sábado, 22 de setembro de 2012

Review Evil : The Shit

Eu prometi a mim mesmo que iria evitar falar de coisas que eu não gosto no blog, mais isso meio que ficou engasgado na garganta. Preciso por pra fora e vocês que lêem são as vitimas lamento.

Desde já portanto vamos ao ponto! Se você por algum motivo divino ou efeito do alcool gosta dessa serie de filmes, me faça um imenso favor, não leia isso! Depois vamos nos estranhar você vai querer detonar meu blog, não faça isso, vamos manter a amizade, eu finjo que sou maduro o suficiente para respeitar o gosto alheio e você finje que eu nunca falei mal "disto".

Ok? Pronto! Vamos detona!

"Huumm... não é tão ruim... é?"
O 1º filme da serie de filmes Resident Evil, foi lançado em 2002 como um filme de horror (haha!), o filme recebeu uma grande mistura de criticas, algumas boas e algumas negativas, porém sejamos francos, a maioria das criticas positivas foram contra aqueles que viram o filme sem considera a historia original do jogo!

Vamos dar uma rápido review do filme, ele é um tipico enlatado americano, temos um personagem central Alice (criada pelo diretor) e temos personagens sem importância que sabemos que vão morrer! Surgem os monstros pouco a pouco os NPCs morrem até sobrar só a heroina (aaahhh não...) de fato sobra a Heroina e um sobrevivente infectado.

Fora o nome o filme não tinha nenhum ponto forte. Antes de passar para o proximo, o inimigo deste filme é um super computador chamado "Rainha Vermelha" que toma a forma de uma garotinha. É incrivel... lembrem-se disso vai ser importante.

"Conheço essa sombra... eeehhh?"




No segundo filme da franquia Resident Evil: Apocalypse, somos apresentados ao enredo proximo ao de Resident Evil 2 e 3. Estamos em Racoon City, existe uma infestação de Zumbi e diferente do 1º filme temos presença de personagens do jogo, nossa querida Jill Valentine, o mercenário da Umbrela Carlos Oliveira e não podemos esquecer o Nemesis. Porém nem tudo que reluz é ouro!

Como os Mythbuster provaram é possivel fazer MERDA brilhar! Bem é básicamente o que esse filme fez! Ele trouxe uma esperança para os mais fieis aos jogos trazendo personagens conhecidos para atrair porém o filme é terrivel! O filme mostra poucas cenas reais de medo ou susto no seu geral, o filme num geral é um filme de ação onde os monstros são zumbis! O filme faz com que nossa personagem criada "Alice" apenas humilhe todo o elenco original de Resident Evil, comparado a Alice, Jill e Carlos até mesmo o Nemesis é apenas um bando de Ninguens! Eles não fazem nada demais durante todo o filme todas as glórias caem para Alice. No filme Nemesis é o segundo sobrevivente do 1º filme e por isso ele no finzinho vai para o lado dos mocinhos antes de convenientemente ser atingido por um helicoptero! Sabemos que isso não é o bastante pra matar o Nemesis original mais ok, ele não deu mais sinais de vida dali.

Uma cena curiosa desse filme mostra o capitão da equipe esquivando de vários laysers porém quando o inesquivavel se aproxima, ele não faz o minimo de esforço para ficar o mais proximo possivel da porta, se tivesse dado um simples passo para trás teria sobrevivido!

Curiosamente o filme acaba mais realista que o final de Resident Evil 3, onde o helicoptero usado para a fuga dos mocinhos é abalado pela explosão atômica e sofre uma queda. Durante o filme é revelado que Alice está infectada pelo virus porém ela não só não foi transformada como também ganha super poderes! Mais não físicos...

"Hein tem um 3?"
Resident Evil: Extinction mostra o que ocorre com o mundo após a liberação do Virus embora não seja dito o que causou a liberação do virus pelo mundo "embora seja obvio que tenha sido a Umbrela!" Nos deparamos com um mundo pós Apocalipse onde os humanos lutam para sobreviver numa terra seca e destruida.

Não é dito o porque ou como ocorreu, mais Alice decide andar por ai sozinha enquanto outros sobreviventes se espalham diferente do 2º filme não são adicionados personagens adicionais da serie mais Carlos retorna... para morrer... ae Claire Redfield aparece no filme mais a passagem dela é tão insignificante quanto os dos demais personagens apesar disso ela não morre.

Neste filme Alice ganha caracteristicas da protagonista de outro jogo de horror nesse filme ela demostra poderes quase psiquicos e sobrenaturais igual o que ocorre com a personagem principal de Parasite Evil!

Então é isso eles fundiram os 2, mais o filme continua ruim, a Umbrela não está satisfeito em ter fudido o mundo eles querem continuar o projeto criam varios Clones de Alice pra poder ter super soldados. Pra zoar um pouco o final do filme Alice ganha um exercito de ela! Milhares de clones dela mesma para ir atrás dos sobreviventes da Umbrela!

"Esse poster certamente enganou muitos!"
Em Resident Evil: Afterlife o mundo não parece estar tão ruim quanto é mostrado no filme anterior! O filme começa no japão onde a entrada bem guardada de uma das sedes da Umbrela é atacada pelo exercito de super humanas "Alice", elas não tem problema nenhum para exterminar uma imensa quantidade de capangas que provavelmente só trabalhavam para a Umbrela em prou da propria sobrevivencia, porém não importa ela é a principal se ela quiser matar o que sobrou de japoneses do mundo ela pode!

Depois de descobrir que chegou numa armadilha, todas as Alices "aparentemente" morrem numa explosão nuclear enquanto nosso amigo ai de cima Wesker foge tranquilamente em sua nave de fuga, mais por algum motivo a Alice original (pelo que o filme indica!) percebeu a armadilha antes de todas as outras, invadiu a nave de fuga de Wesker e o enfrentou, ele com toda a facilidade do mundo neutraliza os poderes dela, mais não consegue mata-la, ambos sofrem um acidente e é mostrado que apenas a Alice saiu viva. (Claro todas as pessoas que sofrem acidente em naves caindo em alta velocidade sobrevivem certo?)

Assim Alice é "humana" de novo, é sei! Ela reencontra a Claire Redfield com amnesia, após remover um aparelho controlador que estava no peito dela, por algum motivo enquanto ela estava com isso ela não fora atacada por zumbis por todo esse tempo. Ela não se recorda de nada do ultimo filme e é apenas alguem inutil que a Alice arrasta com ela.

Neste filme somos apresentados a um grupo de sobreviventes que está utilizando uma prisão como refugio (roubaram a ideia de Walking Dead!) é explicado que existe um navio para sobreviventes que está atracado não muito distante de onde eles estão, eles encontram Chris Redfield irmão de Claire. Porém a imensa quantidade de zumbis entre eles impede isso. Os zumbis invadem a prisão e eles escapam em sua maioria, durante o escape somos apresentados a versão do diretor do Pyramid Head, um zumbi grandalhão, com algo sobre a cabeça e carregando uma enorme arma branca. Apesar de tudo ele é morto por Claire e Alice.

Eles chegam até o navio para descobrir que é na verdade uma outra armadilha para os sobreviventes onde Wesker estava capturando e sobreviventes para experimentos. Depois de uma luta improvavel Alice derrota Wesker que posteriormente é "finalizado" por Chris e Claire. Enquanto eles liberam os sobreviventes, Wesker levanta-se novamente e vai para a nave de fuga para repetir o que fizera anterioremente, explodir tudo.

Nesse ponto entra uma coisa incrivel... por algum motivo o dispositivo de auto-destruição uma bomba aparêntemente atômica é deixada ao lado da nave de fuga do navio, Alice sem que ninguem nota-se foi e colocou o dispositivo dentro da nave de Wesker supostamente o matando definitivamente.

Porém chegam mais membros da Umbrela líderados por Jill Valentine em sua forma do Resident Evil 5, utilizando a roupinha e o objeto vermelho no peito. Significando a continuação...

"Porque você continua???"
A coisa não acabou, o filme continua de onde o ultimo terminou as forças da Umbrela contra os poucos sobreviventes do barco, neste filme Chris e Claire desaparecem completamente, mais em contra partida descobrimos que ninguem descente quer fazer parte desse filme, eles literalmente clonam todos os personagens minimamente relevantes dos filmes anteriores.

Entre os 5 filmes esse é o que tem menos lógica em termos físicos, mesmo para um filme de ação coisas demasiadamente improvaveis ocorrem sem parar a fim de garantir que os objetivos de Alice sejam compridos, por exemplo um imenso monstro capturar um menininha e se quer arranhar ela.

O filme inteiro é uma piada, ele faz o maximo possivel para enrolar e perder tempo incluindo uma retrospectiva de tudo que ocorreu até então nos filmes anteriores narrados por Alice, que tem a cara de pal de dizer que tudo que ela tem feito até então é em prou de sobrevivencia, quando ela atacou deliberadamente a Umbrela que poderia ter sido melhor usado para exterminar os zumbis.

Em fim... o filme faz questão de matar uma das personagens do 1º filme umas 3 vezes mais ou menos. Trazem de volta a vida Wesker que é um clone ou sobreviveu a explosão não é explicado e também a "Rainha Vermelha" do 1º filme que teoricamente deveria estar desativada.

Nesse filme são introduzidos Ada Wang e Leon, Ada até que faz bonito a maior parte do tempo, já Leon fica satisfeito apenas sobrevivendo até o fim e tentando a sorte com Ada. Alice se apega a uma garotinha que a chama de mãe e por ai vai.

No final Wesker o atual presidente, comanda os humanos numa guerra contra a "Rainha Vermelha" e as suas abominações.

Então é isso a serie deve ter no minimo mais um filme (deus o que eu te fiz? aahh sim aquilo!) pelo que vejo de referencias fora do Resident Evil estamos assistindo "Alice no País dos Zumbis" onde Alice é a mulher adulta e a Rainha Vermelha é a garotinha, a Umbrela o coelho branco que atrai Alice para problemas e é claro o resto do elenco são os outros loucos sem importância!

O filme em si não são realmente filmes ruins, porém deixe que eu explique!

"Esse sim é o cara!"
Resident Evil a serie de filmes não é uma coletánia de filmes ruins na realidade, são até filmes de nível aceitavel, porém para muitos em especial os fãs, eles estão longe de chegar perto da qualidade esperada nos filmes.

Se for ver os filmes sem pensar em Resident Evil e os personagens que são colocados ele é um bom Enlatado. Para aqueles que não sabem "Enlatados" são filmes, series e similares que tem sucesso programado e tem uma grande simplicidade, neste ponto os filmes são enlatados de filmes de Zumbi e Ação, estando longe de qualquer clima de filme de terror.

As cenas de ação são o maximo da mentira e exagero em vantagem dos personagens.

Então porque um filme de genero de sucesso programado como esse também é por vezes visto como um filme ruim? Simples!

Não importa a mentira que você apresente em um filme, se o cenário do onde as mentiras ocorrem for um ambiente que os produtores conseguem nos convencer que aquilo é possivel então nós aceitamos esses acontecimentos. Exemplo disso incluem Matrix, vemos varios absurdos no filme porém o filme deixa claro que esses absurdos são possiveis, porque o cenário de matrix permite e a aceitação é boa.

Porque não ocorre o mesmo com Resident Evil? Simples em Resident Evil temos um cenário que muitos em especial os fãs conhecem MUITO bem. Sabemos que o NORMAL mesmo para os personagens que controlamos é que sejam individuos com habilidades HUMANAS, algo que mesmo no 1º filme não ocorre.

Recentemente em Resident Evil 4 Leon mostrou um certo aumento de suas habilidades, chegando num nível acima de um atleta olimpico, porém existem teorias de porque esse imenso avanço nas habilidades de Leon, mais mesmo Leon ou Wesker que realmente usou o virus para atingir um nível "superior" não é capaz de reproduzir os poderes sobrenaturas apresentados nos filmes. Isso gera algo similar a um conflito de realidades.

Para você poder entender melhor é como se um belo dia da sua vida, você olha-se pela janela e um porco começa-se a voar! Extremo? Pior que não! O filme gera esse efeito sobre os fãs, não existem motivos para um vírus conferir poderes sobrenaturais, aumento de capacidade física é possivel afinal o vírus faz exatamente isso afeta o corpo e um exemplo é dado em Wesker do que o vírus controlado pode fazer. Então de repente vemos uma porca matar pessoas com o poder da mente e manipular o fogo. Coisas que não fazem parte da realidade que você conhece!

Bem acabamos ai!

NOTA: 0 (Como fã da franquia Resident Evil) 3,5 (como filme enlatado)

Obrigado e See Yah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário