quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Corrente de Reviews - Sayonara, Zetsubō Sensei

ESTOU DESESPERADO! A REVIEW ESTÁ ATRASADA!


E apesar do pequeno atraso, por motivos de força maior que só Konata-sama sabe, aqui está a nossa participação na Corrente de Reviews 2014! Você nosso querido leitor do dia-a-dia e não sabe o que é isso? Vamos dar uma pequena explicação...

Desde 2012 o pessoal do blog Anikenkai organiza uma Corrente de Reviews do pessoal da blogesfera otaku nacional (quase nome de partido), que apesar de não estarmos inseridos no meio da galera, resolvemos participar mesmo assim! A gente  chega na festa chutando a porta mesmo, atrasados e sem apresentar!

Como isso é uma corrente um blog fez uma recomendação de uma anime e nós teríamos que fazer uma review dele! Esse blog foi pessoal do Elfen Lied Brasil e o anime é uma série amada por nós Sayonara, Zetsubō Sensei, ela já apareceu por aqui em um um dos nossos tops! Se você quiser saber mais a respeito da corrente só acessar a a central no portal Genkidama! Mas vamos deixar a firula de lado e ir ao nosso review!

Ficha Técnica

Assista a série esperando o cotidiano de várias garotinhas do colegial moe
Sayonara Zetsubō Sensei é originalmente um mangá de autoria de Kumeta Kōji, que apesar de ter publicado algumas outras obras importantes é inegável que até o momento Zetsubō Sensei é mais relevante de todas. A série já se encerrou e foi publicada de 2005 até 2012 na revista semanal nipônica Weekly Shōnen Magazine e teve 30 volumes lançados... A demografia do mangá é shōnen (mas está longe de ser uma série para crianças) e se fosse escolher um gênero diria Slice of Life (Cotidiano) e Humor Negro. Mas... O nome do blog é Letarius Animes então essa review irá deixar o mangá de lado e iremos nós focar na série animada!

A obra recebeu uma série de animações do estúdio Shaft que ocorreram entre 2007 e 2012 e apesar da mudança de staff  entre as temporadas tivemos sempre a presença marcada de Shinbō Akiyuki (Bakemonogatari, Madoka Magica) na direção e Hasegawa Tomoki (Nana, DearS) na trilha sonora. Para entendermos a ordem das adaptações iremos listá-las: em 2007 temos a série de animação para TV Sayonara, Zetsubō Sensei com 12 episódios, em 2008 temos a continuação para TV Zoku Sayonara, Zetsubō Sensei com 13 episódios, ainda no mesmo ano foram lançadas 3 animações direto para o vídeo (OVA) chamado Kakaroto Goku: Sayonara, Zetsubō Sensei, depois em 2009 tivemos a terceira temporada chamada Zan: Sayonara, Zetsubō Sensei e finalizando no mesmo ano tivemos outras 3 animações direto para vídeo (OVA) chamado Zan: Sayonara, Zetsubō Sensei Bangaichi... Uffa... É isso na parte de animação, também tem outras adaptações como programa de rádio, mas não iremos falar delas aqui...  Vamos agora ao enredo!

Enredo

Essa é realmente uma série de humor...?
Em Sayonara, Zetsubō Sensei nós seguimos o cotidiano do desesperado Itoshiki Nozomu que é um professor de uma escola de ensino médio japonês (sério?) e que logo na primeira cena da animação está tentando cometer suicídio em uma árvore de cerejeira, mas que tem a sua tentativa frustrada por Fu'ura Kafuka que depois viria descobrir que é uma das alunas da sua classe, durante a maior parte da série nós acompanhamos Nozomu durante as suas aulas com as suas alunas do 2-6 (Segundo Ano do Colegial, Sala 6) e os membros da sua família no mínimo excêntrica.

Personagens

1% das personagens da série

Ok, não queria me adiantar... Mas em Sayonara, Zetsubō Sensei nós temos muitas personagens... MUITAS MESMO! Se fosse fazer uma análise completa de TODAS elas isso levaria uma série de postagens e por isso eu irei falar dos dois personagens que eu considero mais importantes para a série....

O nosso típico herói de Shōnen?

