segunda-feira, 2 de junho de 2014

Godzilla 2014

Vamos todos sabíamos que eu ia acabar fazendo isso...

"Grande e intimidador!"
Antes de tudo algumas explicações!

1º- Porque nunca comentou desse filme enquanto ele estava saindo trailers e outros?

R. Simples! Eu realmente fico com o pé BEM atrás com relação a adaptações de filmes feitos por norte americanos, o único filme fora Godzilla que comentei aqui foi justamente Resident Evil e quem viu meus comentários e criticas sabe que eu tenho MUITO (até demais) respeito pelo trabalho alheio e fico sentido (sou sensível?)  quando alguém pede para fazer algo com seu trabalho e cria algo PORCO! E não quis dar falsas esperanças para aqueles que gostam do Godzilla e curtem meu blog.

2º- Porque demorou tanto pra fazer a critica?

R. O computador perdeu a internet e precisou ser formatado. Então já sabe né...

3º- E porque agora? Se a maioria já deve ter visto?

R. De certo os fãs, fãs já viram! Mais aqueles que me conhecem e seguem o Blog podem ficar sem saber se o filme é bom ou simplesmente vale realmente a pena assistir.

4º De boa isso é tudo!

R. O..kay... vamos a critica!


Geral

Como sabem eu não sou uma maquina de xerox e gosto de escrever material original, então se você quer saber sobre efeitos especiais, perspectivas dos atores, diretores e etc! Vai procurar em um site que comente sobre Cinema! Aqui, estará apenas minha perspectiva do filme, tanto como fã como critico! Está bem? Ótimo!

Nessa nova adaptação criada pela Legendary com ajuda da Warner, temos um novo Godzilla, sua origem é distinta mais sua função é bem mais parecida com a que conhecemos da era Showa! Infelizmente ao para minha dor de cabeça, eles decidiram explicar quase na metade do filme que o Godzilla é uma força da natureza e do equilíbrio... acho que eles pensaram que as pessoas não tinham capacidade de julgamento pra perceber isso sozinhas.

O novo Godzilla é maior, mais troncudo e corpulento que suas antigas encarnações, porém, diferente do antigo Zilla ( o Godzilla norte americano de 1999 ou 98?) esse não era acuado e nem tão frágil!

Como uma força da natureza deve esse novo Godzilla é imparável pelas forças humanas, ele simplesmente avança para seu objetivo dando pouca ou nenhuma importância para os militares e navios a sua volta, bem como um grande predador que persegue sua presa enquanto um bando de formigas fica picando a pata dele.

Com relação as pessoas parece estar tudo certo! Digo nenhuma reação humana no filme para mim foi fora do esperado para os acontecimentos seguintes mesmo a ideia de Serizawa.

Diferente também do 1º filme aqui Godzilla tem um inimigo para enfrentar ou melhor, ele possui dois inimigos! 2 outros Daikaiju que controlam pulso eletromagnéticos e caçam radiação nuclear para se alimentar, crescer e poder se reproduzir.

Entre tentativas frustradas do exercito para salvar o mundo dos 3 monstros! Estudos para descobrir seus poderes e o que fazem, temos a dolorosa parte "principal" do filme, uma história TOTALMENTE GENÉRICA do militar que vai fazer de tudo para voltar para sua família. Se existe uma coisa ruim nesse filme o responsável por isso é esse draminha sem sal e forçado nossa goela a baixo. Não me entendam mal por favor! Eu sei que se o filme fosse apenas cenas de monstros lutando ele ficaria um tanto sem graça para o publico geral! Mais a história que envolve o personagem principal é extremamente sem graça e suas cenas comem a maior parte do filme e muitas delas não tem absolutamente nada haver com o que está ocorrendo no filme!

Em muitos momento de fato, o filme nos deixa com a sensação de que algo incrível está para acontecer, como na primeira vez que Godzilla vai até o solo para lutar e então, pimba somos jogados para o personagem principal, fazendo o ato heroico de deixar milhares de pessoas morrerem num trem mais salvar a criancinha que ele prometeu que iria devolver para os pais. (que incrivelmente ele consegue mesmo após toda a destruição que ocorreu na cidade) E a luta você pergunta? Bem, nós vemos cenas de relance na televisão da casa onde a esposa e o filho do personagem principal estão...

Claro, o fato de a aparição de Godzilla ser lenta e gradual dá muito charme ao filme e nos deixa na vipe de esperar o momento onde tudo vai valer a pena e vamos ver Godzilla realmente lutando de verdade! Mais pode ser MUITO doloroso pois grande parte da história possui um drama demasiado genérico e reutilizado. Claro que pode ser difícil encontrar motivos para por um personagem principal viajando o mundo atrás de um monstro gigante e ainda sim fazer isso parecer dramático para expressar melhor o desespero causado pela destruição dos monstros. (Eu mesmo achei que o filme ia acabar e não iria ver a luta de Godzilla de verdade de tantas vezes que o confronto foi cortado para dar a cena para o protagonista ou sua esposa! O engraçado que é sempre assim durante todo o filme, não ocorre da cena ser cortada para dar outras explicações ou a perspectiva militar ou cientifica, ela sempre corta pro draminha bobo!)

Porém, nem por isso o filme deixa de ser bom, mesmo para um fã de grandes confrontos sequenciais até o climax! Não posso dizer que o filme ficou ruim de forma alguma, digo, é claro que eu preferia que ele fosse mais focado no Godzilla e menos nas pessoas, mas essa forma de narrativa não ficou especialmente ruim especialmente se considerarmos o publico geral que já estava saturado de filmes sobre catástrofe, essa foi também uma boa maneira para evitar.

