domingo, 24 de novembro de 2013

Porque 2014 será o melhor ano da minha vida!

E não é por causa da Copa do Mundo no Brasil!


Já fazia algum tempo que a Atlus estava fazendo um certo hype em relação à alguns anúncios relacionados a franquia Persona como pode ser visto no último post que falamos sobre a série e eu achando que iria demorar uma eternidade até chegarmos até o fatídico do anúncio e estamos aqui no dia 24 de Novembro! E que nós foi anunciado? Vamos seguir um pouco a política da Atlus e comentar um pouco da hype que eles criaram para tal anúncio.

Além do teaser site que foi publicado em Setembro aconteceram algumas novidades até o fatídico esperado dia, no dia 14 de Novembro quando o pessoal da imprensa especializada de games recebe um press-release da Atlus America falando a respeito de Aquapazaa, mas no final do e-mail tinha um misterioso link que levava a um novo teaser site mostrando um "ultrassom" com várias palavras aleatórias, como: "Persist 5" e "Gold 4"... Até o presente momento ninguém fez uma ligação com os anúncios de hoje, o que abre a possibilidade de ser algo totalmente diferente e relacionado a outras propriedades do estúdio, ou talvez irá tratar da localização desses títulos que foram anunciados.

"Será o prelúdio do nascimento do bebê real?"
Já se aproximando da véspera do anuncio, a Atlus atualizou o primeiro teaser site de Setembro, agora quem clicasse nas caixas que antes estavam vazias iriam aparecendo imagens do Teddie (ou Kuma) do Persona 4, ai começou a especulação que seriam novos títulos ou spin-offs de Persona 4 e não teríamos o aguardado Persona 5.

"Maldito Urso! Onde está meu Persona 5?!" - Minha reação no dia
Então faltando 72 horas para o anúncio, a Atlus já abriu o stream no NicoNico Douga (uma versão bizarra do YouTube que só Japonês entende) para fomentar a hype do pessoal e além do cronômetro que mostrava o tempo para o anuncio maior, havia outro que tinha uma contagem de menos tempo que seria um pequeno "evento", o que o pessoal imaginava que seria um dos três anuncios prometidos, que iria ocorrer nas próximas 24h.

Os gringos nunca irão entender o NicoNico...
Na meia-noite do dia 21 de Novembro, o Mayonaka Televi foi ao ar mais uma vez! Após a contagem regressiva, foi exibido o primeiro do teaser, como sempre a estática impedia de ver com clareza o que aparecia, mas era uma paisagem urbana, 24 horas mais tarde, outro teaser foi ar e dessa vez a estática era um pouco menor e nós podíamos ver agora estações de metrô de vários lugares do Japão e novamente, nenhum anúncio concreto e a hype foi aumentado cada vez na internet, onde as pessoas tentavam criar teorias e especular o que estava acontecendo e que podiam significar aqueles anúncios e a expectativa para o evento principal! O últimos dos eventos antes do principal, mostrava várias TVs gigantes ao redor do Japão! E qual seria a conclusão final depois desses três misteriosos eventos menores? Seria o prelúdio de uma invasão de Shadows no Japão?!


Na verdade esses eventos não significam nada. Lembram das cidades que apareciam no primeiro teaser site de setembro? Os evento anteriores apenas serviram para mostrar que o evento oficial seria exibido em telões nessas cidades e o último vídeo mostrava onde exatamente eles seriam exibidos... Muita coisa para nada? Talvez não.

A Atlus fez a sua lição de casa direitinho, a cada novo teaser a notícia iria se propagando através do mar da internet e uma tsunami de hype foi criada e uma pequena revelação se tornou um mega evento que todos estavam esperando, os holofotes caíram para cima da empresa e eles conseguiriam o tanto desejaram: Chamar atenção. Uma atitude vil da empresa? Pura ingenuidade, a Atlus jogou direitinho e não importava qual seria o anúncio do evento principal ele já tinha o impacto e atingimento necessário que eles buscavam, eu apenas posso dar meus parabéns pelo excelente marketing e planejamento desse evento! Mas agora vamos deixar de enrolação, como uma certa empresa japonesa e ir direto as novidades!

Persona 4: The Ultimax Suplex Hold! Lançamento para PS3 no Inverno de 2014!
Narukami Yū VERSUS Sho Minazuki! Hajime!

Vamos aos anúncios em ordem de importância para mim! É a confirmação de algo que já era certo, quando a continuação foi anunciada, que é o lançamento do jogo também para as plataformas de mesa, entretanto, vale a pena ressaltar que o jogo é exclusivo do PS3, seguindo o exemplo de BlazBlue: Chronophantasma,  game da mesma desenvolvedora, o que praticamente já corta ele do maior campeonato de fighting games, o famoso EVOlution ou EVO para os mais íntimos, já que o próximo campeonato será disputado do lado verde da força, o Xbox 360, entretanto após o grande sucesso de Persona 4: Arena no EVO desse ano e com dois jogos de luta no mínimo relevantes exclusivos para PS3, vamos ver o que irá acontecer.

Acho que o Junpei deve estar se lembrando de uma certa noite de primavera...
O anúncio veio acompanhado de um trailer um pouco mais focada na história já previamente conhecida, vemos os personagens de Persona 4 enfrentando as suas formas "Shadow" e também a cidade de Yasō-Inaba sendo tomada por uma misteriosa névoa vermelha e em meio a ela surge o misterioso auto intitulado vilão da história Sho Minazuki! Sho diz que irá acabar com a brincadeira de amizade de Narukami! Que vilanesco da parte dele não é?! Mas depois temos um pouco do teaser do gameplay frenético dele, típico de antagonistas de jogos da ArcSystem (Shine! Shine! Shine! Shine-shine-shine! Hhihhihihi...) que me agrada muito, já estou empolgado para masterizar esse novo personagem que junto a Junpei e Yukari seriam as novidades dessa versão... Ou será que não?

Quem será a misteriosa sombra?
No fim do trailer temos uma sombra misteriosa e quem ser--- Ok, todo mundo sabe que é o Adachi! Eles nem tentaram ter trabalho para esconder isso! Ele é o principal antagonista da série e que será um personagem exclusivo de console, provavelmente usando o seu Magatsu-Izanagi! O que é muito estranho, já que ele deveria estar preso durante o período em que passa a história, mas Persona 4 Arena nunca teve uma história lá muito congruente, não é? Vamos então só uma pequena conclusão do que temos até agora quanto a esse jogo!

  video

Essas novidades aumentaram mais ainda o meu hype para os acontecimentos do jogo, a grande maioria de vocês deve saber que eu não gosto nem um pouco do modo que a história de Persona 4 Arena é contada, o fato de ter uma história para acaba personagem geraram várias incongruências e inconsistências, que me irrita e muito e você acaba passando por sempre a mesma coisa durante a história, o que faz com que ela seja repetitiva e chata, mas isso não parece que irá acontecer no novo jogo e eu acredito que o verdadeiro foco dessa história não será o Sho e sim um certo garoto de cabelo azul... Yūki Makoto! Mas como assim? Ele nem sequer é citado em algum momento nesse trailer?! Mas Persona 3 é muito referenciado nesse trailer, ele logo abre com Junpei em meio a uma cidade sem luz e energia, onde uma névoa vermelha surge, depois nós vemos uma lua gigantesca no céu e no centro da cidade uma misteriosa torre surgiu! Será que isso não lembra vocês de alguma outra coisa? 

É claro que esse fenômeno que está acontecendo é uma espécie de Dark Hour, ainda mais com os fenômenos de distorção temporal que já foram citados que essa névoa vermelha trás, além que também tivemos uma outra cena onde vemos os membros da S.E.E.S. crucificados... Isso também não lembra de uma outra coisa? Temos a inclusão de agora praticamente toda a S.E.E.S. com a adição de Yukari e Junpei (Desculpe Ken e Koro-chan), o que trás a história de Persona 3 com mais destaque e a Elizabeth disse no primeiro jogo que estava tentando libertar o Makoto de alguma forma da seu selo! Talvez essa é consequência dela estar tentando libertá-lo? E onde fica Minazuki Sho no meio de tudo isso? Ele não passa de um MacGuffin cara tirar o foco do que se trata de verdade a história, ele é um anomalia criada pela distorção temporal causados pela névoa e já até se tem praticamente a certeza de qual é a sua verdadeira identidade! Clique aqui e veja por sua conta e risco a verdadeira identidade dele.