  • Itoshiki Nozomu
Nós temos aqui o nosso típico professor de ensino médio japonês (só que não), Nozomu é o filho mais novo da sua família (que é outro personagem relevante da série) e sempre usa roupas tradicionais japonesas e é alguém extremamente pessimista, negativo, deprimido e paranoico e tenta se suicidar algumas vezes durante a série e ficou eternizado na cultura pop otaku pela a sua frase ZETSUBŌ SHITA! (ESTOU DESESPERADO!), algumas curiosidades do personagem é que seu nome se escrito horizontalmente lembra a palavra Zetsubō (Desespero), como todo o protagonista de anime quase todas as suas alunas tem sentimentos por ele, mas não o revelam, e ele é inspirado no personagem Ōba Yōzō do romance Ningen Shikkaku.

A nossa típica heroína de Shōnen?
  • Fu'ura Kafuka
O completo oposto de Nozomu, nós temos aqui a principal personagem feminina da série, Kafuka é a primeira das alunas do professor desesperado que aparece na série e uma das que tem mais destaque durante a trama, Kafuka é extremamente positiva, alegre e animada, sempre tentando dar alguma explicação bizarra para ver as coisas macabras da série como algo feliz, entretanto, assim como vários personagens da série ela não é apenas o que demonstra ser, primeiro de tudo nós sabemos que Kafuka não é o seu nome verdadeiro e que existe algo de sombrio por tamanha felicidade da personagem.

Review

Meu sentimento nesse momento!

No início do distante ano de 2008, estava vagando pela interwebs e fiquei sabendo que estava passando um anime chamado Sayonara Zetsubō Sensei, mas que era uma segunda temporada e a primeira já tinha ido ao ar... Dei uma olhada para ver do que se tratava e vi que era uma série de comédia e me lembrava muito um anime que havia assistido há algum tempo chamado Hidamari Sketch e que parecia ter a mesma vibe do meu amado Lucky☆Star, afinal parecia ter o mesmo gênero era um slice de comédia, não pensei duas vezes em baixar e começar a mergulhar nesse mundo... E o que encontrei foi uma obra que me deixou DESESPERADO! Por muitas vezes não entendia o que estava acontecendo e achava muito bizarro o que era apresentado na série e ficava em um mar de confusão... Entretanto uma coisa era inegável... Estava me divertindo horrores e achava muito engraçado várias das coisas que eram apresentadas, como as suas piadas pesadas e as suas referências, mas também ficava tenso com vários momentos bizarros da série, hoje eu consigo dizer que assistir Sayonara Zetsubō Sensei é uma experiência única que nenhum outro anime pode lhe proporcionar.

Falando um pouco a respeito da direção dizem que quem assistiu um dos animes de Shinbō, já assistiu todos, mas Zetsubō foi um marco na carreira do diretor e talvez um dos primeiros trabalhos com mais relevância dele e que marcou o seu estilo único de direção, inclua isso a personalidade já singular que temos na obra original que remete muito a estética japonesa clássica, em suma, temos aqui uma série extremamente bem dirigida, com ótimos cortes que lembram cinema e que consegue transpor muito bem o estilo da obra original, a trilha sonora é outro aspecto que eu gosto de chamar a atenção que é utilizada de forma magistral durante a série, ela consegue dar o clima sombrio para as partes necessárias e ao mesmo tempo sem perder o seu aspecto de cotidiano e manter uma consistência durante a série.


Nem sempre tudo é o que parece ser...

Quanto a série em si bom... Me repetindo Zetsubō Sensei é uma série única, ela é basicamente um slice of life como qualquer K-ON! da vida, você consegue até assistir alguns episódios da série de forma não linear e não irá perder muita coisa, quase não existe uma linha narrativa durante a série, ela apenas retrata o cotidiano do nosso personagem principal, ou seja se você está procurando alguma modificação ou evolução do personagem principal esqueça isso completamente, alguns personagens secundários até são desenvolvidos durante a trama, mas não é o seu destaque, a maioria deles são apresentados no início ou durante a série e nos episódios subsequentes tem apenas seus aspectos explorados ... Mas se diferenciando das outras séries do gênero é inegável dizer que torna Zetsubō Sensei distinto é o seu humor e não é aquele humor pastelão típico japonês, a série tem um humor afrodescente  negro extremamente pesado, veja só, a série já lhe prepara logo no seu início mostrando uma cena de suicídio e fazendo piada com ela, daí para frente é uma escada para o abismo de piadas pesadas, como com abuso parental e auto flagelo, ou seja, se você não gosta desse tipo de humor fique longe da série.

A morte está em todos os lugares...

Além disso, não posso esquecer de outro aspecto que pode desagradar algumas pessoas, mas que eu gosto muito, são referências a cultura pop e cult em geral, basta olhar o nome da personagem principal que é Kafuka, é uma referência clara a Franz Kafka um dos autores mais famosos do século passado, as da cultura Otaku não são poucas também, um bom exemplo é a personagem Otonashi Meru que não fala quase durante o anime, em um episódio onde decidem fazer uma audição para ver quem interpretaria a personagem (metalinguagem nem é recorrente aqui) existem várias dubladoras e são feitas várias referências a elas, precisando de um nível hardcore de conhecimento para pegar todas, a série chega a tal ponto em que o autor vira um personagem recorrente da obra e eles chegam satirizar o próprio estúdio de animação e até mesmo você!


A bizarra abertura da série

Entretanto, Zetsubō Sensei está longe de ser uma série rasa, ela é extremamente profunda e cheia de camadas subliminares que não são retratadas de forma expositiva. tenha ciência que serão lhe mostradas muitas coisas e ninguém irá lhe explicar nada do que se trata, fica ao cargo do expectador tentar compreender o seu significado (se é que existe algum), essa é uma das melhores partes em se assistir Zetsubō Sensei e para evitar estragar a não irei me alongar, só posso dizer em que reassistir a série sempre irá lhe trazer algo a mais, um detalhe ou outro que você havia deixado escapar, ou uma nova percepção de algo você já havia visto.


Conclusão

Um sentimento que  você terá em assistir Sayonara, Zetsubō Sensei é o desespero "incomodo", seja por causa de uma piada que você não entendeu ou por uma das piadas que possa lhe vir ofender, mas isso não irá tirar o valor do alto entretimento que existe nessa excelente obra e essa é UMA série que você DEVE assistir e deveria estar no currículo de todo bom otaku contemporâneo que se preze, já que também é um marco na indústria, pois graças a ela que temos séries tão prestigiadas como Madoka Magica e Monogatari e se você já assistiu REVEJA pois tenho certeza que assim como eu, você terá uma nova experiência.


Nota: ESTOU DESESPERADO DEMAIS PARA ISSO!

Bom, é isso aí galera chegamos ao final da nossa primeira participação da Corrente de Reviews e gostaria de agradecer muito o Anikenkai por ter nos deixado participar, principalmente por não sermos um blog tão relevante na cena brasileira ou também por sempre nos fazermos de antissociais e não interagirmos com a galera dos outros blogs... Mesmo eu acompanhando muito deles no meu feed como o Elfen Lied Brasil, que fiquei muito feliz ao descobrir que a nossa indicação viria deles! E quem sabe essa não é uma boa oportunidade para nós conhecermos mais e interagirmos com o pessoal da blog esfera nacional, mas ainda não sairei dos meus delírios paranoicos de Nozomu e ficarei longe das redes sociais como twitter e facebook.

Quanto a nossa recomendação... Posso dizer que tentei fazer a mesma coisa que a Natth do Elfen Lied Brasil e escolher uma série que muitos conhecem e poucos assistiram que é Kara no Kyōkai! Todos nós sabemos que a equipe de do Letarius Animes é super fã do multiverso criado por Kinoko Nasu e Kara no Kyōkai é em minha humilde opinião o seu magnum opus por N motivos e conheço pouquíssimas pessoas assistiram ela por completo e não consigo acreditar isso, inclusive até um dos membros da redação ainda não viu todos os filmes, mas que os nosso amigos do Animahou irão entregar a resenha para nós nesse dia 17! Aguardem galera!

3 comentários:

  1. Olá!!

    Não assisti a série mais já ouvi falar dela. O professor faz uma tentativa a cada episódio, é isso?
    Não sei se me aventurarei por ela (tenho o péssimo hábito de abandonar as séries), mas quem sabe?

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Natália, a série retrata o cotidiano do professor "desesperado", a série é episódica a lá um Azumanga Daioh ou Lucky Star, não existe uma continuidade e as tentativas de suicídio do professor acabam virando uma piada recorrente da série. (humor negro puro)

      A série não é algo fácil ou recomendado para todo público, acho válido você fazer um teste com os três episódios e ver se o formato dela irá lhe agradar ou não.

      Excluir
  2. Amo a corrente de Review por causa das recomendações, e é sempre legal saber opiniões distintas, não conhecia o blog... mas agora ele está nos meus favoritos :*

    ResponderExcluir