domingo, 2 de março de 2014

1001 Animações para ver antes de morrer! Do 11 ao 20!



Uma missão impossível? Talvez, mas nós iremos continuar essa lista até o dia de nossa morte! Então, vamos ao infinito e ao além! Só antes de começar vamos lembrar novamente que esse não é um dos nossos TOPs é apenas uma listagem de animações que você deve assistir antes de morrer!

11 - SilverHawks


Talvez não o mais memorável de todos, talvez também não o melhor, mas SilverHawks tem a melhor de todas as aberturas dos desenhos animados dos anos 80~90, até hoje acho aquele solo do guitarra fantástico e os efeitos sonoros são fantásticos, até hoje quando eu vejo um falcão piando eu lembro do Falcão Biônico.

O desenho muitas vezes é comparado a ThunderCats, pelas similaridade na história e na temática, o que faz muita gente dizer que SilverHawks copiou ThunderCats, mas muito se enganam já que, SilverHawks é uma sequência de ThunderCats, feito pelo mesmo estúdio e lançado logo ao final do desenho.

Mas a verdade é que realmente as duas animações são bem parecidas e SilverHawks acaba sendo uma versão no espaço e com poderes biônicos de ThunderCats.



12 - X-Men



Em nome de Odin, não confundam esse X-Men com X-Men Evolution ou Wolverine e Os X-Men, aqui estamos falando de X-Men: A Série Animada, dos anos 90.

Não querendo desmerecer as outras séries (que talvez irão aparecer bem mais para frente na nossa lista), mas essa é a melhor de todas animações de X-Men, se não a melhor na história dos quadrinhos, ela é excelente porque é muito fiel aos quadrinhos, tanto que os personagens usam os uniformes do mesmo arco que estava acontecendo no quadrinhos, e além de foi uma excelente propaganda, já que fez com que várias pessoas passassem a conhecer a franquia X-Men, que é meu caso.

Eu não conhecia X-Men até ver o desenho e fiquei impressionado com as cenas de ações da animação e os vários poderes diferentes que cada mutante tinha, apesar de eu não perceber na época, a série trata vários temas mais adultos, fazendo a série conseguir agradar um grande espectro de faixa etária de espectadores.

Poderia falar muito mais de X-Men, mas também vale um post, só deixo aqui minha revolta pela Jubileu não parecer em nenhum dos filmes em live action da série!



13 - Cavalo de Fogo



Cavalo de Fogo é outro clássico dos anos 80~90, aqui nós temos a história de Sara que é um garota de 13 anos de idade, que descobre que é ela é a princesa de um reino extraplanar e uma entidade conhecida como "Cavalo de Fogo" a leva para esse reino onde ela deve combater a maligna bruxa Diabolyn que usurpou o seu trono.

Cavalo de Fogo não foi um desenho que me marcou muito, já que sempre me pareceu ser um daqueles desenhos para as "meninas", entretanto, conforme você vai envelhecendo você começa a perceber algumas coisas bizarras, como por exemplo o fato do Cavalo de Fogo, na verdade ser um Pesadelo, uma criatura fantástica que é um Cavalo Demoníaco que solta fogo e voa, ele lembra algum personagem...? Sem contar que ele levava Sara para um outro PLANO onde quem reinava era Diabolyn, ou seja, o outro mundo era o Inferno.

Existem várias teorias bizarras sobre Cavalo de Fogo, mas acho que isso vale um outro post, mas fica a lembrança que é um ótimo desenho para assistir hoje em dia, já que você pode viajar nas possíveis teorias.


14 - Super Patos



Uma série mais contemporânea, o Super Patos era um desenho que passava nos anos 90 no finado Disney Cruj e que era uma viagem louca da ácida, na história do desenho um grupo de patos antropomorfos de OUTRA DIMENSÃO, foi banido do seu mundo natal por uma guerra contra uma raça reptiliana e chegaram na Terra, e o que eles decidem fazer? Jogar hockey.

Além de jogar hockey, os Super Patos também enfrentam os invasores reptilianos que o perseguem enquanto tentam descobrir uma forma de volta para o seu plano natal.

O engraçado que todo o meu conceito de hockey no gelo surgiu com esse desenho e me fez até gostar e querer saber mais do esportes, além disso, os Super Patos são um time de real de hockey no gelo, mas obviamente os jogadores do time não patos.


15 - Beast Wars: Transformers



Talvez esse deveria ser um desenho em uma lista para você não assistir, já que ele foi uma das primeiras animações para TV que era completamente feita em CGI e por isso ficou um pouco datada, mas nem por isso Final Fantasy VII passou a ser um jogo ruim? Não é?

A série conta uma história paralela do Transformers tradicionais, onde após saírem de Cybertron, os Predacons e os Maximals chegam a um planeta deserto e ali assimilam a sua forma sintética com o material genético dos animais que existiam nesse planeta, assim assumindo a forma de animais robôs, fugindo da temática padrão de veículos da série, a animação era muito surpreendente para época já que o CGI não era algo que estávamos acostumados a ver na época e tinha uma história interessante, com referências a animação clássica e algumas reviravoltas.

Um dos detalhes, é que esse foi o meu primeiro contato com a franquia Transformers e eu achava que o certo era eles se transformarem em animais e não em veículos, por isso até hoje eu não aceito o fato do Optimus Prime ser um caminhão e não um gorila.


16 - Inspetor Bugiganga



Um clássico dos anos 80, Inspetor Bugiganga conta as desventuras de um atrapalhado detetive que após sofrer um acidente é transformado em um ciborgue com várias engenhocas embutidas no seu corpo e ele tenta proteger a cidade das mãos do maligno Doutor Garra.

O desenho seguia basicamente uma fórmula "Pokémon" onde a mesma sucessão de fatos ocorria durante o episódio e apenas o contexto era alterado, como por exemplo, Bugiganga nunca conseguia resolver o problema mesmo com suas engenhocas e sempre sobrava para Penny, a sobrinha dele, para conseguir resolver os casos.

Uma pequena curiosidade que essa trama básica é muito parecida com outro grande hit dos anos 80, o Robocop! Só mais velho eu parei para perceber que basicamente o Inspetor Bugiganga é uma versão de comédia pastelão do Robocop!


17 - Denis, o Pimentinha


Essa para quem não sabe é uma adaptação de uma série de tirinhas para os jornais americanos dos anos 50, ou seja, hoje o Denis já tem mais de 60 anos! Acho que ele não consegue mais fazer as suas travessuras não é? Os quadrinhos fizeram tanto sucesso que foram adaptados para uma série em live-action e só depois nos 80 acabou virando desenho animado!

Na série acompanhando a história de um menino de macacão vermelho chamado Denis, que tem como passatempo favorito atormentar o pobre dia do Senhor Wilson, o seu vizinho, com as mais diversas travessuras possíveis e impossíveis.

Hoje em dia olhando em retrocesso, deixo até de achar as travessuras do Denis engraçadas e fico com pena do Senhor Wilson que só queria curtir a sua aposentadoria em paz.


18 - Corrida Maluca



Aqui nós temos uma das obras primas de Hanna-Barbera, Corrida Maluca! Talvez a segunda corrida mais assistida dos anos 70, só perdendo para a Fórmula Um! O desenho contava a história de um torneio fictício de corrida, ondes os participantes usavam os veículos mais mirabolantes possíveis e onde o vilão Dick Vigarista tentava de todas as formas possíveis trapacear atrapalhando os outros corredores com várias armadilhas mirabolantes que nunca davam certo.

O legal da série é que todos os carros eram personagens e cada um tinha uma habilidade mais maluca do que a outra e você sempre queria ver outro episódio qual seria a nova habilidade que eles iriam mostrar, sem contar que várias personagens tiveram seus próprios spin-offs ou já eram personagens de outras animações do estúdio, então acabava sendo uma espécie de cross-over maluco com vários personagem de Hanna-Barbera!



19 - As Aventuras de Tintin


Se você não conhece Tintin, por favor pare tudo que você está fazendo nesse momento, inclusive respirar, e vá assistir e/ou ler Tintin! Hoje em dia considerado uma obra cult, Tintin foi criado pelo cartunista belga Hergé, nos anos 20 e teve as suas histórias compiladas em diversos álbuns que deram origem a animação dos anos 90, que foi exibida pela TV Cultura aqui no Brasil.

Tintin conta a história de um jovem repórter homônimo e do seu fiel cachorro Bilu, eles viajam ao redor do mundo em busca de aventuras e acabam se envolvendo em altas confusões! Tintin é um desenho excelente, já que para as crianças ele tinha aventura, ação e mistério, era um desenho bem dinâmico e inteligente, já que o seu roteiro era muito bem escrito e ele não tratava o espectador como um ignorante, entretanto, o desenho era muito sútil e nele há outras camadas que nós apenas conseguimos perceber hoje em dia, como por exemplo, um dos episódios fala a respeito do tráfico do ópio, que era um mal da época em que os álbuns originais foram escritos.


20 - Onde está Carmem Sandiego?



Carmem Sandiego foi exibido aqui no Brasil na década de 90 pela Globo e conta a história de uma Ladra chamada Carmen Sandiego que viaja o mundo inteiro fazendo os roubos mais mirabolantes possíveis e enquanto isso a agência de detetives ACME (sim, é uma referência a Looney-Toons) tenta encontrar em que lugar do mundo ela está e impedir os seus assaltos.

Uma curiosidade é que Carmen Sandiego é praticamente o que hoje nós conhecemos do arquétipo do Kaitō da cultura de anime/mangá japonês, que retrata aquele Ladrão Nobre, que possuí um código moral, é justo e tem até uma certa bondade e por isso não acaba sendo uma pessoa detetável como os demais ladrões que apenas roubam por pura ganância, no desenho Carmen roubava muito mais pelo desafio do pela ganância.

Outro detalhe é que Carmen Sandiego era originalmente um jogo de computador! Talvez tenha sido a adaptação de um jogo ocidental de computador mais bem sucedida entre os desenhos, ou até mesmo em qualquer outro tipo de mídia!



Ainda mal começamos o nossa lista de 1001 Animações, mas já acho difícil ela ser concluída antes do fim do ano, já que seguindo o ritmo de 10 por postagem, iremos precisar de pelo menos 100 posts para concluir a nossa saga e nosso humilde blog não chegou ao esse número em sua existência desde 2011, mas espero que nós terminemos antes das Olimpíadas de 2016! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário