terça-feira, 21 de agosto de 2012

Angel Beats!

"Não é nem um quarto do grupo total, mais são os mais legais!"


Dessa vez trago um dos meu favoritos, Angel Beats!, embora ele possua uma classificação como um anime, não vale a pena argumentar, ele possui de tudo, de ação, a vida escolar, romance e comédia. Porém vamos começar o Review!

O anime se centra em Yuzuru Otonashi, um jovem que se encontra numa escola desconhecida, em meio a noite, seu primeiro contato com outra pessoa é com Yuri Nakamura, que diz que ele está morto, descrente ele vai até a jovem de cabelos brancos que é denominada Angel e quando ela confirma que ele está morto, ele escolhe as infeliz ideia de pedir a ela para provar que ele estava morto, sendo assim esfaqueado e apagando na mesma hora.

Posteriormente nosso heroi desperta, após algumas desventuras comicas ele finalmente encontra o grupo de Yurippe (a Yuri Nakamura). É explicado então que o mundo onde o protagonista se encontra é um local distinto onde os mortos estão, nem o paraíso nem o inferno.

"Você pode achar o que quiser o Hinata não é Gay!"

A historia segue provando que os jovens nesse local estão desprovidos de informações, diversas vezes eles deixam claro que não tem certeza de nada, tudo que é passado para o protagonista é passado para nós de forma a envolver os telespectadores na historia, tentar entender esse mundo, o porque ele existe, quais regras ele segue e você acaba entendendo os motivos idiotas dos personagens, pois você não possui um guia, alguem que pudesse dizer para você o que ou o porque das coisas. Você só pode tentar descobrir e entender as coisas conforme elas se revelam para você.

Porém algo é certo, você está lá e se você aceitar uma vida comum, sentir-se satisfeito ou aceitar sua vida, então você desaparece, não é certo o que ocorre com aqueles que desaparecem, eles podem ir para o céu ou mesmo o inferno ou de acordo com a cultura da maioria dos personagens da historia eles virão a reencarnar!

"A trama ou as causadoras da trama!"

A historia de Angel Beats! se envolve na trama e conflitos entre o grupo guiado por Yurippe (Yuri) e a misteriosa jovem chamada Angel. O inicio do confronto pode ser visto no manga em lançamento ou no Visual Novel que dá origem a seríe, onde o protagonista é Hinata e não Yuzuru como ocorre na animação. O conflito tem inicio por conta da falta de informação e a indignação de Yuri por sua vida sofrida e injusta. O encontro com a jovem que ela nem se da ao trabalho de descobrir o nome, se da nas piores situações possiveis, ela como uma forma de lei dentro de uma escola cheia de NPCs, individuos que ela e outros personagem percebem rápidamente que não são humanos normais, ela parece ser a mais informada no lugar, porém seu proprio modo de agir frio, direto e com explicações minimas, não ajudam em nada! Yurippe começa a juntar membros a sua causa para descobrir a verdade por trás desse mundo até formar a brigada e assim o palco está armado para nosso entreterimento.

Muito bem, agora que temos o recheio vamos para a deliciosa cobertura. Que são os seus diversos e carismaticos personagens. Admito que a maioria deles estão proximos de esteriotipos e no anime pelo menos poucos são bem aprofundados... sendo franco as meninas em sua maioria são as aprofundadas, dos meninos fora o protagonista apenas Hinata é mostrado algum traço de seu passado. Vamos para curtas explicações dos personagens:


"O Protagonista do Anime"

Yuzuru Otonashi é o personagem central de Angel Beats! o anime, tudo que vemos no anime vem de seu ponto de vista, tirando raros momentos quando ele não está em cena. De inicio ele parece um personagem inicial de um jogo de RPG, tendo chegado subitamente num local estranho e não tendo qualquer informação relevante, além de uma conveniente amnesia que só lhe permite lembrar seu proprio nome. Conforme a historia avança descobrimos mais sobre ele e finalmente ele restaura sua memórias fazendo com que ele se lembre de seu passado.

Spoiler WARNING

Otonashi não deveria realmente ter parado naquele local, quando descobre isso ele culpa sua amnesia, porém é revelado que a jovem Angel possui o coração que ganhou dele, após ele ter morrido, seu coração foi transplantado nela. Isso é pessoal, acredito que ele só aparece no local por necessidade de Angel poder fazer a passagem, uma vez que ela não foi capaz de agradece-lo.


"Suz.... nada não, apenas abaixe a arma por favor..."

Yura Nakamura é a líder da brigada sem nome (vamos chamar assim porque eles mesmo demoram muito para decidir um), a 1º vista não é diferente de uma outra personagem maluquinha conhecidos por muitos por ser "DEUS".
Porém conforme a historia avança vemos que ela é bem mais humana do que ela apresenta a inicio, ela muitas vezes revela sua fragilidade e também sua forte determinação.
Ela também é um pouco mais astuta que a média dos personagens, conseguindo entender as coisas mais rápidamente que os demais personagens, porém o que a move é sua determinação em buscar justiça. Os problemas ocorrem quando ela presume que Angel é um anjo ordenado por deus para manter a ordem na escola essa teoria se torna mais real em sua cabeça quando ela utiliza a Sonic Hand algo que para qualquer um só poderia ser sobrenatural. Ela é responsavel pela organização da brigada, sua formação e também boa parte de seus planos mirabolantes.

SPOILER AGAIN

Yura sofreu uma infância terrivel embora não seja efetivamente revelado o motivo de sua morte durante o anime (de fato poucos são revelados), ela teve os irmãos mortos por ladrões e teve a tarefa impossivel de trazer algo de valor ao ladrões com a esperança que ela conseguiria salva-los, eles matam seus irmãos mais novos e a deixam viva. Admito que até eu senti pena dela!

Yura no manga é mostrada muito mais violênta possivelmente porque não tinha ainda nenhum interesse em proteger os outros apenas focando-se em seu desejo por justiça e vingânça. Como exemplo vou dizer apenas: ela não pensa muito antes de atirar nos outros e depois retruca dizendo que eles são imortais de qualquer forma.


"Minha pequenina anja de personalidade de Rei Ayanami"

Conhecida como Tenshi (Anjo em japones), Angel ou meramente pelo seu nome proprio que Yura nunca pensou em descobrir Kanade Tachibana. Ela parece uma garota pequena de personalidade digna da Rei e da Nagato, incapaz de expressar nada e falar com o minimo de palavras possiveis, ela parece uma pequena maquina de matar fofa.
Ela está nesse mundo aparentemente muito antes de todos os outros personagens ou pelo menos antes de Yura e os demais, que acreditam que ela é um anjo devido a habilidades que ela desenvolve ela incapaz de se comunicar adequadamente com as pessoas da outra vida.
Ela eventualmente revela-se sendo uma humana, ela teve uma morte desconhecida.

SPOILER

Ela é dona do coração de Otanoshi que doou todos os orgãos após a morte, ela recebeu o coração que permitiu que ela vive-se um pouco mais pelo jeito. Ela foi para o pós vida com o único intuito de dizer "Obrigado".

Após os eventos que fazem ela se juntar ao grupo de Yura ela começa a desmostar maior personalidade e capacidade de falar mais casualmente.

"Hinata o Kiritsugu de Angel Beats! Sofreu tanto quanto ele acho..."





Hinata é o melhor amigo de Otanoshi, co-fundador da brigada e também o personagem principal do Visual Novel e Manga de Angel Beats!

Ele é um dos personagens mais populares e queridos curiosamente, sendo um dos poucos personagens nesse genero capaz de ultrapassar todas as garotas nos testes de popularidade. (entendam isso como quiser!)

Me perdi me desculpe vamos voltar a ele.

Hinata é um dos personagens que mais ajuda o protagonista Otanoshi durante o anime e também é seu melhor amigo (Bro), ambos são responsaveis por ajudar a maior parte do grupo a passar daquele mundo, sua dedicação e amizade com seus companheiros e Yura é tanta que mesmo após aceitar sua vida ele continuou no mundo até que todos estivessem prontos para ir, sendo o ultimo homem a deixar o mundo depois de Otanoshi.

Spoiler

Hinata era um jogador de baseball que após ter falhado começou a se drogar por influencia de um "amigo" e acabou morrendo de overdose. Hinata é dito como sendo um dos personagens mais sortudos da serie, porém normalmente ele é a vitima favorita de Yura e qualquer armamento perdido.
Hinata se apaixona sem muita explicação por Yui a ajudando a vencer seus recentimentos.

Diferente da maioria dos personagens, ele parece se divertir com a imortalidade e ficou excitado quando foi mortalmente ferido durante o manga, no jogo a excitação pode ser escolhida entre pânico e indiferença. No manga ele é a vitima mais comum de ferimentos horriveis.

Durante o manga ele ve o mundo como um jogo de rpg, sempre quando decide algo importante aparece janelas como em Persona, sempre tendo como ultima opção algo similar a um flirt para Yura.

Existem tantos outros personagens relevantes para se falar outros são carismaticos porém isso levaria muito tempo.

Vamos fazer uma breve passagem pelos mais relevantes sidekicks:

"Olhe Shiina um cãozinho!!!"




Shiina é uma das personagens mais poderosas dentro do grupo de Yura, ela parece ser uma kunoichi, ela carrega consigo 2 kodachis e muitas shurikens, durante o anime ela provou-se sento tão perigosa quanto Tenshi/Angel. Ela fala pouco e é extremamente disciplinada, sua frase principal é "asahaka nari" algo como "Que mente limitada". Ela tem um ponto fraco por coisas fofas especialmente bichinhos de pelucia.

"Let dance in the Shadow"




TK é um personagem misterioso (e engraçado) que nem mesmo os membros do grupo sabe a origem ou qualquer coisa sobre ele incluindo seu nome, ele apenas fala frases desconesas em inglês (embora seja provado que ele não é bom com inglês, tirando uma nota baixa na prova desse idioma), sugerindo que ele não seja americano, ele costuma mencionar frases com base em músicas e vive dançando. Curiosamente ele é seguido da Shiina e Matsushita um dos personagens mais forte do grupo de Yura também sendo um dos que teve menos mortes ao longo do anime.

"Homens de verdade usam barba!"




Chaa é um personagem que parece ter menor importância mais que sua existência é excencial, ele é responsavel pela criação de armamento nesse mundo, foi ele quem descobriu como fazer armas. Durante os eventos do manga que ocorrem antes do anime ele chega ao outro mundo fora de si, querendo descobrir o que está ocorrendo, ele cria uma arma e eventualmente é tomada, ele perde um duelo contra Yura que trapaceia para vencer, após isso revela como criar armas com base em argila. Ele também revela a localização dos misteriosos tuneis subterraneos onde Shiina estava como Final Boss. É revelado que ele era casado antes de morrer e que sua esposa parecia-se com Yura. Posteriormente ele é responsavel pelos tuneis que servem como deposito e fabrica de armas.

"Girls DeMon! Yeah!!!"




O grupo músical de Girls Dead Monster faz parte do Grupo de Distração de Yura, elas são responsaveis por garantir a comida de cada dia dos personagens, distraindo os NPCs enquanto outros membros roubam seus tickets refeição. As dubladoras da vocalistas da banda "Masami" e "Yui" são cantoras e fazem além das músicas ouvidas no anime a abertura do mesmo.

"A Escola do Pós Vida"

A escola onde os personagens vivem, é um local realmente grande com muitos dormitorios, a natureza desse local nunca é realmente explicada, o mais proximo que é revelado é que esse é um local onde jovens (entenda a idade até onde quiser exemplo Chaa) vão após terem uma vida ardua ou injusta para viverem em paz por um tempo ou para superar resentimentos profundos.

O local é repleto de NPCs pessoas que parecem normais, porém são facilmente distinguidas de pessoas comuns, que agem normalmente, para oferecer uma casualidade melhor, o mundo reage em parte como uma realidade virtual, pois ele pode ser manipulado a vontade, Chaa é capaz de forjar armas com sujeira e argila, enquanto Tenshi/Angel é capaz de gerar armas e efeitos atravez de um programa em seu computador, quando descoberta tal coisa é revelado que o sistema é proximo um do outro, simplesmente sendo mais sofisticado. Ex.: seria como produzir uma roda na idade da pedra e uma roda hoje em dia. Também é possivel realizar outras formas de artes sobrenaturais como o hipnotismo.

Esse local parece não ter problema para influência a cronologia das coisas pois é deixado claro que Tenshi/Angel estava lá antes de Otonashi que morrerá obviamente antes dela.

Uma regra é imutavel uma vez morto nesse local, você revive após algum tempo totalmente curado, tendo perdido apenas a consciencia, todos esses elementos fazem com que Hinata compare esse local com um video-game e eu pessoalmente não o culpo!

Bem infelizmente meu review acaba por aqui, adoraria falar mais... porém não vejo como sem tornar isso grande demais...

Como é comum aos animes esse leva nota você ganhou NOTA 10!!!!

De fato este foi o anime que mais gostei no ano em que o vi. See Ya!

2 comentários:

  1. Só retificando não possui uma Visual Novel de Angel Beats ainda, apesar do Jun Maeda já ter confirmado que existe planos da adaptação, Angel Beats apenas recebeu uma adaptação para Light Novel que se iniciou antes da produção do anime e se encerrou pouco após o seu início, sendo que parte do seu conteúdo foi adaptado para o mangá Track Zero que ainda está em publicação no Japão em seu terceiro volume.

    É difícil de dizer que a história da Light Novel é canônica mesmo quando ela tenta se colocar um momento anterior a história e explicar vários pontos da mesma, já que se levarmos ela em consideração cria um gigante plot hole na trama, que torna com que os eventos do anime incosistentes, mas já que a justificativa que é dada no anime para o curso dos eventos tem muito menos explicações, eu prefiro aceitar os eventos da Light Novel como oficiais e ignorar algumas (ou várias) coisas que aconteceram no anime.

    O nome "oficial" da brigada é "Shinda Sekai Sensen" (SSS) ou Campo de Batalha do Pós-Vida.

    ResponderExcluir