sexta-feira, 5 de abril de 2013

Guia de Sobrevivência a Demônios - Dia 01

 

Sunday's Melancholy

 

Depois de muitas semanas de estudos chegamos finalmente ao fim da parte teórica do nosso Guia de Sobrevivência! Agora vamos sobreviver! Esse é nosso primeiro dia como sobreviventes e falar sobre o primeiro episódio de Devil Survivor 2 - The Animation! E um detalhe importante, essa e todas as outras demais postagem irão contem spoilers pesados dos episódios, então só leia depois de ter visto o episódio!

"Depois de anos percebo que a toca do Hibiki imita um coelho... Isso é muito estranho."

Com muita expectativa que aguardava por esse episódio de Devil Survivor 2 - The Animation e logo de cara já tivemos todo o primeiro dia do jogo reproduzido em um único capítulo do anime, isso fez que com alguns eventos importantes como o encontro com Bai Suzhen no templo fosse pulado, mas  isso não atrapalhou nem um pouco o desenvolvimento do episódio e é esse tipo de ritmo que precisamos em um primeiro episódio de uma nova série animada e se vamos falar de ritmo, posso dizer que isso é algo que não faltou nesse primeiro episódio, sequer consegui piscar ou respirar e durante as cenas de ações fiquei segurando o meu fôlego! Ponto para Kishi Seiji! Mas como diria o nossa amiga Jack vamos por partes!

"Essa foto é do jogo ou do anime?"

Vamos falar primeiro da Devil Survivor 2 - The Animation do universo do jogo para a da animação,  que era algo que eu tinha muito medo como seria retratado e posso ficar feliz que isso não é algo que eu preciso mais me preocupar, já que nesse primeiro episódio vemos que foi tudo bem adaptado e bem retratato na animação, como por exemplo a interface do jogo que é utilizada inúmeras vezes como podem ver na imagem superior e na primeira da postagem, eles conseguiram dar um feeling  de como se realmente estivéssemos no jogo com pequenos detalhes como esses e a adição do nome dos lugares conforme existe uma mudança de cenário, assim como acontece no jogo.

 "Nunca vou me acostumar com o Hibiki coelho..."

Outra parte que também me preocupava é como eles iriam usar todo a parte do Sistema de Invocação a demônios, já que no jogo apesar de toda a parte de ser um app era algo muito abstrato e nem eu conseguia imaginar como eles iriam realizar isso no anime, principalmente na parte inicial onde tudo acontece muito aleatoriamente, mas ali está Seiji para me surpreender mais uma vez, usando um artifício que só é mostrado depois no jogo, os demônios que saem dos celulares de pessoas mortas e os atacam os protagonistas e também a parte de loading e repair e outros pequenos detalhes do programa de invocação de demônios deu um tcham a mais e ajuda o espectador com a sua suspensão de descrença

"Já estou vendo as comparações com Digimon se paroximando."

Quanto aos personagens, vamos a ordem reversa da aparição, temos The Anguished One aparecendo no final do episódio como um cliffhanger parece que ele será muito mais presente aqui do que no jogo, já que eu também achava um personagem muito interessante que você tinha poucas interações durante o jogo será muito bom ver ele ser mais aproveitado no anime e gostei também das mudanças do design dele, também já temos Yamato não mostrou a sua face mas já se mostrou o quanto badass ele é e a sua importância dentro da trama como o líder dos JPs e tudo isso apenas com uma única frase durante todo o episódio, quanto a Makoto acho que ela acabou sendo a personagem que mais acabou perdendo espaço com a forma da adaptação foi feita, já que muito dos eventos do primeiro dia que foram cortados estão relacionados a ela principalmente.

 "Os Septentriones também foram muito bem retratados."

Quanto ao trio de protagonistas nós temos Io que ficou muito bem caracterizada por Uchida Aya que conseguiu rrepresentar bem a personagem que é conduzida pelos eventos do jogo, eu apesar de achar as ações dela estranhas com as da personagem do jogo nos primeiros momentos ela seguiu muito bem a personalidade e o comportamento dela, Daichi também ficou muito legal e é sensacional as interações dele com Hibiki e a forma com que ele se relaciona com o protagonista e age da forma inconsequente assim como no jogo e por último e não menos importantes nós temos o nosso coelinho Hibiki que foi a adaptação mais diferente e é claro, já que ele é o avatar do jogador ele deveria se tornar alguma coisa no anime ou não, corria o risco dele ser apenas mais uma casca vazia como muitos outros protagonistas, mas ele acertaram na construção dele, ao contrário de Narukami Yu de P4 que era outro protagonista silencioso, Hibiki já começa o show com uma personalidade como por exemplo o relacionamento de bro com Daichi e a sua natureza descontraída, além de é claro já mostrou com um alto nível de empatia pela forma que lida com Io e também espírito de liderança e determinação durante os conflitos, achei até interessante em que muito dos dialogos ele dá respostas que são opções do próprio jogo, entretanto, existe uma grande diferença entre o personagem do jogo e do anime que eu não poderia citar a essa altura já que seria um spoiler, mas quem jogou o game sabe muito bem do que eu estou falando, afinal Hibiki não é Kazuya.

 "Excelente sacada com o perfil dos personagens durante os eyecatch."

Quanto a parte técnica, acho que posso apontar essa única como onde existem falhas gritantes e vemos que a Atlus investiu mais na equipe do que na produção em si, já que existem inúmeras inconsistências da animação dos protagonistas, do cenário e personagens de fundo e isso fica bem claro entre as transições ridículas de personagens em 2D virando modelos 3D porcos na mesma cena e são muitas cenas onde isso acontece ao longo do episódio, mas só o fato de usarem modelos 3D quase sempre para preencher o fundo com personagens é algo que dói o estômago de tão feio e ridículo que é, para quem não sabe é muito mais barato usar essa animação 3D do que a tradicional 2D, por isso temos um uso pesado e ridiculamente feito delas, quanto aos cenários eles também não são bem executados mas não prejudicam na imersa e não preciso nem sequer falar a respeito do design dos protagonistas ou da base dos JPs, mas algo é claro  Devil Survivor 2 - The Animation é um anime de baixo orçamento.

"Ai! Meus olhos doem de tão feio que essa animação é."


Mas um bom diretor sabe o que faz com pouco orçamento e outro ponto para Seiji que aproveita o pouco recurso que tem e o utiliza no momento certo, que são nas cenas de ação onde não foram poupado esforço e temos cenas muito bem dirigidas e produzidas que empolgam o espectador, e que ao contrário de algumas outras cenas são um verdadeiro colírio para os olhos de quem assiste o anime e posso dizer que essa são as melhores partes e são o principal motivo para aqueles que procuram um motivo para assistir Devil Survivor 2 além da excelente história, também não podemos esquecer do trabalho de Nakagawa Kōtarō que é um homem que sabe muito bem trabalhar com baixo orçamento e se provou isso mais uma vez com as excelentes trilhas que criou para os momentos de batalha e para os de tranquilidade.

"Byakko é um demônio de nível 52 e os outros do episódio eram de nível 2."


A conclusão final sobre Devil Survivor 2 - The Animation é que ele não decepciona e é um anime que deve ser acompanhando semanalmente! O anime atendeu as minhas expectativas e até excedeu durante as cenas de ação e acho que ainda tem muito trama ainda ser explorado, personagens  a serem apresentados, e como será que funcionara a Auction House ou o sistema de fusão demônios e o Fate System? E a pergunta mais importante: Onde está a Airi? Espero que a série tome um ritmo mais dosado daqui para frente para podemos nos aprofundar nos personagens como parece que será o caso da Io no próximo episódio e que também que teremos uma série de dois cours.


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