Então no geral esse é um bom filme, invariável se você é um fã ou esteja vendo por curiosidade.

Sobre o Godzilla

"Talvez não o mais forte! Mais o maior!"

Esse Godzilla está muito respeitável para todos os fãs do grande G! Ele é uma força da natureza imparável e indestrutível! Sua invulnerabilidade com relação a armamentos humanos foi respeitada dessa vez e seu confronto com outros daikaiju provou sua constante capacidade de improvisação e instinto de luta que havia sido perdido em seu predecessor. Até mesmo podemos ver seu sopro atômico, marca registrada de Godzilla que também havia sido perdida no último filme. E mesmo após parecer que ele havia sucumbido a diversos ferimentos de batalha, podemos ver ele se reerguendo e rumando para o oceano em descanso.

Uma coisa engraçada é que mediante a seu monstruoso tamanho é estranho que ele de seu rugidos e aparentemente ninguém sente a incrível pressão de ar que isso iria gerar, tipo pra um bicho desse tamanho o rugido dele deveria ser capaz de deixar pessoas surdas de longe, fazer o que!

Sobre os Humanos


"Te assistir a maior parte do tempo encheu o saco!"

Tenente Ford Brody
Personagem vivido por Aaron de inicio vemos ele como uma criança que vive no japão, quando ocorre um acidente nuclear que acaba com a morte de sua mãe e deixa seu pai obcecado pela verdade dos acontecimentos daquele dia. Depois vemos ele crescido como o tenente que consegue marcar vôos para o japão praticamente da noite pro dia. Em seguida como o "Determinator" absolutamente sobrevivendo a TUDO que é jogado encima dele até o amargo final! Apesar de ser importânte durante o inicio e o final do filme, durante a maior parte do filme acompanhar ele é um tanto quanto entediante! Por sorte somos salvos por...

"Graças a Gilgamesh seu pai ajudou bastante no desenvolver do filme!"

Joe Brody
Esse é um dos personagens mais carismáticos do filme e que faz mais o enredo andar!

"Não! Ele não usa tapa-olho no filme o que é uma pena!"

Dr. Ichiro Serizawa
Reconheceu o sobrenome? Serizawa é o responsável pela morte do 1º Godzilla, no filme Godzilla original do japão, aqui esse novo Serizawa (que é interpretado por Ken Watanabe) é incrivelmente fiel ao Serizawa mesmo desempenhando um papel diferente! Ele encontra e estudo a aparições dos seres de antes da criação, de acordo com esse filme Godzilla e outros seres como ele viviam na terra quando a radiação do planeta ainda era incrivelmente forte e quando o seu ambiente tornou-se pobre em radiação eles foram para as profundezas para extrair radiação do centro da terra. Durante a maior parte do filme a maioria das explicações são dadas por ele! Tanto relacionadas ao Godzilla como relacionadas ao seu inimigo. Ele também apresenta bem o antigo espirito de Serizawa de não querer matar os seres gigantes e permitir que ambos sigam a cadeia natural dos acontecimentos.

Adm. Stens
É o tipico militar que acha que forças armadas dão dentro contra criaturas maiores que prédios e quando nada mais funciona quer jogar uma bomba atômica encima delas, acreditando que porque as antigas eram mais fracas a novas e mais fortes vão fazer diferença!

Os demais personagens tem pouca importância geral...

O inimigo!



Godzilla enfrenta dois outros Daikaijus nesse filme, cujo nome esqueci agora... mais adiante!

De inicio vemos apenas o casulo de evolução da criatura numa caverna, após muito tempo de filme finalmente vemos o segundo casulo de evolução no japão e depois ele "nascendo" e causando destruição a lote e finalmente sair voando. Esse recém nascido é o macho da especie! O primeiro encontrado na caverna era uma fêmea e as pessoas só lembram da existência do casulo tipo quase 1 dia (dentro do filme) que o 1º  casulo eclodiu. A fêmea não voa como o macho mais é maior e um tanto mais forte aparentemente.

Como mencionei antes esses kaijus tem a capacidade de gerar pulsos eletromagnéticos que anula todos os aparelhos eletrônicos em uma imensa área. São igualmente invulneráveis a armamento convencional, mais para além disso só atacam usando garras e mordida.

Considerações Finais:

É o filme está bom para uma segunda tentativa, muito poderia ser melhorado e muito não era necessário existir! Mais o filme num geral é bom e vale a pena ser assistido! Pode agradar o publico geral e os fãs! Novamente no entanto tenho que salientar que para os fãs em particular o fato que Godzilla é apresentado a passos de tartaruga e as lutas são quase sempre cortadas para dar lugar a cenas sem importância real pra trama do filme, a espera pode ser ruim, mais o final é recompensador! Se não tiver saco para ver o drama meia boca, espere a versão dvd e blue-ray sair, assim você evita esse tédio sem perder as explicações e a ação!

Bem, então é isso... só para constar parece que eles já estão com o projeto de criar uma continuação, espero que corrijam os erros principais do filme! Não digo centrar mais no Godzilla ou nas lutas, mais sim tornar a história que envolve a parte humana mais interessante e mais envolvida nos eventos do filme!

Bem é isso nos vemos na próxima!

"Ele vai voltar!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário