domingo, 5 de maio de 2013

Final Review Fantasy VI

Mais uma vez chegamos ao último final Fantasy de um console, como dito antes ou não. Não lembro, Final Fantasy tem a mania de fazer três jogos por console. Nintendinho (Famicon) possuia Final Fantasy I,II e III. O super nintendo por sua vez tem Final Fantasy IV, V e é claro o de hoje o Final Fantasy VI. Então vamos começar a Review do melhor final fantasy da era 8bit e também um dos considerados um dos melhores final fantasy feitos até hoje.

"Não... não é final fantasy 3 não, vocês erraram de novo gringos!"
-Aspectos Técnicos:

Lançado em 1994 no japão e no mesmo ano para os Estados Unidos e Canada. Sim!!! O Canada. Recebeu a versão de PS1 que foi lançado em 1999 para o japão, Estados Unidos e Canada, posteriormente lançado em 2002 na Inglaterra e no resto do mundo, valeu a consideração...

Bem, onde estavamos? Aahhh sim lançamentos. Depois de seu lançamento no japão o jogo foi bastante elogiado, possuía "gráficos" muito superiores ao dos últimos final fantasy, ouve uma grande melhoria em todos os aspectos do jogo, velocidade, design dos personagens, cenário especialmente, esse aproveitou todos os avanços usado em outro jogo de rpg de estilo diferente da Square conhecido como Legend of Mana. 

Seu sistema estava muito parecido em muitos aspectos ao de Final Fantasy 5, o jogador poderia equipar Espers, ensinar magias e aumentar os atributos do personagem, com a diferença que os Espers ensinavam habilidades que no outro jogo normalmente eram aprendidas pelas Classes e as habilidades não aprendidas via Espers eram aprendidas ao equipar relíquias. 

Os personagens podiam equipar, uma arma, um escudo, um elmo e uma peça de roupa, cada uma dando propriedades particulares até imunidade a elementos.

Os personagens voltam a ter classes fixas e ganham benefícios por isso que outros personagens não tem, o elenco novamente é ampliado permitindo ao jogador montar seu próprio grupo não sendo forçado a usar a protagonista sempre. Mais em algumas partes do jogo você precisava utilizar determinados membros no grupo. Devido ao grande número de personagens as masmorras são grandes e difíceis, fazendo o jogador as vezes criar dois ou três grupos de personagens (compostos de até 4 membros cada) para desbravar toda a masmorra e passar por ela.

A música do jogo está excelente, cada personagem tinha seu próprio tema, as contribuições de Nobuo ao jogo foram incríveis para a época, com direito a uma parte onde se ouvia opera, que devido a limitação dos cartuchos não pode acrescentar o vocal ao jogo.

"A censura em Final Fantasy!"
Como todos sabem os americanos tem um problema sério com censura, final fantasy não foi diferente, na imagem a cima vocês podem ver os sprites de Siren do jogo, da esquerda para a direita estão a versão original japonesa, americana e por fim a versão remake de PS1. Normalmente eu até concordaria com uma censura em um jogo que pode ser jogado por uma criança, mais o jogo já trazia elementos pesados em seu conteúdo, que incluem assassinato em massa, abandono e é claro a ascensão em divindade de um individuo, algo que na época certamente teria chamado atenção se isso não ocorre-se no final do jogo!

A censura no entanto não se limitou aos sprites eles também removeram cenas onde certos personagens apareciam fumando, trocaram o nome de algumas magias como Holy que tornou-se Pearl. Curiosamente havia um momento de tortura que foi mantida no original e no remake de PS1 mais foi removida no remake de GBA.

"Agora sim ta direito!"

O jogo foi um grande sucesso de venda ficando atrás apenas de Legend of Zelda: The Link Past e Super Metroid, jogos bem mais facilmente vendáveis em comparação a um jogo do estilo rpg. Apesar das excelentes vendas, os únicos remakes que recebeu foram os mesmo dos Final Fantasy 5, com uma versão para PS1 e outra para GBA, ambos traziam pouca coisa a mais, sendo que a versão de PS1 trazia algumas cenas em CG.

Nossa... acho que essa foi a maior descrição técnica que dei sobre um jogo até hoje. Parabéns!

"Três dos melhores personagens! Nenhum deles é a protagonista"

Agora que já falamos do básico do jogo, vamos falar de seu "pequeno" elenco. Como ocorre na maioria dos jogos da época, estão envolvidos numa batalha contra o "Império".

-Personagens e Trama:

"Cabelos loiros ou Verdes?"
Tina Brandford: Também conhecida como Terra Brandford como foi traduzido na versão americana e no resto do mundo, é a protagonista do jogo. Ela é a protegida de Kafka. Sobre o serviço do Império. Durante o inicio do jogo ela servia em missão para o Imperio junto de seus companheiros Biggs e Wedge (guardem esses nomes!!!) para verificar sobre um Esper Congelado numa mina. O esper neutraliza Biggs e Wedge, deixando Tina sozinha e depois a desacordando. Ela é encontrada mais tarde por outro personagem que cuida dela e retira sua "Coroa do Escravo". Quando despertou sofreu total amnesia, lembrando apenas de seu primeiro nome. A guarnição sabe sua localização e vai atrás dela para leva-la sobre custódia mais o Arvis a ajuda a escapar, dai para frente você jogue para entender o que ocorre. Trivia: Tina foi a primeira Heroina a ser a protagonista da serie Final Fantasy e por muito tempo a única protagonista feminina até o surgimento de Lightning! Junto de Faris, Tina e a personagem cujo design Amano mais gostou em seus trabalhos. Em final fantasy 12, uma garota chamada Terra está cuidando de um cocatriz. Amano fez muitas mais imagens de Tina do que de qualquer personagem da serie. 

"Ladrão é minha classe favorita e o culpado disso é ele!"
Locke Cole: Também conhecido como Lock, é um ladrão que ajuda Tina durante o inicio do jogo, ele não gosta de ser chamado de ladrão e as vezes insiste (ameaça) em que ele é um Caçador de Tesouros. Ele coloca sua vida em risco para salvar Tina sem mal conhece-la, dizendo que ele protegeria qualquer garota. Ele é um personagem com excelentes atributos físicos, tendo ótima velocidade e esquiva, uma boa força e uma defesa descente. Como todo ladrão de Final Fantasy ele é armado com a habilidade Roubar (Steal) que permite ele tomar itens de inimigos, uma manobra muito importante durante esse jogo. Trivia: O ataque desesperado (A.K.A. Limit Break, de Lock Mirage Drive, é utilizado por Kain e Edge em Final Fantasy 4: The After Years. Seu nome é mencionado em Final Fantasy 9 e Final Fantasy Mystic Quest. No teste de popularidade feito por Famitsu, Locke é o único personagem a aparecer da franquia de Final Fantasy 6.


"Sedutor, Mecânico e Rei! Tantas ocupações para um cavaleiro."
Edgar Roni Figaro: Edgar o Rei do castelo Figaro, irmão mais velho de Sabin Rene Figaro. Ele é um incrivel mecânico que costuma criar armas não incomuns, mais como um hobby. Ele vive redecorando seu quarto e flertando com mulheres. Ele ajuda Lock a esconder Tina em seu castelo quando Kafka aparece, ele mente para Kafka sobre a localização de Tina e o mesmo coloca fogo no castelo Figaro, forçando Edgar e os demais fugirem do castelo as pressas e colocando Edgar contra o Império definitivamente. Edgar é um mecânico e possui elevados status físicos, mais uma baixa magia, evasão e velocidade. A habilidade especial de Edgar é Ferramentas (Tools) que o permite atacar o inimigo com 8 de suas armas especiais. Quando está no grupo ele oferece ao grupo um desconto de 50% ao comprar itens em seu castelo. Trivia: Quando entra no grupo ele usa o nome Gerad, mesmo que o jogador renomeie ele como Edgar, ele utilizará Gerad como apelido. Em final fantasy dissidia, um grupo de equipamentos é usado com base nas ferramentas de Edgar. 

"Quem é o personagem que manda um Suplex em um Trem?
Mash Rene Figaro: Também conhecido como Sabin Rene Figaro na versão americana e etc, é irmão de Edgar, que rejeitou o trono em troca de sua própria liberdade. Mash é um personagem que não toma decisões, preferindo ficar ao fundo. Ele é uma pessoa de bom coração e adora brincadeiras mesmo quando ele é o alvo da brincadeira. Mash aparece em determinado período do jogo em socorro ao irmão que estava sendo atacado, se unindo ao grupo. Mash e um monge e por isso ele possui um excelente equilibrio de atributos físicos todos muito bons uma magia fraca. Sua habilidade especial é a Blitz que permite ele realizar determinados ataques se o jogador apertar a sequencia de botões certos. Ele aprende mais técnicas de Blitz conforme evolui. Trivia: O especial de Mash chamado Aurabolt, usa a mesma sequencia de movimento do Hadouken, sua aparência é similar ao do Shinku Hadouken da serie Versus. Outro especial de Mash é baseado no golpe de Ryo de Art of Fighting.

