quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O que ocorre com a Konami?






Konami... aahhh Konami... além desse lindo logo vermelho que chega a causar cegueira... a maioria das pessoas pensa em Konami e lembra de...

Metal Gear, Castlevania, Jogo de Futebol, Contra e talvez... o infame Konami Code!


A algum tempo já tem andando por ai rumores que a Konami está morrendo... que a Konami está deixando o ramo dos games, que não haverá mais Castlevania, Metal Gear e etc, etc e etc...

Tudo isso começou por conta disso aqui...


Hideo Kojima foi separado de sua obra tão aclamada o Metal Gear. Outros membros importantes ligados a jogos clássicos também andaram "desaparecendo" de suas empresas. Outro conhecido membro da Konami responsável por criar um dos melhores Castlevanias de todos os tempos, começou um Quickstarter para criar seu próprio jogo usando os conceitos de Castlevania mais com nova roupagem. Como ocorreu com o criador do Megaman... ou Rockman se preferir...



Porém, estou escapando do assunto. O ponto é a Konami e o final de suas séries de jogos tão aclamadas. E eu estou aqui... nem acredito que vou falar isso... para proteger a Konami... eu não devia mais eu vou...


A Konami é uma empresa japonesa com foco em entretenimento! Lembrem bem disto ok? Com centenas de marcas associadas a seu nome, não apenas jogos de video-game, como card games, maquinas de pachinko entre outros... que eu não tenho tanta certeza porque eu não sou japonês... não vivo lá.


Porém, mesmo não vivendo lá e tendo pouco contatos que vivem lá... sim eu tenho meus contatos. Eu sei que pelo menos no requisito jogos, a algum tempo a Konami não consegue engatar nenhum GRANDE sucesso.

Você pode dizer... mais e quanto a Metal Gear com o Raiden? Ou Castlevania Lord of Shadows? Ou...

E eu digo pare ai mesmo, pois existem diferenças entre uma boa vendagem e um sucesso. Vamos colocar um exemplo para você ter uma ideia, ok?

Veja: Você tem uma empresa que se divide em 3 partes... (apenas um exemplo ok?)
Parte 1 - Dedicada a jogos eletrônicos com uma das maiores equipes dedicadas da sua empresa e com vários grandes nomes nela.
Parte 2 - Dedicada a jogos não eletrônicos, contém dois grandes nomes e uma equipe relativamente menor.
Parte 3 - Dedicada a jogos de azar, que não tem nenhum grande nome e uma equipe mediana.

O que estaria ocorrendo na sua empresa se você fosse a konami seria que:

Parte 1 - Dedicada ao jogos estaria fazendo BONS jogos, mais com venda padrão. Eles se pagam geram algum lucro... porém, você ainda tem que pagar pelos grandes nomes que estão na equipe!
Parte 2 - Por sua vez estaria mantendo seus lucros numa boa média. E com apenas só 2 grandes nomes nela você não precisa se preocupar tanto...
Parte 3 - Por sua vez estaria sempre com altos lucros e praticamente sem nenhum grande nome a ser pago.

Claro que isso não se inclui exatamente ao ocorrido com Hideo Kojima. Mais tente entender que é normal uma empresa não colocar para frente marcas que não estão gerando lucro bruto.

Isso significa que a Konami é uma mercenária, sem coração e só pensa em dinheiro?

Não necessariamente. A menos que eu tivesse alguém lá dentro pra me dizer tintin por tintin do que ocorre lá dentro eu não posso dizer que ela é uma empresa mercenária. Ela é uma empresa lógica...

Se os jogos estão vendendo pouco, nós reduzimos a qualidade e o custo de desenvolvimento dos jogos, se a produção de um jogo não está gerando a renda necessária, porque continua-la?

Porém, não tema, pensando que a Konami morreu! Empresas mortas não continuam lançando coisas que seus fãs gostam...


Yu-Gi-Oh! uma das muitas franquias que vivem embaixo da asa da Konami continua firme e forte como nunca no japão! A pouco tempo revelei que a Konami reviveu o "Favorito de muitos" Red-Eyes B. Dragon com uma massiva quantidade de cartas para ele que tornaram seu deck incrivelmente procurado não só no japão como no ocidente, tanto que uma de suas cartas sai a mais de 100 reais!

E novamente eles repetiram a dose, dessa vez revivendo o Black Luster Soldier outro monstro favorito de antigamente que vai receber seu review no mês que vem. Reaproveitando o conceito de Ritual e sua ligação com Gaia das séries originais de Yugioh!


E não apenas cartas de antigamente estão sendo revividas, mais cartas da geração 5D's em especial Red Dragon Archfiend que recebeu recentemente uma avalanche de suportes que finalmente o colocam de igual com seu rival Stardust que também tem ganhado novas cartas.

Claro que isso é apenas do Card Games e o futuro dos jogos Eletrônicos parece sombrio, não podemos dizer nada com definitivo até que ocorra! Pode ser que isso seja apenas um efeito colateral do tempo... outras companhias tiveram que encerrar suas atividades por não conseguir acompanhar a mudanças dos jogos... ocorreu com a fabricante do lendário Double Dragon, acidentes comerciais muitas vezes tiram empresas fortes de sua posição como ocorreu com a Sega.

Eu não sou um especialista em negócios e nem posso dizer que metade do que eu disse aqui é de completa confiança, pois me baseio no meus próprios pontos de vista e experiência com o mundo dos jogos.

Mais lembrem a Konami é uma empresa com foco em entretenimento, precisa ter lucro e é natural por mais triste que seja que ela venha dar menos importância a seus jogos eletrônicos.


De qualquer forma não adianta argumentar agora. Vamos esperar para ver o que ocorre com as franquias congeladas da Konami... vai que um dia cai em domínio publico por falta de uso.

O que eu acho da Konami? Não acho nada pra dizer a verdade... vai que essas noticiais são só pra chamar atenção? Porque não? Então é isso fiquem de boa por ai... não crucifique o próximo jogo da Konami porque não tem Kojima nele... crucifique ele se ele for ruim ou mal feito mesmo!

See Yah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário