segunda-feira, 16 de junho de 2014

1001 Animações para ver Antes de Morrer! 71 á 80!



Brasil está rumando ao hexa e nós estamos tentando chegar até o primeiro décimo da lista! E já estamos quase lá! E aí será que a lista terá fim ou não terá fim? Esperamos que até o final do ano essa pergunta seja respondida, mas vamos continuar a nossa lista!

71 - Popye


Se você acha que o maior marinheiro da história foi o Vasco da Gama ou Colombo, você está completamente enganado! Popeye é um personagem criado por Elzie Segar  no fim dos anos 20 que originalmente era uma tirinha de quadrinho que depois foi transformada em desenho animada e até hoje quase completando 100 anos, é um personagem que está inserido na cultura pop e tem inúmeras adaptações, aqui irei me restringir falar apenas do desenho clássico dos anos 60, já que o personagem poderia ter uma série de postagens de tão grande que é o seu background.

Não é necessário falar muito a respeito de Popeye, mas o quão é estranho ele tentar ser um desenho politicamente correto para os padrões da época, mas que mesmo assim, para os moldes da sociedade atual, ele não poderia passar como era antigamente para as crianças de hoje, isso mostra o quão a nossa sociedade mudou em tão pouco tempo, mas é legal notar o poder de influência da mídia nas massas, eu sou um claro exemplo disso, em minha juventude eu não gostava nem um pouco de espinafre, entretanto, conforme eu fui bombardeado pelo amor ao infame prato pelo o Marinheiro, acabei criando gosto por ele e hoje como latas e latas dele... Depois falam que desenhos só faziam mal as crianças.



72 - Onde está você, Scooby-Doo!



Se existe alguém que consegue rivalizar com Holmes, é a trupe de amigos de Scooby-Doo formada originalmente por Fred, Daphne, Velma, Salsicha e Scooby-Doo a trupe de amigos viaja na Máquina de Mistérios ao redor do Estados Unidos resolvendo os mistérios mais apavorantes possíveis, novamente, Scooby-Doo é uma série que vem do desde o final dos anos 60 e tem um background gigantesco com adaptações e produtos licenciados, mas aqui novamente iremos nos referir ao desenho de 69, Onde está você, Scooby-Doo!

O interessante de Scooby-Doo é que ele seguia um formato totalmente episódico, ou seja, cada episódio contava um mistério fechado que era uma reminiscência aos contos do mistério do início do século passado, o formato era interessante já que você não precisava acompanhar a série e bastava apenas sentar e assistir o episódio que era fechado nele mesmo, isso depois de um tempo passou a ser um problema, já que todos os episódios seguiam o mesmo formato e você já acabava sabendo o que iria acontecer e só as situações acabavam mudando...



73 - Os Flintstones



Outra clássica animação de Hanna-Barbera, quiçá a mais popular feita pelo estúdio, Os Flintstones foi ao ar originalmente no início dos anos 60 e como todas outras animações aqui presentes existe até hoje presente na cultura pop em forma de outras adaptações e produtos derivados.

Os Flintstones, foi um hit muito mais popular nos Estados Unidos do que em outros lugares no mundo, já que a proposta era contar o american way of life de uma família durante a Idade da Pedra Lascada (Flintstone = Pedra Lascada) e por isso o sucesso que ela teve em terras tupiniquins nem se compara ao que foi nos Estados Unidos.

A série também gerou uma série de polêmicas públicas, como ao caso dos personagens do cartoon servirem como material publicitário para fabricantes de cigarro, o que hoje seria um absurdo, mas a maior polêmica mesmo foi por ter enraizado na cabeça de muitas pessoas a convivência de seres Humanos com Dinossauros, sendo que as espécies estão separadas por milhões de anos...



74 - Os Jetsons



Talvez o primeiro e o mais famoso dos mundo dos spin-offs de animações? Muito provavelmente, aproveitando a aba do sucesso da família da idade da pedra, o estúdio Hanna-Barbera produziu pouco tempo depois os Jetsons! A série era a contraparte futurista do Flintstones, onde tínhamos EXATAMENTE a mesma fórmula do daily life de uma família americana só que no futuro longínquo de 2062, as séries eram tão parecidas que ocorreram vários cross-over entre os personagens de ambos cartoons.

Eu particularmente nunca gostei muito do Jetsons por causa disso, apesar de gostar do cenário futurista, acho que desde pequeno já conseguia perceber como a ideia era tão pobre de um ponto de vista criativo.


75 - O Pica-Pau



Outro clássico das animações que não poderia estar faltando aqui, o Pica-Pau vem desde 1940 trazendo a insanidade e não-politicamente correto para as nossas crianças desde então, também vale frisar aqui que estamos citando a primeira adaptação em animação do personagem que é de 1941, que é a fase conhecida como Pica-Pau Maluco, onde ele tem aquela aparência mais doidona e faz as coisas bem mais... Assustadoras.

De longe essa é a melhor encarnação do personagem, já que as demais foram amenizando o temperamento insano dele, chegando ao ponto dos episódios recentes ele ser mais escoteiro do que o Super-Homem... Um detalhe curioso que devido a preguiça dos dubladores o personagem ficou conhecido por aqui apenas como Pica-Pau, sendo que o nome original dele é Woody Pica-Pau, bizarro, não é?




76 - Pernalonga



O mascote da Warner Bros., surgiu em 1940 em uma animação chamada O Coelho Selvagem onde ele apareceu com a presa daquele que seria a sua eterna nêmeses, aqui quando nós referimos a Pernalonga estamos falando dessa animação em específica já que ele aparece em inúmeras outras produções e produtos licenciados que ainda serão citados por aqui, mas como estamos no começo da nossa lista iremos nos focar nas obras originais e depois vamos falar das outras adaptações.

O primeiro grande troll da história já em sua primeira animação mostrou as suas habilidades de tirar o pobre Gaginho do sério e já emplacou a sua frase emblemática: “O que é que há, velhinho?”.



77 - Babar



Uma produção bem mais recente do fim dos anos 80, Babar é uma produção de vários países (inclusive do Japão!) que adapta as aventuras de um personagem de livros infantis de origem francesa.

O desenho passou no início dos anos 90 na TV Cultura e até hoje é reprisado por lá, o que me atraia bastante no desenho era a história dele que apesar de ser voltada para o público infantil era muito bem construída, a proposta do desenho era Babar, o Rei dos Elefantes, contanto a história de quando era criança para os seus filhos, cada episódio contava um pedaço da história desse personagem e era bem bacana como víamos o personagem que era exibido apenas no começo do episódio, ser construído aos poucos e com vários pontos dramáticos, como por exemplo, logo no começo quando vemos a mãe dele ser morta por caçadores.



78 - Dick Vigarista e Muttley


Muitas vezes são personagens secundários que acabam ganhando spin-offs baseado neles, mas são poucas vezes que temos um vilão se destacando em um cartoon e ganhando a sua própria animação! E parece que a vida de Dick Vigarista e Muttley não é apenas de fracasso, apesar de nunca conseguirem pegar o pombo, ou vencer alguma etapa da corrida maluca, eles conseguiram ter sucesso o suficiente para receber um desenho dedicado as suas tristes tentativas má sucedidas de vilanices em geral.

O desenho foi ar originalmente no final dos anos 1960 e contava a história de uma esquadrilha de aviadores liderados por Dick Vigarista durante a primeira guerra mundial que tinha como objetivo capturar o pombo mensageiro Doodle e impedir que ele levasse mensagens secretas aos Estados Unidos, essa premissa ficou tão famosa, que muitos conhecem o desenho como simplesmente: “Pegue o Pombo!” que era a música de abertura do cartoon.



79 - Ursinhos Carinhosos


Ok… Podem me chamar de menininha, mas quem nunca assistiu Os Ursinhos Carinhosos que atire a primeira pedra! Por muitos considerados os teletubies dos anos 80, os personagens que eram originalmente meros desenhos de cartões de festa recebeu uma série animada que contava a história de uma família de ursos (que tinha outros animais no meio) que tentava impedir com que o temível Coração Gelado acabasse como o amor do mundo... Não é tão totemo kawaii deseu ne?

O que eu mais gostava no desenho era realmente os Ursinhos em si, cada um tinha uma aparência e personalidade diferente, mas o que eu achava mais legal era que cada um tinha poderes diferentes! Sempre assistia o episódio ansioso ver um deles utilizando a sua habilidade que ainda não havia sido mostrada e mesmo a história sendo meio bobinha, acabei criando um carinho especial pelo desenho.



80 - Duck Dodgers


A Warner Bros. tem uma excelente capacidade em utilizar os seus personagens em contextos mais diferente possíveis e assim reinventa-los sem ter que utilizar de reprises para mantê-los fixados na cultura pop e Duck Dodgers é o maior exemplo disso, aqui nós temos o clássico Patolino em um cenário espacial a lá Star Wars, como um herói espacial que tenta proteger a galáxia das mais diversas ameaças, ao lado do seu fiel companheiro Gaginho!

A animação mais famosa do personagem foi produzida em 2003 e rapidamente se tornou um enorme hit da cultura pop e até inclusive rolou cross-over com o personagem da DC Lanterna Verde e o personagem também foi utilizado como mascote pela NASA para a missão de exploração das sondas Spirit e Oportunity! Isso que é popularidade!


Um comentário:

  1. eai olha eu denovo, ja puz seu banner no meu blog
    vc poderia entrar no meu grupo do facebook TV Myxterio (somenta para bloggers), veja no link abaixo
    https://www.facebook.com/groups/513374215429393/?fref=ts

    ResponderExcluir