"Um guerreiro acima de tudo leal a seu mestre, não teme nada nem mesmo a morte! -Cyan"
Cayenne Garamonde: Conhecido como Cyan na versão americana e similares. É um samurai honrado e experiente do Reino de Doma. Ele é noivo de Elayne e tem um filho chamado Owain. Ele parece um pseudo nobre inglês, utilizando termos mais cultos que a maioria dos personagens e chamando os personagens masculinos por "Sir". Já na versão japonesa ele é mais oriental e termina suas sentenças com "de Gozaru". (eu adoro esse tipo de personagens) Foi apelidado por Mash de Gozaru na versão japonesa e na versão americana d "Mr. Thou". Ele escreve do jeito que fala, quando o grupo lê sua carta reconhece que ela foi escrita por ele imediatamente. Durante sua primeira aparição o Império está atacando seu reino e ele está preparando uma estrategia, Kafka utiliza a mesma estrategia usada pelo "Imperador" de Final Fantasy 4, envenenando a água e matando boa parte do povo d Doma. Cyan é um samurai por isso seus traços principais são força e defesa, é lento e possui a menor magia de todo o jogo. Suas armas são restritas a katanas e ele pode equipar Zantetsuken. Sua habilidade especial é o Bushido, que abre uma segunda barra de carga que permite ele executar movimentos especiais. Como Mash ele aprende novas técnicas de Bushido conforme evolui. Trivia: Um dos movimentos do Bushido de Cyan se chama Tsubame Gaeshi, técnica desenvolvida pelo lendário mestre espadachim Sasaki Kojirou que viveu durante o periodo sengoku do japão feudal. Sua contração no fim da frase, foi utilizada por um personagem secundário da serie animada "Cardfight, Vanguard".

"Sobrevivente contra todas as chances."
Gau: É um jovem selvagem, que sobreviveu entre monstros desde pequeno. Ele não tem qualquer senso comum e costuma referir a si mesmo na terceira pessoa. Ele se chama de Gau mesmo quando o jogador troca seu nome. Ele e muito interessado em objetos brilhantes. Ele é um dos personagens que não tem nenhuma ligação com o Plot da historia. Durante as fugas de Tina, Gau encontra ela e seu grupo na praia perto da planície onde ele vive. Ele inicialmente foge quando Cyan aparece, mais tarde ele demanda comida, uma vez alimentado ele passa a seguir o grupo. Ele gosta de Cyan e o sentimento é mutuo. Gau possui todos os atributos muito bons com exceção de Defesa que pode ser compensado pela sua habilidade Raiva (Rage). Devido a sua inabilidade de receber equipamentos, o ataque natural de Gau é muito mais forte que de todos os outros personagens. Trivia: Gau provavelmente se pronuncia "Gao" uma onomatopeia muito utilizada no japão para parecer um rugido de feras em mangas.

"O interesse romantico de Lock rival de Tina."
Celes Chere: É uma General do Império, ela recebeu incrementos geneticos para ser a melhor Magitek Knight (é eu sei lembra o Milo de Escorpião com o Mulher Cavaleiro, eu sei!). Celes inicialmente é muito fria, séria e anti-social, rejeitando ajuda mesmo em situações de morte. Ela lentamente começa a desenvolver uma ligação com os demais personagens do grupo. Ela é orgulhosa e muito leal, ela começa a sentir que o império está decaindo, mantendo sua honra e bons modos em comparação aos demais generais. Ela é muito similar a Tina tendo um excelente equilíbrio de atributos e podendo equipar uma grande gama de equipamentos. Celes é uma das poucas personagens do jogo que aprende magia sozinha, sua habilidade é Runic que nega a próxima habilidade magica lançada e recupera o MP dela pela quantidade de MP gastado pelo ataque. Trivia: Devido a um bug é possível não pegar Celes para o grupo. Muitos traços de Celes foram implantadas em outra personagem de Final Fantasy 9, incluindo sua arma final "Save the Queen".

"Não! Ele não é o Alucard de Castlevania!"
Setzer Gabbiani: Ele é um trapaceiro dono do único navio voador do mundo chamado: Blackjack. Ele originalmente ajuda o grupo com o pretexto que "o império é ruim para os negócios", embora na tradução do Super Nintendo, ele aparece relutante em ajudar contra o mesmo. Setzer não consegue resistir a um jogo, ele também faz o papel de conquistador esse papel sendo mais exagerado em Kingdom of Hearts. Ele possui uma grande força, boa estamina, velocidade e defesa magica, mais uma magia fraca. Suas armas consistem em dados, cartas e dardos além de facas. Sua habilidade especial é Slot, que abre uma caixa similar a de um caça niqueis onde o jogador deve parar cada um dos 3 slots e dependendo do resultado Setzer utiliza uma habilidade especial. Trivia: Um glitch permite a Setzer tornar-se o personagem mais poderoso do jogo, quando Fixed Dice e Offering, ele pode causar 4 golpes que causam 9,999 de dano. Esse truque não pode ser feito no remake de PS1, mais continua ativo no original e na versão de GBA. Setzer é o primeiro personagem a mostrar que sofreu desfiguração física, exibindo muitas cicatrizes. Em final fantasy type-0, uma nave é chamada de Setzer. Setzer Slot foi reutilizado no Limit Break de Tifa de Final Fantasy 7.

"Shadow e Relm"
Shadow: Um ninja ou assassino, mercenário que trabalha tanto para o grupo quanto para o Império, ele é o mais irritante e curioso personagem de toda a franquia de Final Fantasy, no que diz respeito a gameplay. Antes de dizer o porque vamos aos fatos do personagem. Shadow só mostra alguma preocupação e carinho com seu cão Interceptor, mencionado pelos demais membros do grupo como um rude assassino. Quando se une ao grupo ele raramente fala ou mostra interesse em qualquer assunto levantado pelos membros e deixa o grupo nos momentos mais inoportunos. Agora ao que realmente importa, porque o Shadow é tão irritante... bem no jogo existe uma chance de 1/16 de Shadow deixar o grupo a cada batalha! Sim o filho da mãe te abandona do nada! Existe alguns truques e situações onde Shadow não desaparece ao final da batalha e elas são, quando ele é o último personagem de pé, quando ele está sobre efeito de zumbi ou petrificação, quando são atacados de surpresa e quando ele esta nocauteado. Sua habilidade é Tacar (Throw) que permite ele lançar armas no oponente causando elevado dano, ele pode jogar armas especificas para lançamento que podem atingir todos os oponentes. Quando Shadow seria atingido por um ataque físico Interceptor bloquear o ataque, quando isso ocorre Shadow não toma dano ou sofre muito pouco dano. Existe a chance de Interceptor contra atacar com "Wild Fang" ou "Takedown", ambos causam dano magico não elemental. Shadow possui força e velocidade altas, defesa e magia são baixos.
Relm Arrowny: Jovem que é uma Pictomancer, que seria equivalente a magia usando tintas. Apesar de ser pequena, ela possui uma atitude forte, ela normalmente intimida os outros membros do grupo, dizendo que ira fazer uma imagem ofensiva deles, que temem o que vai ocorrer devido a saber o que a pintura dela é capaz. Ela encontra o grupo e eventualmente chama o grupo para dormir na estalagem com preço reduzido de 1 gil. Interceptor de Shadow rapidamente se afeiçoa com Relm, Shadow estranha pois Interceptor normalmente não gosta de pessoas. Relm tem os mais elevados níveis de Magica de todo o jogo uma boa velocidade, fazendo dela a melhor maga do grupo. Infelizmente seus atributos físicos são baixos. Sua habilidade é Sketch onde ela desenha uma replica viva do inimigo. Alguns inimigos são mais difíceis de replicar e a habilidade não funciona.

"Um mago velho e amigável. Comum..."
Strago Magus: Ele é um mago azul (Blue Mage), que vive afastado com sua filha adotiva Relm, ele é um mago verdadeiro descendente dos humanos que lutaram na Guerra da Magi. Seu nome japones é Stragos. Ele é super protetor com Relm não permitindo ela entrar no grupo de Tina, apesar da idade avançada ele é energético e possui um espirito forte. Ele encontra o grupo basicamente junto de Relm. Como Blue Mage ele aprende as magias lançadas pelo inimigo. Ele possui pouca força, defesa e velocidade, possui elevada magia e MP. Sua habilidade é o Lore que permite ele utilizar as magias dos inimigos. Ele aprende certas habilidades do inimigo quando o vê em ação em batalha, ele não aprende se estiver cego, petrificado ou nocauteado quando o ataque for usado. Ele pode aprender a usar s ataques de Gau e Gogo.

"Mog like a boss!"
Mog: Ele é um moogle falante, existem outros moogles no jogo, mais eles falam apenas "kupo", ele age como um dos tutores do jogo junto de Kappa o Imp. Ele é o primeiro moogle jogável. Ele aparece pela primeira vez ao ajudar Lock em salvar Tina ainda inconsciente. Mog combina as habilidades de Dancer/Geomancer, tendo elevado atributos mágicas enquanto os físicos são baixos. Sua habilidade é Dança (Dance) onde ele pode realizar um ataque especial diferente, ele aprende ataques especiais dependendo do terreno onde ele se encontra. Trivia: Mog reaparece em Final Fantasy Dissidia apenas acompanhando o jogador. Outro Mog aparece em Final Fantasy 9.

"Difícil achar imagem sua hein..."
Umaro: ele é um gigante banco yeti, ele é o maior membro do grupo, Mog parece saber com controlar ele e Umaro ouve o que ele diz. Ele encontra o grupo pela primeira vez perto das minas. Trivia: Umaro é o maior personagem permanente de Final Fantasy, se retirar o tamanho adicional que Fran de Final Fantasy 12 recebe com suas orelhas! Seu nome se baseia no termo UMA  (Unidentified Mysterious Animal) e o sufixoMaro.

"Gogo pega todas as garotas!"
Gogo: Esse é o maior mistério de Final Fantasy 6, Gogo assim como Umaro é um personagem secreto, mais diferente de Umaro que é uma criatura simples que é pego pelo grupo para ser usado com arma (vamos ser francos), Gogo é um/a mimico/a, e tudo sobre ele/a é um total mistério. Não é sabido se ele é um homem ou uma mulher ou mesmo um humano. Ele se une ao grupo para salvar o mundo. Ele/a possui atributos equilibrados mais baixos, para compensar sua grande versatilidade. Equipa praticamente os mesmo equipamentos de Strago e Relm, sua habilidade é Mimic que permite realizar a ação executada pelo aliado, se a ação foi uma magia Gogo lança a mesma sem consumir MP, se usou um item Gogo usa o item sem reduzir a quantidade de itens do seu estoque. Gogo pode usar a habilidade de qualquer membro do grupo com exceção de Tina Trance. Gogo não pode equipar Espers para aprender magia, mais pode usar qualquer magia aprendida pelos membros do grupo. Trivia: Gogo possui muitas similaridades com o chefe Famed Mimic Gogo de Final Fantasy 5. Desesperaty Attack de Gogo se chama Punishing Meteor, referente ao chefe que ao ficar fraco no jogo lançava Triple sobre si mesmo e lançava 3 magias de meteoro sobre o grupo. Existem muitas teorias sobre a verdadeira identidade de Gogo, que vão desde esse mesmo chefe até alguns personagens do jogo como Darill, Imperador Gestahl e Banon, mais nenhuma delas possui qualquer evidencia.

"Não é o Coringa mais é tão foda quanto ele!"
Cefca Palazzo: Também conhecido na versão Americana como Kefka e mais tarde como Lorde Kefka. É o antagonista do jogo, ele é o protótipo dos Magitek Knight, Kefka age como mago da corte do Imperador Gestahl e age sem as ordens do mesmo para atingir seus próprios objetivos. Enquanto os últimos vilões do final fantasy se baseavam principalmente em indivíduos ou entidades sérias, frias e calculistas. Kefka possui  pavio curto, comportamento maniaco e destrutivo. Ele é tão popular entre os vilões da franquia que rivaliza com Sephiroth. Ele é um sociopata que odeia tudo na existência. Seu humor negro e comportamento de bobo da corte, lhe renderam o apelido de "The Psycho Clown" entre os fãs. Trivia: Kefka significa "pasta de dente" em eslováquio. Em Elderscroll 3, existe uma masmorra chamada "Kefka Burial". Em Final Fantasy 7, o jogador pode ouvir a risada de Kefka quando vão em Ghost Square. A risada aparece novamente no jogo Chrono Trigger, também usado por Zalera de Final Fantasy 12.

-Considerações Finais:

Como puderam ver o jogo trazia uma trama bastante parecida a de outro final fantasy, apesar disso  mesmo era bastante original a sua própria maneira, o mundo era muito diferente, trazendo traços de alta tecnologia misturado com estilo medieval. Com personagens mais complexos e trama melhor trabalha que seu antecessor ele tornou-se uma obra que pode ser apreciada mesmo hoje. Não sendo necessário um remake para se aproveitar o jogo de tão bom que ele é. Ele irá conferir boas horas de jogo e diversão pode estar certo disso. O jogo tem um bom ritmo  por vezes pode se mostrar um desafio estratégico para montar os grupos certos para passar em determinadas zonas do jogo. Então e isso esse foi o último final fantasy da era Super Nintendo. A seguir a Square vai migrar para a Sony e seus CDs que permitiam melhor capacidade de armazenamento de dados e criaria obras ainda mais complexas. A seguir um dos final fantasy mais aclamados pelos fãs.
Nota: 10

"Epic See Yah!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário