segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Review - Black Luster Soldier

A alguns meses atrás eu fiz uma review sobre meu monstro de duelos favorito, o Dragão Negro de Olhos Vermelhos e a pouco tempo prometi a review com o Soldado do Lustro Negro, como foi chamado no anime.

E para falar sobre o poderoso guerreiro usado por Yugi, também precisaremos falar um pouco sobre Gaia e Kuriboh!


Diferente do Dragão Negro que surgiu praticamente na mudança entre Bandai para Konami, Black Luster Soldier foi criado apenas quando yugioh foi levado para a Konami. Em sua primeira aparição dentro dos jogos quando o sistema de Yugioh Duel Monsters ainda não estava completamente definido, Black Luster Soldier já era um monstro de Ritual mais com algumas diferenças gritantes com a que conhecemos hoje em dia.


Durante os primeiros jogos de Yugioh Dark Story, o metodo para realizar a invocação de Black Luster Soldier exigia que o sacrificio de um Kuriboh e de um Gaia, The Fierce Knight para ser realizado. Nem preciso dizer que usa-lo era particularmente complicado, esse também foi um dos motivos que no anime, Yugi afirma para Mai que o Kuriboh era uma peça importante para a vitória dele contra ela, pois apenas com ele, seria possível realizar o ritual.

Por conta disso e outras descrições que podem ser vistas no Manga, é deixado claro, que Gaia é o Black Luster Soldier.

Outra coisa relevante é que originalmente o elemento opositor a Trevas em Yugioh era Terra e não Luz, e era a união do monstro das trevas "Kuriboh" com o monstro da terra "Gaia" que gerava o Soldado do Caos.

"Soldado do Caos"? Sim o nome original da carta em japonês é Chaos Soldier. Em yugioh a união especialmente recentemente a união entre Luz e Trevas cria monstros do Caos. E veremos mais isso adiante. Vale constar também que em alguns jogos antigos dessa mesma época ele era um monstro do tipo Trevas.

Quando o sistema de Duel Monster finalmente foi concluída finalmente Black Luster Soldier foi lançado em suas formas definitivas.


Curioso não? Esse é conhecido também como Chaos Soldier Replica. Essa versão de monstro normal dele é única e quase completamente desconhecida. Pelo layout antigo da carta percebe-se que ela foi a primeira versão oficial da Konami dessa carta, mais eu mesmo não tenho absoluta certeza sobre isso. Ele mantém o mesmo nome de sua contra parte Ritual, com mesmo atributo Terra, level 8, Ataque e Defesa, sendo que possui um texto que diz "Um Poderoso Guerreiro com mesma capacidades que o Lendário Dragão Branco de Olhos Azuis"

Não demorou muito para sua versão ritual ser lançada.


Sua versão ritual é idêntica a sua versão como monstro normal exceto que deve ser invocada apenas usando a sua carta mágica de ritual.


O Ritual do Lustro Negro ou Chaos Soldier Ritual é uma carta ritual comum, ela permite invocar o Black Luster Soldier da mão tributando monstro do campo e/ou da mão para invocar de forma especial.

Agora que terminamos o basico sobre o Black Luster Soldier vamos falar um pouco sobre sua carreira no anime. A primeira vez que ele é mencionada é por Yami Yugi para Yugi Motou dizendo que a única maneira de derrotar Mai seria com ele.


Durante esse duelo da a impressão que o Yugi Motou não conhecia a carta quando Yami menciona sobre ela isso quando falado na versão americana e dublada e não achei o episódio em japonês para descobrir se era diferente. Se Yugi não sabia, isso pode se dever por 2 motivos, primeira, porque essa carta reflete mais ao Yami Yugi que ao Yugi Motou ou porque foi adicionada ao deck antes do duelo em si por Yami.

Desse ponto em diante Yugi apenas usa essa carta em duelos que exigem um poder de ataque superior, ouve poucas vezes que Yugi utilizou o Black Luster Soldier de verdade durante o duel monster e a maioria delas foi em duelos em conjunto com Seto Kaiba.


No spin-off Yu-Gi-Oh! Capsule Monster, Yami Yugi adquire Black Luster Soldier e como fizera anteriormente com o Mago Negro o vestiu como uma armadura para lutar.


Curiosamente até hoje, Black Luster Soldier só fez novamente sua aparição em rapidos Cameos e em Yugioh Gx em dois momento no duelo contra Dimitri um jovem estudante da Academia que roubou o Deck replica de Yugi e usou contra Jaden e no duelo final entre Yugi e Jaden.


Antes de terminarmos no entanto devemos salientar! Durante a saga final da Yugioh Duel Monster, descobrimos que no Egito Antigo onde os "monstros de duelo" foram descobertos por Pegasus, os sacerdotes do faraó tinham o poder de separar o Ka e o Ba das pessoas... (O que é isso?)


Ba é a alma de uma pessoa dentro do anime e o Ka é uma representação do espirito de uma pessoa e reflete sua verdadeira natureza, a força do Ba determina a força do Ka que sai dela, uma pessoa boa da origem a um espírito bom ou um Ka positivo, uma pessoa má gera um Ka maligno ou um demônio. O Ka são todos os monstros de duelos encontrado por Pegasus.

Sabendo disso, agora vamos falar de uma cena em particular, quando Kaiba cria o Dragão Supremo de Olhos Azuis para enfrentar Zork, Yami Yugi ou melhor Faraó Atem usa o poder de seus itens do milênio para para transformar-se no Black Luster Soldier e fundir-se ao Dragão Supremo de Kaiba, ou seja o Ka de Atem tem a forma do Black Luster Soldier.

Voltando ao Card Game...


Como dito anteriormente é possível fundir o Soldado Supremo com o Dragão Supremo. Esta é uma fusão que como o Black Meteor Dragon demorou muito para chegar aqui no ocidente, ela é feita com o Black Luster Soldier e do Blue-Eyes Ultimate Dragon.  E além de ser junto do F.G.D o monstro com o maior ataque Base entre os monstros de duelo até hoje, ele ainda tem o efeito de ganhar +500 de Ataque para cada outro monstro do tipo dragão virado para cima que você controle.

Ainda durante a primeira geração de cartas de Yugioh ouve a temível Era do Caos, esse foi um período onde o principais cards do jogo na maioria dos deck eram os monstros do Caos, em especial o Chaos Emperor Dragon, Envoy of The End e ...


Black Luster Soldier - Envoy of The Beginning, essa que é  um dos monstros mais poderosos e queridos entre os duelistas mais hardcore. Ele pode ser facilmente invocado por remover 1 monstro de atributo Luz e um monstro de atributo Trevas do cemitério. Uma invocação bem simples não? E além disso possui 2 efeitos, primeiro poderia remover de jogo ou como esta sendo definido agora "Banir" um monstro em campo de jogo, que permitia a ele neutralizar ameaças que ele não poderia destruir em batalha. A segunda é que se ele destruir um monstro em batalha ele pode atacar novamente na mesma hora.

Depois dessa evolução demorou um pouco até que o Soldado do Brilho Negro evolui-se novamente.


Black Luster Dragon - Envoy of The Evening Twilight, essa versão Black e White do nosso já conhecido amigo, surgiu durante um tempo onde o Envoy of Beginning esteve banido e ele foi lançado para tentar cobrir seu antecessor, porém:

Seu efeito era é ser invocado da mão por banir todos os monstros de luz OU trevas do cemitério, enquanto tiver a mesma quantidade de monstro no cemitério (ou seja 2 luz e 2 trevas ou 5 luz e 5 trevas, mais nunca 1 luz e 2 trevas o que já não ajuda muito!)  Ele é tratado como um monstro de luz ao mesmo tempo que seu atributo normal é trevas. Depois você poderia ativar o efeito baseado no atributo de monstro e ele não pode entrar em batalha no turno que ativa seu efeito que pode ser:
*Luz: Selecione um monstro no campo e bana ele.
*Trevas: Bana uma carta aleatória da mão de seu oponente virada para baixo até o final do turno.

Como podem ver esta um pouco LONGE do poder esperado para o Black Luster Soldier.

Junto a esse Black Luster Soldier vieram 2 Gaia do que representavam Luz e Trevas, mais falaremos mais deles depois.


Uma das cartas não traduzidas ainda e mais recentes dele é o Black Luster Soldier - Sacred Soldier ou Sacred Warrior Chaos Soldier. Quando ele é invocado de forma normal ou especial, você pode selecionar um monstro banido do tipo Luz ou Trevas e devolve-lo para o cemitério e banir uma carta de seu oponente. Você só pode usar o efeito dessa carta uma vez por turno. E quando ele destrói um monstro em batalha, adicione um guerreiro de level 7 ou menor do seu cemitério para a sua mão. 


E agora, uma nova atualização restaurando a origem do Black Luster Soldier, novo rituais e monstro a fim de melhor seu desempenho, entre eles Super Soldier Ritual. Esse novo ritual curiosamente invoca "Black Luster Soldier" em contra partida ele pede que o ritual atinja o level exato do monstro a ser invocado.  Em especial é interessante notar que sua imagem ilustra a primeira invocação feita por Yugi no manga. Durante sua fase principal exato no turno que essa carta foi mandada para o cemitério, você pode banir 1 monstro de atributo luz e outro de Trevas para invocar um "Black Luster Soldier" ritual da sua mão ignorando as condições de invocação. Você só pode usar o efeito do Super Soldier Ritual uma vez por turno.


Black Luster Soldier - Super Soldier ou Chaos Soldier - Super Soldier, esse nova poderosa forma do Soldado supremo pode ser invocado pelo "Super Soldier Ritual", quando ele destrói monstro do oponente por batalha ele inflige dano ao seu oponente igual ao ataque original do monstro destruído.  Quando esta carta é destruído em batalha ou destruída por efeito enquanto se encontra em sua pose e mandado para o cemitério você pode invocar "Gaia, The Fiece Knight" de sua mão, deck ou cemitério. Você só pode invocar especialmente 1 "Black Luster Soldier - Super Soldier" uma vez por turno.

Como disse o Black Luster Soldier estar interligado com o Gaia.  Porém, ele ainda ganhou uns outros extras pessoais antes de irmos para a referencia ao Gaia!


Knight of the Beginning, sim qualquer um percebe que é a versão jovem do Black Luster Soldier- Envoy of The Beginning. Você só pode usar cada efeito do "Knight of The Beginning" uma vez por turno ou seja mesmo que você tenha múltiplas copias dele, não poderá ativar o efeito de outros deles. Quando esta carta no seu cemitério é banida você pode adicionar uma carta de Mágica Ritual do seu deck na sua mão. Se um monstro "Black Luster Soldier" for invocado por ritual usando essa carta ele ganha os efeitos:
* Pode Banir um monstro em campo.
* Se ele destruir um monstro em batalha ele pode atacar novamente na mesma hora.


Knight of The Evening Twilight, versão do, vocês entenderam já... seu efeito é similar ao do Knight of The Beginnig com exceção que se banido ele adiciona um Monstro Ritual e os efeitos que ele confere a um monstro ritual quando usado como material é:
*Você pode banir um monstro no campo de seu oponente.
*Você pode banir uma carta aleatória na mão de seu oponente até o final do turno.

Ou seja eles fornecem o poder das versões de efeito principais do Black Luster a sua versão ritual original ou a sua nova versão.


Soul of Super Soldier, essa armadura pode usar cada um de seus efeitos uma vez por turno. Você pode descartar 1 "Black Luster Soldier" da sua mão se o fizer essa carta ganha 3000 de ataque e seu nome se torna "Black Luster Soldier". Você pode banir essa carta do seu cemitério para adicionar um "Knight of Beginnig" ou "Knight of Twilight" do seu deck para sua mão.


Chaos Field, o terreno que ao ser ativado adiciona 1 "Black Luster Soldier" ou 1 "Gaia, The Fierce Knight" do seu deck para sua mão. Quando um monstro é mandado do campo ou da mão para o cemitério você pode adicionar 1 Spell Counter nessa carta num máximo de 6 counter. Você pode remover 3 Spell Counter dessa carta e adicionar 1 carta de ritual do deck a sua mão. Você só pode usar o efeito de Chaos Field uma vez por turno.


Shield of the Super Soldier, essa poderosa contra armadilha é capaz de enquanto você controla um Black Luster Soldier, negar a ativação de uma magica, armadilha ou efeito de monstro e destrui-lo. Além disso, você pode remover 1 Spell Counter do campo para setar essa carta do seu cemitério no campo, após isso quando essa carta deixa o campo ela é banida, evitando assim poder usar seu efeito secundário novamente.


Transmigration of the Super Soldier, com ela selecione 1 "Black Luster Soldier" que você controla e mande para o cemitério, se fizer isso invoque 1 "Black Luster Soldier" com nome diferente da sua mão ignorando as condições de invocação. Durante sua fase principal enquanto esta carta esta no seu cemitério exceto quando mandada para o cemitério, você pode banir essa carta do seu cemitério e selecionar 1 "Black Luster Soldier" do seu cemitério e adiciona-lo a mão. Você só pode ativar 1 "Transmigration of the Super Soldier" uma vez por turno.

Isso encerra as cartas voltadas unicamente para "Black Luster Soldier"mais ele esta relacionado ao Gaia e como disse antes suas cartas estão interligadas.

Não vou fazer a review completa de Gaia aqui pois ele tem curiosidades o suficientes para ter sua própria review, no entanto, 2 novos Gaias devem ser mencionados aqui!


Charging Gaia, The Fierce Knight, esse novo Gaia pode ser invocado sem pagar tributo, mais seu ataque se torna 1900. Se ele for tributado, você pode adicionar 1 "Black Luster Soldier" do seu deck para sua mão. Você só pode usar o efeito de "Charging Gaia, The Fierce Knight" uma vez por turno.


Awakened Gaia, The Fierce Knight, se seu oponente controla mais monstros que você, você pode invocar essa carta de forma normal sem tributo. Se estaca carta for tributada, você pode invocar de forma especial 1 "Black Luster Soldier" da sua mão ou cemitério. Você só pode usar o efeito de "Awakened Gaia, The Fierce Knight" uma vez por turno. Se você estiver fazendo a Invocação Ritual de "Black Luster Soldier" você pode banir esta carta do seu cemitério para cumprir o custo da invocação.

Existem outros 2 Gaia que estão relacionados ao Chaos Soldier mais seu beneficio para ele é quase nulo então esses 2 que estão ligado ao Chaos Soldier mais diretamente são mencionados. Um dia eu faço a Review do Gaia. Embora o proximo seja do Dark Magician ou do Blue-Eyes.

 Espero que tenham gosta. E estejam sempre preparado para a Hora do Duelo!!!!

See Yah!

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria, adoro o luster sooldier, digo que ele é o meu monstro favorito, digo o luster soldier ritual original.

    ResponderExcluir