quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A Era dos Crossover!

Não estou falando do anime X, talvez ele ganhe review eventualmente, estou falando de uma series de jogos que incluem crossover! Não! Também não estou falando da série Versus, essa também irá receber review posteriormente. Estou falando de jogos em estilo rpg! Bem acho melhor começar do principio!

"Namco x(ou Versus) Capcom





Esse foi o 1º jogo da serie X, ele trazia a mistura de diversos personagens de ambas as produtoras, porém diferente dos jogos como Marvel vs Capcom e Capcom vs SNK, ele não era um jogo de luta com historia rasa e sem importância, ele trazia um jogo em estilo rpg estrategia e uma historia notoriamente fraca.

O jogo é bom para todos aqueles que gostam de jogos de estrategia, ele exige que o jogador realize movimentos dos personagem e inicie combos por reconhecer os momentos certos de iniciar um golpe e cancelar o mesmo para iniciar outro!

O estilo desse jogo se focava em golpear os oponentes até os tirar do chão, uma vez no ar eles ficavam totalmente indefesos e era a hora de baixar o ferro neles, porém eles não eram totalmente indefesos, alguns inimigos possuem defesas até serem tirados do chão alguns são necessários mais de 2 golpes para quebrar sua defesa e se deixa-se o oponente tocar o chão novamente sua defesa se levantava e mais uma vez você teria o dano reduzido significativamente. Dando não só uma boa diversão a aqueles que gostam de jogos de estrategia como também oferecia uma brincadeira para que não senti-se parado.

O grafico do jogo era simples especialmente para o PS2, os cenários eram 3D permitindo uma boa visualização do cenário, os personagens ficam em geral no modo SD (Super Deformed), tendo corpos atarracados e cabeças grandes. Existia imagens durante a conversação em estilo anime muito boas além disso muitos personagens possuiam vozes proprias porém alguns não o tinham!

"Xiaomu & Arisu Reiji os Principais do 1º Jogo"

Falando mais da historia que causou o meu interesse em fazer esse review, a historia tem origem com 2 agentes de uma organização que mantém a ordem em eventos dimensionais e extraordinarios chamada Shinra. Esses dois agentes são Arisu Reiji filho de um dos membros da Shinra teve o pai morto pela cruel raposa chamada Saya a antagonista da historia, ela o feriu deixando uma cicatriz em sua testa e com ele uma marca que faz com que Reiji sofra dores na cicatriz sempre que ela está por perto, ele tem como companheira a raposa Xiaomu de personalidade descontraida e por vezes irritantes, periodicamente ela torna-se seu saco de pancadas.

O elenco era marcado por muitos personagens de diversos jogos da franquia, apenas para citar alguns incluiam:

Ryu, Ken, Chun Li, Cammy, Mr. Bison, Juli, Juni, Karin, Sakura, Rose e Akuma do Street Fighter!

Armor King, King, Jin Kazama, Devil Kazuya, Heihachi, Mokujin (esse aparece apenas nos treinos), Ogre, Prototype Jack entre o elenco de Tekken!

Entre personagens de jogos como  Darkstalkers, Soulcalibur, Tales of Destiny, Xenosaga e Megaman Legends.

Infelizmente esse jogo nunca foi liberado efetivamente em ingles, tenso sido limitado aos jogadores japoneses, porém como fãs não faltam é possivel encontrar o jogo traduzido por fãs, o trabalho foi muito bom eu diria, se conseguirem encontrar está versão estarão com um bom jogo em mãos.

O elenco é enorme se comparado com os jogos de luta! Ao final do jogo você deve imaginar, bem é isso, o mundo voltou ao normal, não existe mais problemas fim de papo, correto? Errado!

"Isso pode te enganar!"

Lançado em 2008, Super Robot Taisen OG Saga Endless Frontier, é um jogo para DS em comparação ao Namco x Capcom que era para PS2, o jogo trazia personagens originais e um mundo diferente! Nesse jogo controlamos o cowboy chamado Haken, sua guardiã e serva androide Aschen e a extremamente dotada Kaguya Nanbu.

O jogo trazia um sistema de combate similar ao do Namco x Capcom possui num entanto a diferença que o jogo era um RPG tipico em comparação ao demais. Aqueles que iniciam o jogo não vêem nenhuma ligação entre Namco x Capcom e esse jogo, porém em determinado momento do jogo dois personagens são introduzidos ao grupo, Reiji e Xiaomu! Além de entrarem no grupo eles também trouxeram Saya e outros personagens de seu jogo para este incluindo inimigos menores que serviam de Minions de Saya! Além de Reiji e Xiaomu, Kos-Mos também está lá quando ela é encontrada ela se lembra de Reiji e Xiaomu que haviam interagido durante o jogo Namco x Capcom que sugere uma ligação entre os jogos, sendo esses eventos ocorridos após os eventos do jogo de Reiji.

Esse jogo foi lançado para DS nos estados unidos, uma coisa que me deixou um pouco espantado dado o leve conteudo ecchi colocado no jogo além dos comentários constantes sobre o busto de Kaguya.

"Então a continuação!"

Posteriormente foi lançado apenas no japão dessa vez, Super Robot Taisen OC Saga Endless Frontier Exceed, uma continuação direta dos eventos ocorridos durante o 1º jogo de DS, Reiji e Xiaomu além de Kos-Mos e outros estão presentes novamente! O jogo manteve a maioria das informações e jogabilidade possuida no jogo anterior apenas trazendo novos inimigos e uma nova trama!

Nunca encontrei um Patch em ingles portanto não entendo todos os eventos que ocorreram no jogo e qualquer outra informação que eu oferecer seria meramente suposição!

"Isso não para?"


Cross Edge ou Xedge, foi outro jogo que consistia no mesmo sistema de luta criado pelo Namco x Capcom, ele segue um sistema mais parecido com Super Robot Taisen em termos de jogabilidade aém de ser um rpg similar ao mesmo, exigindo bons reflexos além de meramente treinar e equipar armas fortes. O jogo não demostra muita ligação com os demais crossover embora o tenha pequenas referencia escondidas entre personagens que apareceram em outros jogos como Morrigan que esteve em Namco x Capcom.

"E finalmente onde queria chegar!"

Agora em Outubro teremos mais um episodeo da longa serie X, gora com o jogo chamado Project X Zone. Se Namco x Capcom era a únião entre Capcom e Namco, Super Robot Taisen a união de Namco e Branpresto, Cross Edge uma união entre diversas produtoras Capcom, Namco, Nippon Ichi e Gust, esse é o mais pesado de todos.

Project x Zone é a mistura entre Capcom, Namco, Sega e Banpresto!

Ela trás um elenco pesa incluindo personagens de jogos super populares como Street Fighter, Tekken, Resident Evil, Devil May Cry, jogos menores porém populares como Hack, God Eater, Serie Tales, Sakura Wars, Virtual Fight e os menores conhecido por aqui como Super Robot Wars não só os originais Taisen como outros.

O jogo além da grande quantidade de personagens prometidos pelos diversos jogos afinal 3 companhias tem muitos personagens para colocar num crossover desse tamanho, trás de volta varios personagen originais que não poderia faltar Reiji, Xiaomu, Haken e Kaguya!

"Nós temos armas!"


O jogo será exclusivo para Nintendo 3DS e parece resgatar o sistema de luta de sempre e voltar ao modo de jogo em estrategia adicionando o metodo utilizado pela banpresto em Super Robot Wars quando se tem muitos personagens, dividindo os grupos de personagens por unidades de ataque, logo ao invez de um único personagem fazer o movimento, é possivel mover 2 ou mais simultaneamente, o Namco x Capcom possuia esse mecânismo porém não era manipulavel, alguns personagens lutavam em dupla e não podiam se separar isso ocorria com Felicia que ficava sempre com King, Sakura e Karin que lutavam em conjunto e outros personagens.

"Nós temos espadas!"


O jogo pelo que podemos ver será reforçado com abertura em estilo anime animada! Particularmente adoro Crossover e esse é bem vindo especialmente por trazer varios personagens que gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário