domingo, 13 de janeiro de 2013

Final Review Fantasy 3

"Um passo pra frente outro para trás!"
Em 1990 (2 anos após FF2) no japão foi lançado Final Fantasy 3, outro jogo que não saíria de sua terra natal, mais diferente dos anteriores esse realmente iria demorar a dar as caras por aqui. Também liberado para o Famicon (Nintendinho), o jogo trazia uma grande melhora em tudo que envolvia o jogo em si, melhor sistema de evolução, de batalha, aperfeiçoamento de graficos (é não eram grande coisa eu sei), mais tudo estava melhor, exceto pela historia, mais vamos devagar!
 Curiosidade técnicamente, Final Fantasy 3, foi lançado apenas OFICIALMENTE nos estados únidos com o remake para Nintendo DS! E por conta disso esse post pode ficar um pouco maior que esperado.
"Assuntos Técnicos"
Esse final fantasy pode ser considerado o melhor da antiga geração antes da franquia migrar para a Sony, ele combinava elementos dos 2 primeiros jogos, o retorno do ganho de Experiencia que ficou ausente no ultimo jogo, ele oferecia sistema de classes alternaveis, diferente do primeiro jogo onde você escolhia as classes no inicio do jogo e não podia troca-las. Em comparação a final fantasy 2 que não tinha "classes" propriamente dita, uma vez que qualquer personagem indiferente de sua orientação podia aprender qualquer coisa. O jogo marcou fortemente no japão e tornou-se uma base importante para os jogos que viriam em seguida, muitas habilidades de classe e seus principais traços surgiram nesse jogo. Fazendo dele talvez o final fantasy mais importante, mesmo nunca tendo saído do japão.
"Não, eu não errei o desenho, esse não é o Firion é o guerreiro sem nome! Há Há!"
Vamos começar falando sobre alguns traços curiosos, sobre os personagens antes de continuar com os termos técnicos, durante a versão da famicon, o final fantasy 3, você começava o jogo com 4 Guerreiros da Luz genéricos que como ocorria no Final Fantasy 1, não tinham grandes diferenças entre si e só poderia considerar o sexo deles com base no nome que o jogador desse aos personagens.
Em outras palavras ouve um pé a trás no que dizia respeito a personalidade e historia dos personagens, eram 4 orfãos que eram designados para algo grandioso por acaso. Graças a deus o remake feito para Nintendo DS, resolveu o problema, oferecendo nomes e historias para os personagens, porém falaremos disso posteriormente!
Você começava o jogo com a classe Onion Knight, que não tinha habilidades especiais, quando os personagens encontram o cristal do vento após um terremoto, novas classes são habilitadas e os personagens recebem a ordem de salvar o mundo.
O jogo trouxe tanta coisa interessante e aperfeiçoamento em alguns problemas antigos, como a seleção de inimigos, organização de inventório e habilidades, que chega a ser impressionante o fato do jogo não ter sido lançado nos estados únidos devido a sua grande qualidade para a época. Nesse final fantasy também é apresentado 2 personagens iconicos da franquia, eles eram o Moogle e o Fat Chocobo, dois traços que viriam a aparecer periodicamente em muitos outros jogos, além disso também é introduzido na série pela primeira vez Bahamuth!
Bem, agora vamos para os personagens:
"Protagonista - Luneth"
O personagem principal do jogo, diferente da versão original, apenas Luneth encontra o cristal do vento e esse não lhe garante poder (mudança de classe). Ele é orfão como a historia original, porém, existe um background que não posso revelar no momento com relação a seus pais, ele é um personagem que pensa e age como líder embora não tenha tomado a posição por vontade propria, ele parece ter uma personalidade amigavel e imprudente. Ele também é protetor e otmista, ele protegia Arc do bullie em sua vila Ur, ele também se ve no dever e animar os membros da equipe quando a situação parece piorar.
"Arc o mago?"
Arc é outro orfão de Ur, melhor amigo de Luneth e casual saco de pancada das crianças de Ur, pelo que o seu historico indica. Se Luneth é o líder corajoso e imprudente, Arc é o oposto é o membro covarde e pessimista. Arc é um personagem timido e de pouca confiança, mais que com a ajuda de Luneth e seus companheiros é capaz de vencer seus medos e seguir em frente em ordem de concluir a tão ardua missão, Arc é um escolar e portanto um posterior bom mago, de fato na abertura ele é mostrado como um Black Mage.
"Refia a garota"
Refia é a única personagem feminina no grupo, ela foi treinada por seu pai ferreiro desde pequena mais fugiu de casa, ela entra no navio de Cid onde é encontrada por Arc e Luneth. Ela pede para seguir com eles e é claro que eles aceitam. Ela possui uma personalidade um pouco materna, com interesse em cuidar daqueles a sua volta. O traço mais marcante dela provavelmente é seu odio por sapos!
"Ingus o... ele!"
Ingus é um soldado treinado diferente dos demais personagens, que evita a maldição de um Djinn durante a sua entrada no grupo, ele ajuda os personagens com a maldição e se unem. Ingus é um personagem determinado, ele é nobre e cavaleiro, tem um forte senso de dever e proteger sua terra natal especialmente a princesa. Ele tem uma personalidade fora de posto calma e direta. Ele não se contém em criticar Luneth por seu jeito imprudente.
"Classes, classes e mais classes..."
Esses são os 4 personagens de distaque do remake. Agora vamos para outro lado as classes:
Onion Knight- Porque logo em primeiro? Bem, no original, essa era a classe inicial, dos personagens, não tinha nenhuma habilidade especial, porém ao atingir o level 90, os seus status começavam a crescer muito rápidamente e no 99 eram superiores a de qualquer classe, além disso era a única classe a poder usar os equipamentos Onion que são os mais fortes do jogo! No remake por outro lado, ele tinha acesso a algumas boas magicas de black e white mage entre outras além de ser a última classe a ser liberada.
Freelancer- Disponivel apenas no remake, é a classe inicial no lugar do Onion Knight, ele mantém quase todos os traços do Onion Knight original, porém não recebe o aumento subito de força nos últimos níveis.
Vamos falar apenas dessas, pois esse foi outro pequeno pecado cometido no jogo, com o intuito de possuir mais classes e oferecer maior variedade de combinações, os criadores fizeram 23 classes! Isso é bom, bem não necessáriamente, a verdade é que tanto no original quanto no remake existe um obvio desequilibrio entre as classes, por muito tempo você poderia preferir manter o Knight ou o Warrior como classe em comparação a outras classes combatentes como Viking. Talvez com excessão de Final Fantasy Tactics (incluindo classes especiais) esse é o final fantasy com o maior número de classes até hoje.
"Ainda não acabamos!"
Vamos nos aprofundar um pouco mais na trama do jogo, bem, digamos apenas que o mundo vive numa suposta paz, as pessoas vivem em continentes flutuantes, navios voadores existem e obviamente monstros também existem! Porém, durante a maior parte do jogo não é revelado um verdadeiro inimigo, durante todo o jogo você está lutando com uma força icognita, diferente do que ocorre nos 2 primeiros jogos, embora no 1º o vilão verdadeiro estivesse escondido, você tinha ideia do contra o que estava lutando, no 2 o vilão era claro desde o inicio, era o imperio por mais que você não soubesse quem estivesse a frente do imperio, aqui nada é dito até o confronto com ela a Cloud of Darkness.
"Ela não tá usando quase nada!"
Cloud of Darkness é o inimigo final de Final Fantasy 3, ela é uma entidade tremendamente poderosa, de fato possivelmente entraria entre os top 5 dos mais poderosos final boss dentro de Final Fantasy, porque? Bem ai você vai ter que ler os spoiler primeiro! Cloud of Darkness na sua versão original não possui uma personalidade em si é mais parecida com um monstro, dedicada a seus proprios interesses e tendo nenhum interesse ou compaixão pela vida humana. Seu objetivo é devolver o mundo ao vazio absoluto. Ela é mais parecida com uma entidade do que com um ser vivo, sua derrota é temporária, apenas enfraquecendo e selando forçando ela a descansar até recuperar suas forças.
Curiosidade/Spoiler: Cloud of Darkness é a primeira Final Boss feminina, embora por seu conceito como entidade, muitos a considerem sem sexo. Cloud of Darkness também foi a primeira final boss a "matar" os herois durante o jogo com sucesso.
"Vamos acabar logo com isso!"
O jogo possivelmente é um dos maiores jogos da serie até hoje, lançado, tanto que seu remake manteve todas as dungeons e quest quase imutaveis, sem nenhum incremento exceto na historia em si e nos desenvolvimento dos personagens que compõem o grupo de guerreiros da luz. Ele tambem foi o último jogo da serie lançado para o Nintendinho (Famicon), apartir dai, dentro da gama principal, o Final Fantasy só lançaria 3 jogos por console!
Nota: 9
Status: Fortemente Recomendado.

See yah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário