domingo, 28 de outubro de 2012

Dungeon & Review! Arcade MODE!!!!

Hey, vamos falar novamente de jogos hoje, pensei em falar de Ninja Gaiden, mais no momento não, preciso rever algumas coisas [Insatisfeito em não mais ser capaz de zerar Ninja Gaiden 1].

Vamos falar de um antigo jogo de Arcade que não era tão facil de encontrar por essas bandas, vamos falar de Dungeons & Dragons - Tower of Doom e Shadow Over Mystara.
"O classico do RPG em Video Game"
 Lançado para Arcade pela Capcom, esse jogo seguia o estilo famoso de avançar e bater. Similar aos jogos Capitão Comando, Cadillac and Dinosaurs e tantos outros jogos. O jogo trazia diversos elementos do rpg Advanced Dungeons & Dragons, incluindo personagens das classes Guerreiro, Clérico, Anão e Elfa, é naquela época anão e elfo eram praticamente classes, mais não vou entrar em detalhes do sistema antigo nesse arquivo.

O jogo trazia além dos tipicos itens que eram possiveis ser pegos do chão para usar contra oponentes, itens que permaneciam com o personagem até se quebrar ou as vezes permanentemente, alguns itens são clássicos do RPG até hoje em dia e podem ser vistos nos livros, assim como monstros e inimigos iconicos do cenário como a Pantera Deslocadora e Beholder (observador para aqueles que viram Caverna do Dragão) além dos classicos, Orcs, goblins, trolls e outras criaturas pegas emprestadas de mitologias pelo mundo.
"4 Jogadores e MUITA dificuldade!"
Como na época os jogos de Arcade sempre foram verdadeiros monstros em termos de dificuldade, não é de se surpreender que o jogo fosse dificul, de fato mesmo que você tivesse o acompanhamento de outros 3 jogadores, o jogo continuava dificil. Itens de cura eram raros as vezes não aparecendo durante algumas fases, os únicos momentos onde a vida era recuperada era durante os finais das fases ou quando podia-se ir até a loja para comprar poção, mesmo assim era um teste dificil, pois as poções eram limitadas na loja, um grupo muito ferido não teria cura para todos. Mesmo com a ajuda do clerigo, curar era para os momentos mais calmos ou para curar a si mesmo apenas, pois era preciso estar proximo do aliado para cura-lo, tente fazer isso enquanto varios drows (elfos negros) surgem do céu pra te bater ou enquanto varios kobolds atacam. O jogo também fazia com que os personagens usados evoluisem, aumentando a vida que tinha, dando acesso a novas habilidades, magias e tornando seus equipamentos mais fortes permitindo matar oponentes mais rápidamente.
O plot do 1º jogo era, os monstros estavam ficando mais ativos, atacando vilas e fortes humanos em grupos, nunca vistos, os aventureiros são contratados para verificar o caso e o surgimento de uma torre misteriosa comandado por uma força maligna.
"Continuação boas, a melhor forma de continuação!"
Shadow over Mystara foi o 2º jogo para Arcade de Dungeons & Dragons, o jogo mantinha o mesmo sistema, embora mais elaborado e com alguns novos elementos.
O jogo trazia além dos antigos personagens, Guerreiro, Clerigo, Anão e Elfa, vinha com 2 novos personagens o Mago e a Ladrã. Que trazia mais versatilidade ao jogo e também mais elementos do RPG.
Além de uma nova historia e muitos novos itens, além de novos itens o jogo trazia diversos caminhos para os jogadores, centenas de itens escondidos e muitos desafios, alguns caminhos só podiam ser passados quando determinado personagem estava no grupo, por exemplo o anão permitia encontrar passagens secretas no subterraneo, sem ele ativo no jogo não era possivel passar pelo caminho.
"A mais dificil batalha! Dragões Vermelhos sempre lhe custam Fichas Extras"
O jogo oferecia excelente dificuldade e grande diversão, se hoje você tem o emulador de Arcade e o Rom, ainda poderá ter muito tempo de diversão localizando passagens secretas, encontrando itens novos e descobrindo misterios do jogo ou simplesmente tentando zerar o jogo sem usar continue.
Os inimigos do jogo eram variados e os chefes de cada fase eram as vezes mais desafiadores que outros, os dragões eram fortes em sua maioria porém o dragão vermelho era o maior e mais forte, tendo acesso a um especial que tornava quase impossivel passar por ele sem perder uma vida, tem um truque para evita-lo, mais não vou contar aqui, afinal parte do rpg e do jogo se da na descoberta e na surpresa.
"Vamos falar do Grupo e seu Funcionamento no jogo"
Um dos elementos que atraem no jogo é a diversificação dos personagens e suas funções, enquanto em outros jogos do genero pouco importava, se o jogador escolhia personagem X ou Y, onde apenas o golpe especial realmente alterava algo, Dungeons & Dragons separava fortemente as funções de seus personagens, cada um tinha sua especialidade de caracteristicas especiais, vamos a elas.
"Guerreiro- Causa Dano!"
O guerreiro era o personagem "principal", ele era equipado com espada e escudo, podendo então se defender e atacar, o escudo protegia apenas contra ataques vindos na direção do escudo e não impedia agarramento de certos inimigos ou magias. Durante Shadow of Mystara, ele ganha a capacidade de lutar com duas armas simultaneamente, permitindo atacar com combos mais longos e que causavam mais dano. Seguido do anão era o personagem com mais vida e resistência, garantindo que ele fosse capaz de resistir mais durante o jogo e eliminar os inimigos mais rápidamente. Ele também podia usar qualquer tipo de arma, permitindo que ele combina-se armas diferentes ou tivesse acesso a qualquer arma magica encontrada pelo caminho exceto cetros magicos. Fazendo dele um otima escolha para iniciantes.
"Clerigo - Cura e Bate"
Clérigo era uma opção mais dificul de controlar em comparação ao Guerreiro, ele não podia usar tantas armas diferenciadas e não causava tanto dano quanto ele, porém como ele portava um escudo o que permitia resistir melhor a ataques, ele também tinha uma resistência consideravel, isso somado com uma versatilidade de magias que incluiam cura, aumento de estatistica tornavam ele muito mais estrategico e dificil de manipular que o guerreiro, ele também era armado com o infame, Expulsar Mortos-Vivos, que funcionavam exatamente como no rpg, permitindo afastar ou matar os mortos-vivos que estavam na tela durante a execução da magia.
"Anão - Resistência e Força!"
O anão era similar ao Guerreiro, ele funcionava basicamente como um personagem que batia com força e tinha grande resistência, ele não era oficialmente armado com escudo mais podia adiciona-lo sem problemas, ele também tinha uma variedade de armamento possivel inferior ao guerreiro, sendo limitado a machados, martelos e espadas pequenas. Ele compensava por sua grande resistência ele tinha mais vida que os outros personagens e tomava consideravelmente menos dano também. Ele também podia garantir encontrar passagens secretas em algumas partes do jogo por seu conhecimento sobre o mundo subterraneo de onde vinha. Ele também faz com que saia mais dinheiro dos baús.
"Elfa - Espada e Magia"
Como era tradição na era AD&D, elfos eram tão magicos quanto guerreiros na maior parte das vezes, no jogo a elfa, era capaz de bater com espadas e usar magias, permitindo que ela causa-se um bom dano com magias e conserva-las enquanto batia com espada ou arco. Durante o segundo jogo ela ganha acesso a "flechas" infinitas e também era capaz de disparar mais flechas que os outros personagens de forma consecutiva. Ela era uma personagem bem equilibrada porém possuia pouca resistência, jogadores mais afobados poderiam ter dificuldade em lidar com ela. Com ela no grupo era possivel acessar rotas diferentes em meios selvagens da mesma forma que o anão.
"Usuário de Magia ou Mago - Magia pra quem te quero!"
O mago era em parte bem parecido com a elfa, podia lançar magias ofensivas e podia causar grande dano com elas, porém ele tinha duas grande diferenças fundamentais, ele podia usar cajados magicos, que permitiam lançar magia sem consumir o uso das magias durante o jogo, ele também tinha acesso a uma quantidade maior de magias e com efeitos diferentes e não só dano. Como foi introduzido apenas durante o Shadow of Mystara, ele também tinha acesso a magias que originalmente eram de uso do ultimo final boss e de inimigos durante o outro jogo. Não tinha mais vida ou resistência que a propria elfa, sendo bem fraco quando não tinha mais magias ou itens para causar dano.
"Ladrão - Ataque Furtivo, Furtividade, Abrir Fechaduras"
A ladrã, era a personagem que mais gostava de jogar (também é minha classe favorita em RPG até hoje), ela tinha uma resistência e força consideravel, era rápida e podia equipar qualquer espada, ela também podia ao atacar inimigos por trás causar mais dano e imobiliza-lo enquanto realizava ataques furtivos, podia detectar armadilhas permitindo que o grupo soubesse onde elas estavam mesmo que estivesse dentro de um bau, além disso ela era capaz de destrancar passagens secretas nas fases e abrir caixas fechadas sem utilizar chaves, permitindo assim que o jogador pudesse ter acesso a todos os baús do jogo sem precisar procurar por chaves. Como ela era uma forma médiana entre os personagens, ela podia ser utilizada sem dificuldade durante todo o jogo.
"Arcades, precisamos de vocês!!!"
 Bons jogos deixam sua marca ao longo da historia, vários elementos utilizados no jogo foram reutilizado em vários jogos posteriores, tanto lançados pela capcom como por outras industrias e é claro Dungeons & Dragons, sempre foi e será uma nome de peso, quando se trata de fantasia medieval, mesmo que hoje ele comece a ganhar alguns rivais.
Atualmente foi lançado para PS3 e PSVita, os jogo chamado Dragon's Crown, bem deixo a cargo de vocês decidirem se existe alguma ligação entre os jogos.

"E olha que eu sou do tipo que acredita em conscidencia"

Por hoje é isso nos vemos por ai, See Yah!

Um comentário:

  1. Otimo post, um jogo fantástico e ate pouco conhecido, excelente, continue assim ^^

    ResponderExcluir