Persona 4: Dancing All Night! Lançamento para PSVita na Primavera de 2014!
 
Só o Kuma que gostou desse novo jogo!



E o anúncio que todos mais esperavam! Um jogo de ritmo de Persona 4 para Vita! Só que não...  Acho que todos estavam esperando qual seria a influência da nova empresa mãe da Atlus, após a falência da Indes Corp, acho que ai está a primeira de nossas respostas, eu não duvido que talvez a ideia desse jogo já estivesse na gaveta antes da Atlus ser comprada, mas ficou claro que quem fez com que esse jogo fosse acontecer foi a Sega/Realmente fico sem muito o que falar desse jogo, além que eu especulo que talvez isso seja um pouco de influência da nova proprietária da Atlus, a Sega.
SO COOL! -NOT
A Sega é produtora e publicadora dos jogos da série PROJECT DIVA da Hatsune Miku que fizeram muito sucesso tanto no PSP quanto no PSVita e agora pegaram a empresa que desenvolvia junto com eles e juntaram com a Atlus para desenvolver um jogo quase que IDÊNTICO só que com os personagens de Persona 4... Eu até gosto de jogos de ritmo, mas nunca cheguei perto desse Project Diva e digo que esse anuncio foi no mínimo inusitado, entretanto, assim como o Arena faz até sentido eles tentarem espalhar a franquia por outros gêneros e acho a tentativa no mínimo válida já que a franquia Persona sempre foi elogiada pela sua excelente trilha sonora, agora podemos ouvir as músicas enquanto jogamos!
video
Outra coisa interessante é que vale apenas comentar é que o jogo de acordo com o trailer terá um modo história e fico curioso o que ele irá narrar e para quem acha que não tem nada haver, todo o Social Link da Lovers, Kujikawa Rise, é praticamente focado na carreira dela como idol e é um dos meus Social Links favoritos do Persona 4 e provavelmente a história do jogo seguirá essa linha mesmo já que teremos até a Kanamim (rival da Risechi) como um das protagonistas no jogo! Quero ver as duas no palco NOW!
Agora eu sei o motivo da Rise sentir inveja da Kanamim...
Minhas conclusões quanto a esse outro anúncio, é que agora finalmente tenho um outro jogo para eu morrer até terminar no meu Vita que estava meio que pegando poeira aqui depois que eu terminei o Persona 4 Golden, pelo o pouco que sei do Project Diva tem algumas mecânicas meio de RPGs no título que podem ajudar em muito a passagem para esse tipo de gênero, além disso eu sou um grande fã do Meguro Shōji como compositor e ele o meu compositor de games contemporâneo e vivo ouvindo as trilhas sonoras de Persona e acho que será muito divertido jogá-las em um game de ritmo! Mal posso esperar para ver o Narukami no ritmo de Pursuing My True Self  e outras trilhas como I'll Face Myself, Your Affection, Signs of Love, New Days, Never More, Heartbeat  e eu juro que irei derreter se algum momento tocar Burn My Dread

 Persona Q: Shadow of the Labyrinth! Lançamento para 3DS em 5 de Junho de 2014!
AH! MAKOTO-SAMA! MAKOTO-SAMA! TODOS SURTAM! *TEM ATAQUE DO CORAÇÃO E MORRE*
Remember, remember the E3 of 2010! The promise, treason and the plot! Foi quando a Nintendo tentando anunciou uma enxurrada de títulos para o seu portátil que seria lançado daqui um ano, entre eles estavam Sonic, Metal Gear, Resident Evil, Etrian Odyssey, Kid Icarus, Mario Kart,  Sonic, Paper Mario, Kingdom Hearts Star Fox, Final Fantasy e até Batman e Assassins Creed rolou nesses anúncios, hoje três anos e meio depois tivemos tudo o que a Nintendo prometeu cumprido, independente de como foram entregues (Final Fantasy de ritmo... Isso lembra de algo que acabei de comentar...?), mas muito haviam se esquecido o que nós havia sido prometido também um jogo da série Persona! Foi então que veio a traição houve sim o lançamento de um Persona para os portáteis de nova geração, mas não o 3DS e sim o Vita! O tempo se passou e a promessa parecia que ficaria como um sonho distante até o dia de hoje, onde foi anunciado finalmente O RETORNO TRIUNFAL DE NOSSO GLORIOSO MAKOTO-SAMA, TODOS SE CUR---! Ahum... Anhum...  foi anunciado o jogo que a muito tempo havia sido prometido Persona 3DS, agora chamado de Persona Q.
 
Só eu acho que esse coelho lembra a Aegis?
"Você conhece os sete mistérios da escola Yasogami? A pessoa que ouvir todas as badaladas da torre do sino... IRÁ MORRER! " E é assim que somos apresentados ao mundo desse novo jogo da franquia, onde temos personagens estilo chibi de Persona 4 e MAKOTO-SAMA! SIM VOCÊ VOLTOU FINAL-- Anhum... e o Persona 3, incluindo algumas personagens curiosos como Marie de Persona 4 Golden e Theodore do Persona 3 Portable, além de dois novos personagens exclusivos e misteriosos do jogo que também vestem o uniforme de Yasogami, o que fica difícil acreditar que essa seja uma história canônica já que tem esse carnaval de personagens, inclusive alguns que já morreram como o próprio Makoto e o Shinjuro.

video
Entretanto, talvez o fato de ser apenas um Carnaval Fantasmagórico seja justificado pelo pessoal que está desenvolvendo o jogo, já que o jogo é uma colaboração entre duas equipes da Atlus, o pessoal do Persona Team e também a equipe do Sekaiju no Meikyū (Labirinto de Yggdrasil), mais conhecido aqui no Ocidente como Etrian Odyssey, é uma série de jogos de RPG estilo dungeon crawl em primeiro pessoa, onde o pessoal não liga muito para a história, tanto que só agora o quinto jogo da franquia tem uma história propriamente dita, mas que ainda te da a opção de jogar ele em um modo sem história alguma. 
Um dos encontros que mais esperei no universo dos jogos!
Uma das coisas que também gerou discussão é o que significaria o "Q" no título do jogo, a pronuncia dessa letra no Japão tem o som de "kyū" que lembra o mesmo som da palavra "cute" no idioma da terra do Sol nascimento, o que referencia estilo bonitinho dos personagens do jogo e também é idêntico ao som do final da palavra "labirinto" o que leva a mostrar que esse também é um spin-off da série Etrian Odyssey.
Personagens novos tirados de algum rascunho de Etrian Odyssey...
Minhas conclusões finais são: esse é o jogo que mais me deixou empolgado de todos anunciados, primeiro porque não é algo diretamente ligado a Persona 4 e sim a duologia que é Persona 3 e 4, onde teremos a reaparição oficial finalmente do meu personagem favorito de todos os tempos o Protagonista de Persona 3, Arisato Minato, Yūki Makoto ou chame-o como quiser, além que teremos a chance de jogar com a minha personagem favorita de Persona 4, que é a Marie! Então é um fanservice gigantesco para pessoas como eu! Outro ponto que me agrada muito é que ele é o que menos foge da essência que primordial da série Persona dos títulos anunciados, afinal de contas, Persona surgiu como um spin-off de uma série de jogos de dungeon crawl RPGs em primeira pessoa (Megami Tensei) que eram difíceis igual o diabo, exatamente o que Persona Q está propondo ser! Mas vocês me perguntam como eu sei que ele é um jogo difícil? É simples, ele é desenvolvido pela equipe do Etrian Odyssey, isso já é motivo o suficiente para saber que é um jogo que ma fará sofrer! Além disso, Etrian Odyssey junto com Megami Tensei é franquia de jogos mais popular da Atlus atualmente (tudo bem que Etrian Odyssey não é nem 1% tão popular quanto Persona, mas ainda está em segundo lugar), uma que eu particularmente gosto MUITO e fico muito empolgado em ver os dois times mais bem sucedidos da Atlus, que é também é minha desenvolvedora de jogos favorita, se juntando para realizar um novo jogo! Uma combinação que eu nunca imaginei, mas une duas das franquias da atualidade que eu mais gosto, então não tem como minha HYPE subir para níveis estratosféricos, do tipo eu ir viajar para o Japão só para comprar esse jogo no day one.

 Persona 5! Lançamento para PS3 no Verão de 2014!



video
Talvez o anúncio mais importante, mas o menos relevante de todos? Afinal, a Atlus já havia confirmado dois anos atrás que estava produzindo Persona 5, esse teaser não passa de uma formalidade para algo que todos já sabiam, por isso foi decepcionante. Muito provavelmente, não há muito do que se dizer desse teaser de Persona 5, temos um som de fundo bem creepy, um fundo vermelho e depois a frase "você é um escravo. Deseja emancipação?"  e também as cinco cadeiras onde em um dos seus pés estão presos grilhões, uma clara alusão a frase anterior, também temos uma data e avisando que o jogo irá ser lançado no fim do ano que vem e que é exclusivo para PlayStation 3, nem um pouco surpreendente, apenas seguindo os passos de P4. Também não podemos dizer que as cinco cadeira significa que serão cinco personagens, o que é mais provável que seja uma alusão ao título do jogo.
Vamos sentar e esperar para ver o acontece....
Eu esperava um teaser mais Metal Gear algo que explodisse nossas cabeças e fizesse o pessoal a ficar criando especulações e teorias do que é o jogo, mas infelizmente esse teaser não deixa margem do que discutir além de que a cor desse novo jogo provavelmente será "vermelho" (só esquenta mais a teoria do Minazuki Sho) em contraste do verde e amarelo que eram as cores de Persona 3 e 4 respectivamente, no fim esse teaser foi no mínimo desanimador e só nos resta ficar no aguardo de alguma outra novidade para que comecem as verdadeiras especulações, já que provavelmente acredito que nenhum dos outros jogos nós traga um teaser do que teremos nesse novo jogo.
Mais Makoto-sama, só está aqui porque ele é foda.
Uma nota final, que não ocorreu nesse evento, é que Persona 3 #2, o filme, foi confirmado no final dos créditos de -spring of birth- que também possuí lançamento para o verão de 2014, assim como Persona 5! Vamos aguardar um teaser futuro para outros comentários.

Conclusões finais quanto ao evento: Ele foi muito bom e me empolgou bastante, todos os títulos parecem interessantes e estou empolgado com todos, alguns mais e outros menos, mas a Atlus acertou muito bem em anunciar essa enxurrada de jogos de Persona em 2014, largando na frente de qualquer outra desenvolvedora e criando uma imensa hype para jogos que talvez não fossem tão esperados se fosse feito um anúncio solo para eles (Como o Dancing All Night), o fato de serem 4 jogos da mesma franquia que serão lançados em um único ano não me preocupa e não é tão caça-níquel assim no meu ponto de vista, o Persona Team só está desenvolvendo um único jogo, os demais são produzidos pela Arc System Works, Dingo e pela equipe do Etrian Odyssey, eu vejo o Persona Team mais prestando uma consultoria do que um desenvolvimento forte nesse jogo, além disso, Persona 5 está em desenvolvimento a um bom tempo e isso não iria prejudicar o desenvolvimento além.

Quanto a parte de não ser um caça-níquel, é uma ótima tática da Atlus realizar uma lançamento sazonal (é um jogo por estação literalmente) de diferentes jogos de Persona, ajuda a criar um hype maior para o lançamento no final do ano do título mais aguardado que é Persona 5, além que ajuda a manter a marca forte durante todo o ano e irá alavancar a venda de todos os títulos, gerando um ótimo lucro para a empresa, uma estratégia de mercado nunca vista antes, mas pouca gente sabe que os Japas são muito bom nessa área (ao menos internamente) e vamos aguardar o ano de 2014, que agora eu nomeio oficialmente o Ano de Persona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário