devil Survivor, Persona 3 e 4, ele funciona da seguinte forma, ainda temos as horas livres entre os combates e você pode optar por dedicar ele com um dos membros do seu grupo e essas interações fazem com que aumente o Rank dele com seu protagonista e conforme você vai progredindo no Rank de cada personagem, em níveis que vão de um a cinco, assim o tornando mais poderoso em batalha e libera novos demônios exclusivos, essas interações também decidem o final do jogo e também durante essas interações existem opções de diálogos que irão determinar de você irá progredir mais lentamente ou rapidamente no Fate Rank do personagem, o que evidência mais ainda a inspiração nos Social Links e que torna o segmento de off combat muito mais divertido e ajuda com que o jogador crie uma maior empatia com os personagens da trama.
Também temos pequenos ajustes mecânicos e isso era tudo que era necessário, todo o sistema do primeiro jogo já cumpria o seu papel com excelência e ele apenas foi polido na sequência, agora por exemplo um grande maior número de habilidades que permitem maior customização e incentivam o uso de personagens com o atributo Força, assim tornando as coisas mais equilibradas já que no primeiro jogo personagens que tinham uma alta pontuação em Magia eram muito superiores, também temos finalmente a inclusão do tradicional Compêndio de Demônios que permite invocar demônios previamente já obtidos e ajuda na hora de realizar fusão de novos demônios, essa novidade é muito bem-vinda já que também temos um número maior de raças e de demônios disponíveis.
Além disso para continuar a incentivar o jogador a realizar o combate da maneira mais perfeita possível eles agora tem o sistema de add-ons que você recebe no fim de cada batalha dependendo da performance que você teve e você pode utilizar esses add-ons durante a fusão de demônios para aumentar as características da criatura invocada. Há também um sistema de troféus internos que surge no fim do jogo, que dependendo de certas conquistas no jogo você recebe esses troféus que são convertidos em pontos que podem ser usados para destravar não só recompensas como também conteúdos adicionais em um novo gameplay, o que é um grande avanço para a parte de replay do game.
- Trama
Se podemos apontar que a parte técnica e a jogabilidade justificam o 2 no nome do jogo, a trama aponta completamente o oposto não temos nenhum ligação com o primeiro jogo, muito pelo contrário, a sequência ignora completamente os eventos que aconteceram no primeiro jogo e se passa em uma realidade alternativa, tudo ocorre idêntico ao estilo Final Fantasy de ser, ainda temos a trama central com os mesmos elementos: Um grupo de jovens adolescentes se veem em meio a uma catástrofe apocalíptica e devem sobreviver a ela após receberem o uso do programa de invocação à demônios, mas é só isso, o restante da trama é completamente diferente do primeiro jogo e os rumos que a história segue são bem mais definidos e seguem a linha clássica da franquia Shin Megami Tensei se dividindo em Ordem, Caos e Neutralidade.
Você assume o papel na trama de Kuze Hibiki, protagonista mudo e sem nome que serve de avatar para o jogador dentro do jogo e que inicialmente está acompanhado por seus dois amigos Shijima Daichi e Nitta Io que através do misterioso site da internet Nicae veem um vídeo de sua própria morte em um acidente de trem e tal acidente se torna realidade poucos minutos depois e o grupo é atacado por demônios! Em um momento de desespero o programa de invocação a demônios é instalado nos seus celulares e o que lhes dá a capacidade de invocar demônios e assim continuarem a sobreviver, conforme a história segue eles acabam se envolvendo com os agentes da organização governamental da Agência Japonesa de Meteorologia o Departamento de Pesquisa Geomagnética ou como são conhecidos JPs e percebem que não é apenas Tóquio e sim o mundo inteiro que está sob o ameaça dos Septentriones, criaturas invasoras alienígenas que ameaçam a a segurança do mundo e junto a eles devem derrotar todos os sete principais invasores que surgem a cada dia da semana em um local diferente.
O interessante da trama do jogo é que antes o jogador se encontrava em uma Tóquio sitiada e nesse novo jogo ele deve viajar através de outras duas principais cidades do Japão durante para completar a sua missão e aqui nós também não temos mais o relógio da morte, o misterioso site Nicae agora faz o papel dele, mostrando a morte de personagens aliados que irá acontecer em breve, mas você nunca irá saber quando e onde essas mortes irão ocorrer o que deixa o jogador com um senso de desespero e tensão durante o jogo, mas vamos deixar para nos aprofundar mais na trama de Devil Survivor 2 em breve.
"Alioth, um dos Septentriones vilão do jog--- OPA! Tem algo errado aqui... "
- Personagens
- Kuze Hibiki
E aqui temos o nosso herói da trama, que diferente de Kazuya (Protagonista do primeiro jogo) não possuí sequer alguma noção sobre seus antecedentes, além de ser um estudante do terceiro ano do colegial, entretanto, é curioso notar que há uma grande predominância de opções de diálogo que são mais bem humoradas e engraçadas algo que não é muito característico dos protagonistas da série, em termos de batalha assim como Kazuya o jogador pode customizar os pontos de atributo livremente tornando ele o mais versátil de todos membros do grupo.
- Shijima Daichi
- Nitta Io
- Akie Yuzuru
- Kujou Hinako
- Wakui Keita
- Ban Airi
- Torii Jungo
- Kanno Fumi
- Sako Makoto
- Yanagiya Otome
- Kuriki Ronaldo
- Hotsuin Yamato
- The Anguished One
"Agora eu acho que eu acertei, mas tem algo errado aqui ainda...."
- Em outras mídias
Devil Survivor 2 também chegou em outras mídias e a principal delas foi o manga Devil Survivor 2 -Show Your Free Will- que está em publicação desde 2011 na antologia Comic Earth Star, a obra é de responsabilidade de Sasaki Nagako mangaka pouco conhecido que teve como único outro trabalho relevante uma das adaptações para manga da série Chaos;Head, alguns pontos interessantes é que a história não é contada pelo ponto de vista do protagonista do jogo e sim por Io o que trás um ar diferente do game a obra e nessa adaptação o protagonista é conhecido como Kageyama Hiro, mas já é uma da Atlus não usar esses nomes como canônicos para outras adaptações Seta Sōji e Arisato Minato que o digam.
Além de -Show Your Free Will- um outro manga começou a ser publicado no final do ano 2012 esse escrito por Shiota Haruto e com cinco capítulos publicados até o momento, essa adaptação é mais fiel aos eventos como são decorridos no jogo e o protagonista usa o seu nome canônico pela primeira vez Kuze Hibiki, esse manga foi feito como adaptação da outra mídia para qual Devil Survivor 2 foi exportado, o manga se chama: Devil Survivor 2 - The Animation.
"Ok, eu ia colocar a imagem de uma das meninas aqui, mas resolvi agradar as garotas que acessam o blog! "
- Considerações Finais
Shin Megami Tensei: Devil Survivor 2 faz juz ao merecer a honraria de ser o título de despedida do Nintendo DS do mercado e figurou entre as premiações de melhor jogo para portáteis de 2012 mesmo estando uma geração atrás dos outros competidores, além disso o jogo se saiu muito bem em vendas tanto no Japão e no Ocidente superando o primeiro jogo da série! Ele também foi muito bem avaliado pela crítica especializada e foi referido como a canção do cisne do Nintendo DS por algumas publicações, mas ainda temos muito do que esperar do jogo, além da sua versão para 3DS o jogo será lançado esse ano ainda para a sua plataforma original no continente europeu, entretanto é difícil saber os rumos desse lançamento devido a recente confusão envolvendo a Ghostlight, publisher do game no velho continente, com o lançamento de Devil Survivor Overclocked onde o jogo chegou na Europa com inúmeros bugs e problemas que vem causando a revolta dos fãs.
E é óbvio que os mais astutos já perceberam isso a muito tempo e perceberam que um assunto tem sido evitado durante as postagens da nossa série e esse é o real motivo do Guia de Sobrevivência a Demônios, a mais nova série animada chamado Devil Survivor 2 the Animation! Onde nós iremos dedicar um Capítulo 0 só dedicado a falar sobre os detalhes a respeito dela e onde finalmente teremos a revelação sobre o que afinal irá se tratar essa série, mas acho que agora vocês já devem ter uma ideia, fiquem ligados que o Capítulo 0 vai ao ar essa semana, um dia antes da estreia de Devil Survivor 2 the Animation!
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