segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Dossiê - Darkstalkers (Vampire) - Parte 10 (FINAL)

Finalmente chegamos ao final desse dossiê.... vai demorar pra eu decidir fazer outro dossiê como esse. Mais estou me prolongando porque essa é uma parte que embora não seja longa ou particularmente interessante é importantíssima para o entendimento do desenvolvimento e os motivos pelo qual não temos um novo Darkstalkers a tanto tempo.

Bem... vamos começar...

Equipe de Desenvolvimento ou os Principais Nomes:

 
No período de 1900 diversos filmes de Horror baseados em livros sobre monstros que hoje chamamos de clássicos tal como Vampiros, Lobisomens, Múmias e etc. Tornaram-se incrivelmente populares em sua época e esses monstros tornaram-se verdadeiras celebridades, histórias sobre Dracula, Lobisomens, o Monstro de Frankstein e outros, foram rapidamente introduzidos na cultura Norte America e a todas as culturas que na época alimentavam-se de seus filmes e desenhos (ou seja quase o mundo todo).

Como um paralelo a isso no Japão, no final desse mesmo período Capcom começava a erguer seu próprio fenômeno mundial com Street Fighter 2.

De acordo com Akira Yasuda (Akiman) a ideia de um novo jogo de luta veio de seu colega Akitomo. Que era um grande fã da série X-men, traduzindo edições americanas mesmo antes delas chegaram oficialmente no Japão, tornando os colegas de produtora fãs de X-men também incluindo seu chefe Yoshiki Okamoto.

Akitomo foi quem teria dado a ideia de um jogo de luta usando monstros, quem deu a forma a essa ideia teria sido Junichi Ohno, que havia trabalhado no jogo Captain Commando. Junto a Alex Jimenez outro designer da Capcom Americana, que por ser fãs desses clássicos filmes de horror sugeriu utilizar esses monstros lutado uns com os outros.

O time japonês concordou com a ideia, mais não pretendo pagar pelos direitos de seus Monstros Famosos, decidiram criar seu próprio elenco de monstros.


Com Noritaka Funamizu e Yoshiki Okamoto foram colocado a cargo desse novo jogo de luta, a ideia original foi criar o design dos personagens e desenvolver sua histórias a partir disso e o conceito do jogo era apenas de um Street Fighter com os personagens humanos trocados por monstros.

Para gerar maior separação entre os dois jogos foi chamado para o projeto Haruo Murata (Mucchi), sua função era gerar personalidade para os até então personagens genéricos que estavam em desenvolvimento.

Murata foi quem fez as maiores alterações e forneceu mais personalidade a cada um dos personagens durante sua criação, fornecendo maior sintonia entre os personagem e o mundo onde eles seriam incluídos.

A equipe logo desejando distanciar ainda mais os dois projetos, decidiram desenvolver seus sprites de forma distinta a de Street Fighter, criando Sprite num design mais cartunesco e usando animações mais semelhantes ao de Tom & Jerry e da Hanna Barbera. Tal como cores vibrantes como nas animações da Disney.

Após ver os trabalhos de Arte do artista que ficou conhecido na Capcom como Bengus, ele tornou-se o artista oficial da franquia.

A música por sua vez foi composta por Takayuki Iwai e Hideki Okugawa. Que criaram as músicas para adaptar-se ao estilo de cada personagem e refleti-se suas personalidades.

As Tentativas de Reviver a série?:

É incerto dizer realmente qual eram os interesses na Capcom com a série após o lançamento bem sucedido de Darkstalkers 3 (como um todo), pois tal como ocorreu com Street Fighters, o jogo foi apenas relançado de novo e de novo com poucas variantes e quase nenhuma diferença significativa para os jogadores, sendo apenas "exportada" para novos consoles, tendo encontrado seu freio no Dreamcast e Psp, ficando inerte por anos.

A fim de evitar separar os fãs da franquia entre as diversas versões do jogo, Capcom após muito tempo lançou um compilado dos dois mais populares jogos da franquia num compilado que conhecemos hoje como Darkstalkers Ressurection. Onde temos Darkstalkers 2 e 3.

O objetivo desse jogo era tentar atingir uma "meta" de compradores ativos fãs da série para verificar se seria interessante investir num novo jogo da franquia. Mais as vendas não foram boas, ouve torneios para promover o jogo, incluindo jogadores e comunidades da internet que costumavam jogar Darkstalkers usando emuladores, para tentar promover o jogo, mais as vendas não tornaram-se expressivas o suficiente.

Nos meses seguintes, a Capcom continuou a suportar as vendas de Darkstalkers Ressurection, mais as vendas do jogo continuaram a cair. Com isso Capcom declarou que continuaria as vendas, mais as chances de um novo jogo de Darkstalkers eram pouco prováveis, com isso boa parte da Equipe de desenvolvimento de jogo se focou no retorno de Street Fighter 4.

A Esperança dos fãs:

Com o retorno bem sucedido de Street Fighter 4 e Marvel Vs Capcom 3. Os fãs da Franquia estavam ansiosos pelo retorno de Darkstalkers. Ainda sim nenhum aviso, anuncio ou qualquer coisa foi liberada sobre Darkstalkers.

E porque nada sobre Darkstalkers ou mesmo outros jogos de Luta?:


Uma das coisas que temos que entender que jogos de lutam precisam que seus jogadores, continuem a joga-lo mesmo meses após seu lançamento. Em parte para manter a sua base competitiva e outro para garantir a popularidade e o bem estar da franquia.

Num comparativo, Street Fighter fez parte da vida de muitos jogadores e por isso possui um forte peso, mesmo com mudanças casuais em seu sistema, aparência de personagens e história os fãs da franquia certamente irão garantir ao menos uma copia do jogo.

E mesmo um jogador mais novo, vai acabar esbarrando em Street Fighter uma hora ou outra, dada sua popularidade.

Esse não é o caso com Darkstalkers, uma vez que muitos dos seus jogos acabaram exclusivos para o Japão e sua comunidade é bastante distinta, existem fãs de Darkstalkers que se quer jogam efetivamente um dos jogos da franquia principal.

Enquanto um jogador de Street Fighter pode além de jogar por pura diversão, se incluir numa grande comunidade, que já possui grandes torneios capazes de transformar seus jogadores em celebridades entre jogadores de video game.

Mesmos outros jogos liberados pela Capcom pós Street Fighter 4, como Street Fighter vs Tekken, não possuem a mesma força e competitividade entre os jogadores mais dedicados. Com isso foi percebido que a comunidade não oferece grande espaço para jogos de luta menores com poucos jogadores e etc. Se preocupando mais com os jogos que eles favorecem e dando pouco suporte para os que não conhecem.

O que mudou?:

Até bem pouco tempo, a Capcom não pensava em lançar jogos de luta para consoles caseiros, eles foca nas casas de Arcade Japonesas, que tratavam esses jogos como "Beta Test" aquele jogo que tivesse maior destaque, maior procura e mais moedas em seu estômago, acabava recebendo uma versão caseira.

De fato, a maioria das produtoras de jogos faz dessa forma, com o fim da popularização dos jogos de luta 2D, a Capcom praticamente fechou sua base de produção de jogos de luta e focaram-se em produzir jogos para consoles, tornando Capcom muito mais conhecida por outros jogos nesse período como Monster Hunter, Devil May Cry, Resident Evil e outros. Jogos de luta foram lançado para segundo pano até o sucesso de Street Fighter 4 e Marvel Vs Capcom 3, mesmo assim diversas reclamações e erros da própria Capcom colocaram a empresa ainda com um pé atrás.

Não apenas Capcom, mais muitas produtoras de jogos de luta sofreram com essa "Era Negra" dos jogos de luta, tais como SNK. Mesmo hoje alguns jogos de luta sofrem com os efeitos dessa era como Namco, com Soulcalibur sendo quase totalmente desfigurado em sua ultima versão, recebendo modelo que se assemelha mais a um jogo gratuito de internet que na verdade você precisa pagar para conseguir os melhores itens. E Tekken que só esta sendo revivido agora!

E outras produtoras se focaram em manter seus jogos da forma mais próxima com a que fez sucesso nos últimos anos a fim de conseguir manter seus fãs, sem arriscar seriamente em algo novo.

O advento de jogos indies de luta ainda conseguiu devorar uma pequena parcela dos jogadores, que buscam um jogo de luta menos conhecido para tirar seu tempo e tornam-se populares do boca a boca, com pouco investimento, enquanto a Capcom e outras empresas precisam fazer sempre algum anuncio significativo para atrair a atenção de antigos jogadores e atrair novos.

E tem mais uma coisinha...:

Darkstalker ainda tem outro grande motivo pelo qual ele tem tanta dificuldade em renascer de fato. 

Hoje em dia muitos jogos populares são suportados, por um rosto ou nome de peso! Nomes como Hideo Kojima atraem seguidores quase cegos para suas obras e o mesmo ocorre com jogos de luta, tais como Ed Boon para Mortal Kombat, Daisuke Ishiwataei para Guilty Gear, Katsuhiro Harada para Tekken e assim por diante.

Esses nomes atraem e mantém os fãs unidos como um só, pois confiam no trabalho dessa pessoa. Agora vamos ser francos aqui quando foi a última vez que viu algum dos nomes que citei durante o desenvolvimento de Darkstalker num jogo da Capcom?

Na verdade na Capcom, muitos dos produtores que fizeram Darkstalkers tornaram-se a muito funcionários sênior que atualmente mais guiam os novos produtores e aconselham, trabalham em seus próprios projetos e outros nem mais trabalham lá. 

Com essa posição superior ou tendo que ficar de olho em um grande número de projetos de uma única vez é muito difícil para esses nomes em particular se unir para tentar formar novamente um jogo.

E mesmo que exista a chance, com as diversas experiências de Street Fighter, Darkstalker passa por uma situação muito mais difícil de lidar para a introdução de novos personagens atemporais e mecânicas novas que sejam bem aceitos pelos fãs antigos e possíveis novos fãs.

E esse talvez seja o maior desafio para o nascimento de um novo Darkstalker, a separação da equipe original e o desafio para os novos funcionários preencher de forma eficiente as lacunas que tornaram esse jogo possível. Não apenas isso ter que lidar com a pressão de agradar um publico que a anos espera por uma continuação não apenas uma versão 3.5D do jogo, mais também uma efetiva continuação para a história do jogo.

Junto a isso existe todo o conceito por trás de Darkstalkers, sempre um tanto Cartunesco, mais com um pé no Gore e sinistro ainda sim cômico. 

Então é isso Darkstalkers está morto?:

Não exatamente!

Veja Darkstalker continua forte no Japão, apesar de tudo, tendo diversos torneio menores lá mesmo, a comunidade online dele parece não ter diminuído efetivamente. Podemos dizer que ele lentamente se esforça para crescer no limite do que é permitido.

É importante lembrar que um dos principais motivos pela qual Darkstalker fez um sucesso grande fora do Japão a principio foi a grande popularidade dos filmes de monstros e posteriormente a onda Grunge e Dark que não só afetou os jogos como até mesmo os RPGs como os jogos de Mundo das Trevas (Vampiro a Mascara, Lobisomem o Apocalipse etc) e Ravenloft.

Esses temas volta e meia retornam e Darkstalker sempre parece ganhar mais seguidores nessas eras, por mais que nenhum novo jogo apareça. E a cada aparição de um Darkstalker num crossover ou como mera menção, mais esperança cresce entre os fãs.

Eu como muitos fãs e boa parte da Equipe que desenvolveu Darkstalkers, Acredito que Darkstalkers não está morto!


O Fim. Por hora!

Um comentário:

  1. É bem triste saber que a franquia não está recebendo a devida atenção que merece. Adorei o Dossiê e tentarei ler todas as publicações. Eu realmente espero que um dia a Capcom volte com um novo jogo dele e a continuação do conflito contra Jedah.
    Por hora, é só torcer pela franquia e aproveitar os jogos antigos...

    ResponderExcluir