segunda-feira, 24 de março de 2014

Dragon's Crown Review

Uma review cheia de personagens anatomicamente improváveis!

"Todo o grupo deveria começar na mesa da taverna!"

Dragon's Crown já foi indiretamente mencionado na review da versão de Arcade de Dungeons & Dragons, que você pode comprar hoje em dia na PSN e outros locais a preços suaves.

Curiosamente existe um motivo para a semelhanças entre Dragon's Crown e Dungeons & Dragons de Arcade, ambos foram feitos pela mesma equipe embora a equipe trabalhe agora para a Vanillaware e não para a Capcom.

Dragon's Crown tem muitos traços de seu antecessores, Dungeons & Dragons e Princess Crown outro jogo produzido pela equipe principal da atual Vanillaware, antes dela ser formada oficialmente.

Aspectos:

Dragon's Crown pode chamar sua atenção por um dos três motivos!

1- Por se tratar de um jogo que mescla o clássico jogos de aventuras alá Tartarugas Ninjas e Street of Rage com RPG.
2- Por conhecer o belo trabalho de arte que a Vanillaware faz com seus jogos.
3- Pelos imensos peitos da feiticeira...

Bem, se não for por isso uma olhada nessa review pode ajuda-lo a dar uma chance a esse jogo! Vamos aspectos do jogo!

1º- Jogabilidade!

O jogo é muito parecido com os clássicos jogos de beat up com elementos de rpg. Você avança por um mapa linear, derrota inimigos e no final de cada masmorra, derrota um Chefão!

Se tratando no entanto de um descendente de Dungeons & Dragons, ele possui diversos inimigos para enfrentar. Passagens secretas, itens para encontrar e baús de tesouros. Fazendo com que mesmo os curtos corredores de uma masmorra devem ser explorados com cuidado, especialmente em sua versão para PSVita que permite você utilizar o TouchScreen para encontrar itens escondidos.

Você pode andar para cima para baixo, saltar, atacar, usar itens de cura, que conjura magia e outros. Os controles são excelentes e não é difícil aprender a jogar, além de não te obrigar a jogar a fase tutorial.

Cada personagem do jogo possui um estilo de jogo e um grau de dificuldade, sendo o Cavaleiro o personagem mais fácil de controlar e o Mago e a Feiticeira são os mais difíceis.

Além de serem diferentes, cada personagem possui uma arvore de habilidades próprias, o cavaleiro possui muitas habilidades para ligar combos e aumentar a quantidades de golpes em uma sequência, feiticeira possui diversas magias com efeitos diferentes desde transformar oponentes em sapos, a criar comida (que serve para curar dano sofrido) e magias de proteção e ataque.

2º- Gráfico!

Embora muitos personagens tenha aspectos físicos improváveis, todos os cenários são incrivelmente bem feitos, como obras de artes, muitas parecem pintadas a mão. Os monstros são também muito bem feitos e trabalhados, muitos deles extraídos dos clássicos Dungeons & Dragons, incluindo os homens-lagartos, Beholder também conhecido como Observadores e outros.

Os efeitos de animação são também bastante ricos e detalhados, especialmente no que diz respeito ao balançar dos peitos das donzelas. Os efeitos visuais são simples, mais muito bem feitos especialmente os da magia, embora as vezes caso muitas magias sejam lançadas ao mesmo tempo, fique difícil descobrir onde você está!

3º- Diversão!

O jogo é tremendamente divertido, seja jogando sozinho, com a ajuda de NPCs com com colegas pela internet. Explorar as masmorras, encontrar suas passagens secretas e atingir o level 99 pode ser bastante desafiador.

Durante sua primeira vez, o jogo pode ser consideravelmente tranquilo de ser terminado, mais quando o jogo vai para o modo difícil, inimigos antigos com movimentos melhores, mais resistêntes e com mais vida começam a aparecer.

Mesmo voltar numa masmorra que você já tenha ido, os inimigos as vezes podem trocar sua posição ou quantidade que aparecem. Então não sempre que você irá prever o que está por vir.

Oferecendo um desafio que progride com seu personagem, o jogo é bastante divertido, embora ele impeça que você deixe tudo fácil demais, impedindo que você atinja certos level em uma dificuldade, impedindo que você vença o final boss facilmente.

Os Personagens


"Cavaleiro, Forte Resistente e fácil de usar!"
Conhecido como Fighter, ele utiliza espada e escudo. Ele pode usar o escudo para defender-se de ataques físicos e mágico. Terminar o jogo com ele é bem simples, capaz de causar dano massivo constante e grande resistência. As habilidades dele são principalmente visadas para defletir e até refletir ataques a distância, proteger aliados, atrair a atenção para si e aumentar a sequência de seus combos. Ele é considerado fácil de usar.
Trivia: A constituição física do guerreiro é muito parecida com dos Berserks de Odin Sphere.

"Veja como meus músculos são grandes e minha cabeça é pequenininha!"
O anão é considerado por muitos uma alternativa mais "Durona" ao cavaleiro, ele possui muitas habilidades para torna-lo melhor na ofensiva e defensiva. Sua habilidade especial é erguer inimigos e objetos e lança-los, muito útil para impedir que inimigos se aproximem de seus companheiros. Ele é capaz de reduzir mais o dano que o guerreiro e é capaz de resistir mais a ser derrubado ou desarmado que o guerreiro. Embora seja considerado moderado, ele não difere muito do guerreiro em termos de jogo e uso.


"Beleza, força e Biquini-Mail"
A Amazona não é muito diferente do Guerreiro ou do Anão, ela é orientada para o combate corpo-a-corpo, sendo mais ágil que os dois primeiros. Ela é menos resistente que o anão ou o guerreiro, mais é bastante forte, usando uma arma de duas mãos, ela causa bastante dano, toda vez que ela atinge um inimigo é possível que ela entre em modo Berserk, aumentando o dano dela e sua velocidade. Ela possui a habilidade de bloquear ataques do guerreiro, no caso dela ela bloqueia o ataque com a arma útil para manter o ataque contra inimigos que não ficam atordoados facilmente. Ela como o anão é considerado moderado, mais ela é quase tão fácil de usar quanto o guerreiro.
Trivia: Amazona é muito parecida com Raijin de Muramasa, ambas são mulheres fortes com grande acentuação na bunda.

"Arco, flechas e um pouco de magia"

A elfa é a única personagem que utiliza arma de longo alcance durante todo o jogo, embora o mago e a feiticeira utilizem magias, ela é efetivamente a única que usa uma arma. Quando se usa a elfa, é normal que alguns inimigos deixem flechas caírem no chão e as vezes aljavas inteiras, pois ela utiliza as flechas dela, portanto ela possui um limite de ataques. Quando sem flechas a elfa ataca usando chutes principalmente. Usar a elfa pode se mostrar muito desafiador, é necessário que cuidado ao usar as flechas e algumas habilidades dela são fortes.
Trivia: O estilo de luta da elfa é similar a de Rena de Elsword e Lire de Grand Chase, ambas são elfas e chutam além de usar arco.

"Como D&D é fraco no inicio e monstruoso no fim!"
O mago é o mais fraco e depois o mais poderoso personagem de Dragon's Crown. Enquanto no inicio o mago tem poucas magias e depende quase totalmente do cajado magico. Capaz de conjurar fogo, gelo e raios, o mago pode ter facilidade com inimigos menores sem usar sua verdadeira magia a guardando para os chefões, porém, quando você passa do normal para o Hard, isso se mostra mais difícil de manter, os inimigos vão se tornando fortes e você precisa começar a considerar mais qual elemento é mais adequado para cada fase e chefão que vai enfrentar pela frente. O mago e a feiticeira adquirem habilidades que são guardadas em livros (grimórios), essas habilidades tem um limite de uso por masmorra e são restaurados quando volta a cidade, isso força o jogador a ser cauteloso ao usar magias e quais utilizar e aprender. Uma vez que existe um limite de pontos de habilidade a serem distribuídos e as magias mais poderosas só são liberadas após muitos leveis.
Trivia: A aparência do mago parece baseada no personagem de Dragonlance Raistlin Majere.

"Cuidado esse sapo já foi alguém como você!"
Feiticeira é a personagem mais chamativa de Dragon's Crowns. Ela não é muito diferente do Mago, mais ela é ainda mais difícil de utilizar, embora tenha suas magias ofensivas, elas são mais fracas que a do mago, ela fica melhor para suporte, possuindo muitas magias de apoio e podendo formar um pequeno exercito de esqueletos por reanimar os ossos encontrados nas masmorras. Graças a sua habilidade de transformar oponentes em sapo e pedra a torna muito popular entre os jogadores no modo inferno. Ela lentamente regenera sua mana sem precisar se concentrar e isso a torna útil em batalhas mais intensas.
Trivia: Ela é muito parecida com a personagem principal de Grim Grimoire um dos 1º jogos da Vanillaware. Ela tem algumas similaridades com Kongiku de Muramasa, ambas tem peitos imensos e soltam uma risadinha parecida.

"E o apoio"
Como jogador de RPG fico triste que não esteja disponível para jogo a classe ladino ou ladrão, mais sempre com seu personagem você é acompanhando do jovem ladrão Rannie, ele acompanha você e foge nas horas das lutas, ele irá recolher itens deixados no chão, pode abrir portas trancadas e desarmar armadilhas, ele sobe de level conforme abre caixas de tesouros e porta, quanto mais alto o seu nível, mais difícil é para ele abrir um tesouro com armadilha. Tiki é uma pequena fadinha encontrada bem no inicio do jogo, embora seja dita ser muito útil, ela mantém pouco uso real em jogo, ela aponta a direção e as vezes senta sobre baús de tesouros.

Outras Coisas:

Eu demorei muito para fazer a review de Dragon's Crown porque eu queria descobrir todos os Easter Eggs do jogo. Ou seja todos os segredos, caso você não tenha problema com spoiler e como eu queira descobrir eles por conta própria, então terminamos aqui, caso contrário continue lendo!

Jogo está repleto de referencias a jogos de RPG, filmes de tema medieval e outros.

"Reconhece esse cara? Se reconhece já riu bastante!"

O jogo é cheio de referencias aqui vão alguns deles, de forma rápida e sutil.

The Hermit Florest - Esse personagem encontrado em Lost Woods, utiliza um crânio de bode sobre a cabeça e segura um cajado com uma pequena chama... não conseguiu reconhecer? E se eu disser que ele considera que enfrentar um Beholder é o caminho dos covardes e um coelho o caminho da gloria? Reconheceu? Não? Então você nunca viu Monty Python e o Cálice Sagrado, essa é uma referência a Tim, O Encantador. Um mago que guia Rei Arthur e seus cavaleiros para enfrentar o terrível monstro que vive na caverna.

Killer Rabbit - Não entende como um pequeno coelho branco pode ser um dos chefes mais fortes do jogo? Bem, novamente você não viu Monty Python e o Cálice Sagrado. Nesse filme Tim diz que o terrível coelho que vive na caverna é um perigoso monstro, incrédulos com o dito, os cavaleiros atacam o coelho e são mortos por ele que os mata ferozmente. Em Dragon's Crown esse monstro terrível foi restaurado a sua glória, ele é feroz, mortífero e selvagem. Caso não seja derrotado logo, cavaleiros irão aparecer e começar a atacar o coelho, sendo destruidos no processo, uma caixa de bombas irá aparecer com eles isso é uma referencia a Santa Granada de Mão, usada para matar o coelho no filme.

Roland, O Bravo - Um bárbaro que trabalha sozinho capaz de derrotar um pequeno exercito sozinho, totalmente inspirado em Conan, O Bárbaro.

Rickey, O Aprendiz de Magico - Esse pequeno rato aparece no labirinto, onde ele pede ajuda ao heroi para resolver os problemas lá. Além de ser um rato ele está usando um chapeuzinho azul com estrelas nem um pouco parecido com um certo rato cujo nome é bem parecido com o de Rickey, trocando o R por M.

Medusa - A aparência que ela possui nesse jogo é similar a da Medusa do Filme Fúria de Titãs original.

Dragonlisks - É um monstro similar a um velociraptor, ele cospe fogo, se você se lembra disso, você viu isso em Golden Axe. E como em Golden Axe, você pode montar nele! Yeah!!!

Se por acaso deixei passar algum, comente deixe ai o que você encontrou que eu não encontrei!

Até a próxima vez, então See Yah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário