sábado, 14 de junho de 2014

Final Review 9!

Último Final Fantasy lançado para o PS1.

"Cristais... Final Fantasy ama cristais!"





Esse foi um final fantasy que de certa forma dividiu opiniões. Veja, esse final fantasy retornou a um traçado mais cartunizado e uma conecção mais forte ao antigo medieval sci-fi. Ou seja o retorno da era medieval onde existem naves voadoras, maquinas e outras coisas mais sci-fi.

Porém, o elemento mais cartunizado e as diversas raças estranhas no cenário e também suas cores, deixando para trás os elementos mais sombrios e sérios dos últimos dois final fantasy.

Mais existe mais por trás de FF9 do que um retorno ao antigo thema da Square.

Gráfico:

Em comparação a FF8 o avanço gráfico não é tão impressionante ou tão facilmente percebido em comparação entre o 7 e o 8.

Porém, os videos em CG ficaram mais "limpos", em algumas cenas do FF8 especialmente quando decidiam juntar os videos em CG com o jogo muitas vezes ele podia ficar um tanto quadriculado, mais longe de ficar algo FEIO, em FF9 essas situações deixam a CG mais limpa em comparação ao 8, mais para além disso em termos gráficos não houve nenhum avanço relevante.

Jogabilidade:

Esse jogo resgatou boa parte dos elementos classicos de FF incluindo o sistema de classes ou quase.

É normal em FF os personagens terem classes definidas ou serem capaz de muda-las. Aqui as classes retornam com maior claridade do que ocorreu em FF7. Podemos ver mais claramente que os personagens seguem classes definidas.

De resto está muito similar a FF7, os limit breaks agora chamados Trance, são transformações temporárias que mantém o personagem mais poderoso por um tempo. Fortalecendo suas habilidades ou gerando formas mais poderosas delas.

História:

Tudo começa durante o aniversário da Rainha de Alexandria, um navio voador chega até a cidade para fazer uma peça em homenagem a rainha.

Enquanto o navio passa por cima da cidade, somos apresentados a Vivi, um pequeno mago negro de passado desconhecido que deseja ver as festividades.

Enquanto Vivi faz seu caminho para tentar chegar até as festividades no barco Zidane e seus companheiros preparam o plano para sequestrar a princesa de Alexandria.

As coisas dão errado quando a princesa se mostra mais esperta e independente do que esperado, após muitos problemas durante a captura, Zidane e seus companheiros conseguem de alguma forma levar a princesa até o barco e são atacados pelo exercito de Alexandria, após uma terrivel batalha com Bomb (o monstro que é uma bola de fogo com braços e rosto) o navio cai na floresta...

Personagem:

Embora seja muito criticado por alguns por seu cenário mais "colorido", FF9 tem um dos elencos mais carismáticos e mais profundos desde FF7 e FF4. Além de serem profundos e com histórias interessantes, cada personagem carrega um forte laço com uma caracteristica que é deixada clara desde o inicio do jogo.

Zidane Tribal



"Você não precisa de uma razão para ajudar as pessoas."

Sucessor de Squall e Cloud, tem muita pouca coisa em comum com os dois. Zidade gosta de fazer novos amigos, é simpatico a maior parte do tempo, sempre bem humorado e por vezes zombador.

Isso se deve especialmente porque Zidade é o 1º personagem principal que é um ladrão ou Thief, na franquia (e até o momento o único), ele é jovem e ainda um tanto despreocupado.

Durante o inicio do jogo pouco se importam com a aparência peculiar de Zidade possuindo uma cauda de macaco, especialmente porque existem diversas raças únicas nesse mundo Zidade é apenas mais uma, porém, bem raro! Ou assim a maioria acredita, Zidade foi encontrado ainda pequeno por Baku.

Anos mais tarde Baku recebe a missão pelo Regente Cid de raptar a princesa de Alexandria. Dando inicio a aventura.

Zidane por vezes é responsável por manter todos de cabeça erguida no grupo, nunca perdendo o foco ou a esperança. Ele também é muito sincero e compreensivo com seus companheiros, especialmente com Vivi que é bastante timido. Também é um galanteador incorrigivel.


Trivia:
-A cauda de Zidane é prensil, mais ele só a utiliza quando se esquiva de Steirn.
-Logo do Tantalus simboliza Zidane: um coração azul com um par de asas e uma adaga.
-O aniversário de Zidane é dia 9 de Setembro (mês 9). Fazendo referencia ao número 9, que é o jogo!

Vivi Ornitier

"Como você pode provar que existe...? Talvez nós não existimos..."

Vivi é um mago negro, ele é o personagem mais jovem de todo o grupo e um dos personagens mais populares já criado pela Square.

Vivi começa o jogo timido, acanhado e se culpando por tudo. Ele teme usar sua magia mesmo para salvar seus amigos. Ele acredita ser incapaz e inutil. Durante a jornada sua personalidade vai se aprimorando e ele encontra coragem para confrontar novos desafios! Porém, mesmo com essa nova confiança encontrada Vivi ainda é atormentado por questões existênciais quando descobre que ele não é mais que algo similar a um golem (ele e seus iguais são construidos por Alexandria, não sendo realmente seres vivo!), porém ele decide buscar respostas por si só e não depender dos outros!

Na aventura de certa forma Vivi é arrastado pelos eventos! Ele queria ver o teatro em Alexandria, mais seu ticket era falso, com a ajuda de uma pessoa de Alexandria ele consegue assistir o teatro por um tempo, até os guardas encontrarem eles. Vivi acaba caindo no palco e usa sua magia de fogo para se defender e acaba queimando as roupas da Princesa revelando sua identidade, causando o caos.



Trivia:
-Vivi parece ter aproximadamente 9 anos de idade, mais na realidade Vivi tem apenas 9 meses de vida, sendo não apenas o personagem mais novo de FF9 como de toda a série!
 -A idade 9 anos ou meses foi dado como alusão ao jogo ser o 9º da série.
-Em 2008, Vivi foi votado como o 2º personagem favorito pela IGN, perdendo apenas para Sephiroth.
-Em Final Fantasy Origins, Vivi é um dos nomes sugeridos para o Mago Negro.
-Mesmo sendo timido e sentido-se incapaz, se Zidane, Eiko ou Steirn não estiverem no time Vivi torna-se o líder, especialmente durante a batalha final.
-Vivi pode aprender Water, mais não consegue aprender Waterga que é exclusiva do inimigo Kraken.

Garnet Til Alexandros XVII

"Algum dia eu serei a Rainha, mais eu vou ser eu mesma."

A heroina de FF9, ela é uma Invocadora com classe secundária Maga Branca. Ela é princesa de Alexandria.

Ela cresceu com o rei e a rainha, após a morte do Rei, sua mãe começou a mudar e preocupada com as mudanças de sua mãe ela tentou contatar seu "tio Cid". Cid pediu a Tantalus para "raptar" a princesa, estava tudo pronto, mais infelizmente eles acabaram sofrendo problemas devido a Stein O Capitão dos Cavaleiros de Plutão e Vivi.

Garnet culpa a si mesmo por todas as coisas que ocorrem fora de seu controle. Ela deseja o poder dos Eidolons (as invocações) para melhor proteger seu reino e companheiros. Com a influência de Zidane ela começa a pensar mais com os pés no chão e agir mais casualmente, deixando de falar de forma formal o tempo todo para um modo mais casual. Ela lentamente começa a descobrir a verdade por trás do mundo fora dos muros do castelo.


Trivia:
-Garnet é a única personagem no jogo a ter voz, podemos ouvir ela cantando.
-Uma possivel referencia a ela é feita em FF13-2, com um chocobo chamado "Royal Summoner".
-Zidane faz referencia a ela quando Firion menciona a Wild Rose.
-Durante a invocação de Alexandre os olhos de Garnet tornam-se Azuis, não sei se é proposital ou erro.

Adelbert Steiner "A.K.A. Stein"

"Tendo jurado lealdade, devo passar minha vida em servidão?"

Adelbert Steiner ou simplesmente Stein é o capitão dos Cavaleiros de Plutão (ou Knight of Pluto). Ele é um legal membro dos cavaleiros de Alexandria. Ele possui uma grande lealdade com a cidade e com a familia real, isso porque quando era pequeno esteve no meio de uma guerra e foi salvo pelos cavaleiros de Alexandria que o inspiraram em tornar-se um deles. Com 23 anos ele derrotou (por sorte talvez) a melhor espadachim de Alexandria Beatrix e como recompensa pediu para tornar-se um Cavaleiro e assim ele tornou-se o capitão.

Ele tornou-se frustrado com o tempo entre a rivalidade entre seus cavaleiros e as guerreiras de Beatrix que eram constantemente congratuladas por seus feitos. Apesar disso protegeu a familia real com tudo que tinha, arriscando sua vida (ou assim ele acredita) invadindo o navio dos artistas que tentavam raptar a princesa. Após tudo acabar em desastre ele concordou em ajudar Zidane em procurar a Princesa que havia desaparecido na floresta e foi capaz de convencer Vivi a ajuda-los na busca e usar sua magia.

Stein começa não acreditando em Zidane não considerando ele melhor que um ladrãozinho, diversas vezes tentando fazer Garnet retornar para Alexandria. Embora demore para confiar em Zidane, ele revela ser um companheiro fiel e prestativo (embora acabe sendo normalmente um alivio comico a maior parte do tempo), ele é extremamente leal a Garnet e até aceita suas decisões por mais que não goste, ele também admira e respeita Vivi o chamando de "Mestre Vivi" ele reconhece e acha fantastico os poderes de Vivi e ambos trabalham perfeitamente bem juntos (de fato quando os dois estão juntos Stein pode usar golpes com elementos magicos oferecidos por Vivi, sendo um dos únicos personagens em toda a serie FF a ter tal tipo de trabalho em conjunto!).

Stein não consegue acreditar que a rainha tem se tornado maligna e por boa parte da metade do jogo ele começa a questionar o que realmente é sua lealdade.

Trivia:
-Stein não realiza sua pose de vitória quando estão dentro do Castelo de Alexandria durante sua segunda visita.
-Steiner é mencionado por Datz em Bravery Default.
 -Um personagem chamado Steiner é encontrado durante a missão do Ninja (Bravery Default).

Freya Crescent

"Ser esquecida é pior que a morte."

Freya é um membro da raça dos Burmecians, praticamente são ratos humanoides (tipo o Splinter do Tartarugas Ninjas!) ela é um Dragoon ou Dragon Knight se preferir. Ela é um dos membros mais interessantes do elenco, quando encontrada pela primeira vez ela briga com Zidane por flertar com as garotas no bar e brinca com ele por ele não ser capaz de se lembrar dela, ela também mostra ser amigavel e gentil com Eiko e Vivi. Mais acima de tudo ela é um cavaleiro (é escrito como macho mesmo!) como cavaleiro ela deixa para trás seu lado mais terno e gentil e mostra-se firme e focada, ela não demonstra qualquer excitação ou duvida, incluindo para se juntar a inimigos para lutar.

Apesar de tudo isso, Freya está seriamente ferida emocionalmente, seu amado sofre de amnésia e não se lembra dela nem do forte romance que ambos tiveram, ela não consegue se forçar a faze-lo lembrar dela, nem cura-lo da amnésia a sensação de ser esquecida pela pessoa que mais amou a afeta periodicamente, mais nunca a impede de continuar lutando.


Trivia:
-Freya foi a primeira Dragoon ou Lancer ou Dragon Knight feminina, tirando por personagens que podem trocar de classe a aparecer na franquia, ela foi seguida posteriormente por Fang de FF13 e Barbara de FFDimensions.
-Ela usa o mesmo sobrenome de Lucrecia de FF7, mãe de Sephiroth.
-Ela é a única personagem de FF9 que é canhota, possivelmente uma alusão a Kain Highwind, primeiro Dragoon.
-O jogo é ambiguo de quanto tempo Freya deixou sua cidade, alguns dizem 3 anos, outros dizem 2 anos após deixar seu amado e outros ainda dizem 5 anos.

Quina Quen

"Eu faço o que eu quero! Algum problema com isso!?"

Quina é um personagem bem "único" com relação a maioria dos personagens de FF, enquanto invariavelmente todos os personagens até então sempre tiveram algum grande motivo ou motivação para seguir o grupo, seja por motivos pessoais ou não, Quina é oposto. Quina (que não se sabe se é homem ou mulher!) viaja com os personagens com o único objetivo de ter novas experiências, ele/a tem uma curiosidade bem infântil e é bastante imprudente geralmente se lançando nos lugares sem pensar duas vezes e geralmente é o/a primeiro/a a se separar do grupo quando chegam em um novo lugar. Ele/a se junta ao grupo únicamente porque o mestre/a dele/a manda que ele/a vá junto de Zidane.

Enquanto a maioria dos herois parece ser seriamente afetado pelos eventos do mundo de alguma forma, Quina é a/o único/a que não demonstra qualquer reação até o final do jogo se importando mais com a comida. Apesar disso ela/e acaba criando fortes laços de amizade especialmente com aqueles que estão sofrendo, ele/a parece perceber quando um dos outros membros está sofrendo por alguma coisa e sempre ajuda.


Trivia:
-A partir de sua sexualidade indefinivel, Quina ainda é afetado/a pela habilidade de Lamia como todos os personagens masculinos.
 -Zidane não protege Quina por usar sua habilidade para proteger garotas.
-A Esquiva de Quina lembra uma posição de dança Kabuki.
-Ele/a é o personagem jogavel mais velho de FF9.

Eiko Carol

"Eu não quero ficar sozinho nunca mais..."

Eiko é uma invocadora com maior proficiencia como Maga Branca, ela é a ultima de sua raça, ela viveu um tempo com seu avô, mais quando ele faleceu ela ficou sozinha tendo apenas Moogles como amigos por muitos anos. Ela possui uma personalidade difícil de lidar, é esnobe e metida, porém é solitaria e teme ficar sozinha novamente. Ela rapidamente desenvolve uma queda por Zidane.

Sou economico com ela, pois embora meio chatinha ela tem grande importância na trama.



Trivia:
-Ela não tem nenhuma informação curiosa... por isso ta chorando ai encima!

Amarant Coral

"A única coisa que podemos depender do furuto é a incerteza."

Conhecido como "Red", "The Flaming Amarant" e ainda "Scarlet Hair". Seu nome em japones é Salamander Coral, ele mistura caracteristicas das classes Monk e Ninja, a parte de sua curiosa aparência ele é definido como um humano! Ele é um personagem bastante inigmatico, ele fala pouco sobre si mesmo, interagi ao minimo com os outros personagem e segue o Zidane para entende-lo melhor.

Ele é contratado pela Rainha para caçar Zidane e seus companheiros, roubar o pingente da Princesa Garnet e matar Vivi. (porque o Vivi? Eu não sei...) Ele questiona a rainha perguntando se ele pode matar o Zidane e ela diz que apenas após lidar com as ordens. Ele auxilia o grupo afastando outra mercenária que havia capturado Eiko, logo em seguida pede um duelo com Zidane e (espero que vença ai no seu jogo!) perde. Após isso ele segue Zidane para descobrir o que o fez ficar tão forte.

Trivia:
-Durante a primeira vez que ele entra no grupo, ele não realiza a pose de vitória.
-Dos 8 personagens principais Steiner e Amarant são os únicos humanos!
-Amarant e a Rainha são os únicos humanos que possuem pele Azul!
-Amarant é um dos únicos personagens que não toma a liderança em momento algum.
-Ele é mencionado em FF Dissidia como "Bounty Hunter in Blue" ou Caçador de Recompensa de Azul.

Outros:


Beatrix 



General Beatrix é a melhor espadachim de Alexandria, derrotada uma única vez por Steiner, ela usou sua derrota para se aprimorar e a suas subordinadas, conseguindo inumeras condecorações, ela não gosta de Steiner, mais reconhece sua dedicação e esforço.

Beatrix é a principal guardiã de Alexandria e serva direta da rainha. Ela é incrivelmente poderosa e dona da espada Save the Queen.

Queen Brahne

 
Rainha de Alexandria como muitos Final Fantasys, ela é a vilã inicial sendo manipulada pelo VERDADEIRO vilão que estava atrás dos panos.

Um dia ela já foi uma bondosa e adorada governante, isso antes do Rei falecer e Kuja se revelar.

Apesar de ser capaz de realizar invocações (incerto se com a ajuda de seus Black Mages ou influência de Kuja), ela não é confrontada diretamente em nenhum momento do jogo.

Kuja

 
Kuja é o responsavel pelos acontecimentos de FF9! Ele é em parte o verdadeiro vilão do jogo embora não seja realmente o Chefe que você deve enfrentar no final. Seu desejo é possuir o poder dos Eidolons e com eles governa o mundo. A parte de sua aparência feminina, Kuja é um homem, aparentemente com facilidade de seduzir donzelas, já que foi capaz tanto de manipular a Rainha de Alexandria como a noiva do Regente Cid.

Trivia:

-Kuja é o único Chefão que não é deixado claro se viveu após o final do jogo ou não!
-Kuja é o único vilão que derrotou o grupo todas as vezes que eles se enfrentaram.

Terminando:

Bem, Final Fantasy 9, volta a origens de FF depois das duas versões futuristicas dela. Não posso dizer que ele é bom ou ruim como fiz com os demais, porque ele realmente é algo mais de gosto mesmo! Não adianta tentar convencer alguem a levar ele a sério após jogar o 7 e 8, nem da pra dizer que ele é ruim, porque ele é até que bem profundo em história e personagem, levando o cenário.

Eu aconselho a todos que jogam ou já jogaram a série Mana, pois, se você jogou a série mana, você não tem problema com cenários coloridos e eventos incriveis, sem perder uma pequena dose de história e profundidade na trama.

Nota: Sei lá... LEGAL!
Recomendação: Recomendavel se não liga para cenários coloridos e humanoides animais andando pela rua!

See yah!

"A review acabou Kuja VAI EMBORA!!!"

2 comentários:

  1. eai cara aki e do blog MangaMania, vamo fazer parceria, link do blog abaixo
    mangamannia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceira aceita, decidimos que iremos fazer aqui o formato Blogroll, como você utiliza botão, fizemos um que você pode utilizar, segue o link: http://i.imgur.com/LsbZMqO.png

      Excluir