domingo, 9 de agosto de 2015

Os 5 Melhores e Piores Pais dos Animes!

Em homenagem ao dia dos pais, vamos fazer uma rápida lista sobre os melhores e os piores pais encontrados nos animes, já vou deixar claro que os pais apresentados são pais que tem alguma importância real na história do anime ou que sejam personagens recorrentes ou seja não apenas contam sua trágica história e depois raramente ouvimos falar deles, pais que fizeram algo ruim e nunca aparecem ou que só são mencionados e nunca aparecem não serão incluídos nessa lista, ok?  Prontos? Vamos começar dos melhor para o pior!


O melhor pai dos animes é...

1 - Furukawa Akio (Clannad)


Clannad é um anime que dificilmente entraria na lista de animes que eu diria que é meu favoritos, mais sua história e personalidade dos personagens são num mínimo MUITO bem trabalhados.

Vamos falar um pouco do nosso vencedor de pai desse ano. Akio é pai de Nagisa e casado com Sanae! Ele trabalha numa padaria para deixar sua Sanae feliz que acredita fazer bons pães, quando normalmente ela apenas os queima. Ele é um segundo pai para Tomoya durante a série por mais que normalmente fique o trollando mesmo.

Ele as vezes age de forma dura com as pessoas, mais em geral é bondoso e gentil. Mesmo sendo pai ele nunca deixou isso mudar sua personalidade ou jeito de ser, entre suas atividades fora a família ele geralmente é visto jogando beisebol com crianças e sendo um fã de Gundam. Pode parecer injusto coloca-lo em primeiro lugar, pois, ele foi criado quase que para ser um exemplo de um bom pai. Mais fazer o que?

2 - Maes Hughes (Fullmetal Alchemist)


Se você já viu Full Metal Alchemist, sabe que esse sujeito é um dos melhores pais dos animes, como Akio, ele não só demonstra grande amor por sua família e grande carinho por ela, como torna-se figura paterna para os protagonistas os Irmãos Elric.

Mesmo amando sua família, desejando sempre a segurança deles em primeiro lugar, ele nunca deixou de cumprir com sua promessa com Mustang ou deixou de colocar sua vida em risco a fim de ajudar seus companheiros e amigos.

3 - Tatsuo Kusakabe (Meu Amigo Totoro)


Embora a história de Meu Vizinho Totoro seja focada nas meninas e no sujeito que aparece no Toy Story 3 que qualquer um que se diga otaku deveria saber o nome! Tatsuo Kusakabe sempre chamou minha atenção por ser um puto de um pai foda. Ele é um professor e além de cuidar de suas duas filhas pequenas, ele ainda cuida de sua esposa que precisa ficar em um hospital para ser tratada. Porém, não se trata de apenas ser um pai dedicado e prestativo, mais sim pelo modo como cria suas filhas, enquanto a maioria das vezes que você vê em qualquer série, crianças falando sobre criaturas estranhas ou algo fora do normal, a coisa mais comum aos pais é ignorar ou agir como se a criança estivesse mentindo, ele por outro lado "acredita" em suas filhas e as incentivas a estimular sua curiosidade e a explorar a vizinhança, um local seguro e pacato que crianças normalmente não teriam muito o que fazer.

4 - Joseph Joestar (Jo Jo Bizarre Adventures)


Joseph entra na nossa lista em segundo lugar, porque é um dos poucos personagens que efetivamente passou a bandeira de protagonista para seu frente e além de não fazer sombra ao longo da história, não deixou de mostrar que era uma importante figura paterna e um marido dedicado.

Como ocorre com Akio, Joseph mudou relativamente pouco de sua juventude para sua fase mais "idosa", mais ele não deixou a idade ou suas inúmeras responsabilidades realmente muda-lo.

Além, disso ele se demostra ser não apenas um "pai" dedicado, mais um avô e figura paterna para o grupo de Star Brigade. Isso deu a ele o direito de chegar ao quarto lugar como um dos melhores pais!


5 - Piccolo (Dragon Ball Z)


A maioria dos pais aqui citados tiveram ou pai neutros ou desconhecidos e por isso a sua educação para educar e criar uma criança é desconhecida e por isso Piccolo toma o quinto lugar.

Piccolo ou Piccolo Jr. nasceu de Piccolo Daimaoh e cresceu sozinho tendo em parte o conhecimentos de Daimaoh e um objetivo, destruir Goku, porém, ele mesmo se desenvolveu diferente do esperado pelo Daimaoh devido as ameaças que surgiam no planeta. Porém, a ignição de sua mudança foi seu contato com Gohan. Diferente do que se esperaria de um ser que nasceu e cresceu sem nenhuma supervisão, amor ou carinho. Por seu jeito severo e exigente durante o treinamento marcial que impôs sobre Gohan, era similar ao estudos forçados que sua mãe impunha nele, essa aproximação de figura de respeito desenvolveu em Gohan uma figura paterna de maior respeito por Piccolo do que por Goku.

E o respeito e admiração que Gohan nutre por Piccolo afeta Piccolo fazendo com que ele contra suas próprias expectativas decida cuidar dele como filho, vemos ao longo da série que Piccolo tem verdadeiro orgulho por todas as realizações e despertar de potencial que Gohan demonstra, mesmo após esse ficar mais velho. As ações de Piccolo a partir dai sempre são voltadas para o bem estar de Gohan e isso fornece a ele o lugar dele nessa lista, mesmo nunca tendo sido pai de verdade.

E agora os piores são...

5 - Genma Saotome (Ranma Meio)


Embora completamente hilário, é impossível não colocar Genma na lista dos piores pais encontrados no anime, diferente de como fiz a parte dos melhores pais que dei uma descrição breve de porque eles entraram na lista, aqui vou colocar apenas os erros mais notáveis desses pais. E Genma começa bem, ele usou seu filho como moeda de troca para conseguir coisas mais de uma vez, impôs treinamentos loucos ao ponto de deixar seu filho com trauma severo contra gatos, não tem qualquer respeito por seu filho ou a maldição que caiu sobre ele, apalpa os seios do filho quando está transformado em mulher e por ai vai.

4 - Charles zi Brittania (Code Geass)


O que dizer desse sujeito... só tem um verdadeiro motivo pelo qual ele se encontra nesse lugar da lista. Famílias ruins tendem a gerar pais ruins. Ele chegou nesse ponto numa família que constantemente matavam uns aos outros pelo direito de sucessão, uma pessoa dessas nunca seria um exemplo de pais, mais suas atitudes durante a série permitem a ele um lugar de respeito aqui!

3 - Mitsumasa Kido (Saint Seiya - Cavaleiros do Zodiaco)


Eu sei, no anime não é mencionado isso, porém no manga é, Mitsumasa Kido, teoricamente seria pai de todas as crianças "adotadas" que vieram a tornar-se os Cavaleiros de Bronze. Mitsumasa conscientemente lançou seus filhos para treinamentos sobre-humanos, os fez passar por provações terríveis, para conseguir as armaduras de bronze a fim de proteger sua filha que seria a reencarnação da Deusa Athena, isso até que faz sentido... porém, vamos ver de um ponto de vista diferente... como o do Ikki que descobriu sobre isso... eeehhh de repente as ações dele não parece tão benignas né?

A ideia aqui é uma simples, ele dedicou a vida, a fortuna e seus recursos pelo bem de uma filha adotada que supostamente é a reencarnação da Deusa Athena e pelo bem dela ele não se importou de lançar seus filhos nos piores infernos da terra. E quando morreu.... deixou tudo pra ela e os filhos a ver navios... muito bem, cara! Ganhou seu lugar bem aqui do lado do igualmente infame...

2 - Shou Tucker (Fullmetal Alchemist - anime 2003)


Sim desse sujeito ai só poderia estar o Alquimista da Trama Vital.  Alguns podem estar pensando que ele deveria ficar em primeiro lugar, mais vamos lá, o sujeito sacrificou  a esposa, a filha e o cachorro a fim de manter seu lugar como alquimista e continuar suas pesquisas com o medo de ser rebaixado. É importante perceber algumas coisas aqui. Lembrem ele ainda está em 2º lugar aqui e ele nem aparece tanto assim. Suas motivações não foram guiadas por orgulho, avanço da alquimia ou algo assim e sim por desespero. Diferente de Ed ele sofreu muito para tornar-se um alquimista e embora já estivesse a 2 anos sem conseguir fazer nenhum avanço de verdade apenas quando ameaçado que ele acabou por sacrificar sua filha e em suas aparições posteriores podemos ver como esse ato despedaçou o homem, ele começa a caçar constantemente um jeito de recriar sua filha e fazer com que tudo voltasse ao normal.

Espera mais isso é só no primeiro anime no Bro... 
 

 Quieto! No anime de 2009 embora esse sujeito ainda seja parte da história, sua passagem é rápida e torna-se mais um simbolo de até onde o mundo adulto pode distorcer a mente das pessoas e serve de exemplo aos irmãos Elric de como o mundo pode ser desesperador e doentio.

 E o pior de todos os pais é....

1 - Gendo Ikari (Neon Genesis Evangelion)


O poderoso chefão da Nirv é também o maior, pior e mais terrível pai dos animes que tem um rolo relevante na história do anime.

Gendo poderia até ser um bom marido, mais o mesmo não ocorre como pai, ele abandonou e negligenciou seu filho por anos, manipulou tudo e todos incluindo seu próprio filho a fim de concluir seus objetivos, ele não se importa com os castigos mentais e físicos que seu filho pode vir a sofrer.

Não apenas ele não trata o filho bem e manipula tudo a todos por seus objetivos, ele também ofende verbalmente seu filho a fim de atingir seus objetivos e diferente do que se imagina, ele não faz isso por querer fazer seu filho ser forte e sim para tentar manipula-lo a fim de faze-lo fazer o que ele deseja, mesmo usando clones de sua esposa para fazer seu filho fazer o que ele quer.

Gendo não possui qualquer compaixão, respeito ou qualquer tipo de sentimento paterno por Shinji, para ele Shinji não é diferente de qualquer outra pessoa que deve ser usada e descartada quando a utilidade chegar ao fim. Enquanto alguns personagens citados fizeram tais atos por conta de uma criação ruim, por desespero ou simplesmente porque é engraçado, Gendo faz todas essas coisas calculadamente, ele é um homem de sangue frio e mente afiada. É curioso que uma de suas primeiras cenas seja dele tentando salvar Rei tão desesperadamente... acho que na época ele não tinha tantos clones...

É mais pelo menos ele não transformou a mulher e o filho em quimeras.

Você só diz isso porque o Shinji é um garoto magrela e bunda mole, sem vontade própria e a Nina é uma garotinha fofa e adorável. Ela ao menos teve um fim rápido, o Shinji sofre até o final da série... que acabou?!? Sei lá... o anime tem um final e um filme final... algum deles deve valer como final...

De qualquer forma "O que é uma morte diante uma vida de sofrimento?" tenha certeza, Shinji não está feliz por 80% da série!

Então é isso os 5 melhores, os 5 piores, ano que vem talvez eu coloque os 5 melhores e piores de animações ocidentais. Isso é tudo por hoje e oh claro

Feliz Dia dos Pais! Se você não tiver um desses 5 pais é claro...

See Yah!


6 comentários: