sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

HQ Vs Mangá - Não briguem crianças!

Enquanto não consigo um bom tema pra próxima lista de 1001 Animações para se ver antes de morrer. Vamos ver um Versus bastante curioso... Histórias em Quadrinhos Vs Mangás.

Não, não é um Versus no sentido comercial e sim a minha visão desses ridículos Death Matchs que eu vejo pela internet por exemplo "Superman Vs Goku" ou coisas do gênero. E eu vou explicar o motivo de porque essas lutas são erradas e mal fundadas por mais explicadinho que eles tentem ser sobre o assunto! Então relaxa, mantenha a mente aberta e não pense que estou desmerecendo ninguém porque não estarei!


Se você lembra do meu artigo sobre "Fanboys" não é difícil de imaginar que essa disputa épica começou com eles e vai continuar enquanto eles existirem cada um com suas próprias provas de motivos para esquerda ou direita vencer. E em muitos momentos os 2 estão certos em algum aspecto!

Porém todo o conceito do embate está errado! E não digo que eles erram em uma coisa ou outra mais sim em TUDO. A começar com os personagens em si, é comum para esse tipo de embate que dois personagens de grande popularidade e com características similares entrem em confronto por isso Superman e Goku costumam ser o foco mais comum desses embates. Por partilharem incontáveis características em comum!

O erro começa no entanto devido a 3 elementos principais que ocorrem nas HQs!

1º- História Indefinida!

Nas HQs normalmente as histórias não tem fim especialmente com os personagens mais populares como o Superman, saga vai saga vem e o herói da HQ está sempre lá, as vezes com mudanças minimas ou pior sem mudança alguma em sua maneira de pensar agir ou lutar, fazendo dele um personagem quase estático. E isso não seria um problema se não fosse pelo segundo motivo!

2º- Autores Diferentes!

Embora muitas vezes autores diferentes criem universos a parte para contar uma história diferente de um Herói como ocorre com Batman Dark Knight, em muitos casos especialmente lá nos anos 80, não ocorri essa mudança e com isso muitas vezes ocorria discrepâncias incríveis entre o nível de força de um personagem de uma HQ para a outra. Um exemplo que me lembro bem na época que era pequeno (já disse que sou antigo!) foi que em uma HQ Superman foi para o espaço e destruiu com um golpe um meteoro gigante. Ok né, acostumei a ver isso no desenho dos Super Amigos! Porém na HQ seguinte vi ele se matando para erguer um prédio. Mesmo quando era pequeno esse desnível pra mim foi evidente, fora as coisas bizarras que ocorreram ao longo de suas HQs que forçaram a DC a criar a saga que corrigiu o Superman para torna-lo nivelado e corrigir os eventos de suas HQs.

3º- Multi-verso

As HQs tendem a ter universo paralelos ou mesmo Sagas inteiras que ocorrem em outros universos. Muitas vezes os poderes dos personagens nesses mundos são maiores ou menores! E ocorre as vezes de uma dessas pessoas que faz VERSUS ao invés de destrinchar os poderes e tentar manter o personagem único e console, eles fundi tudo em um só e criar um Hiper-Personagem somando as melhores características dos personagens em suas diferentes dimensões. Um exemplo curioso que eu posso até mesmo indicar é o Caso do video Death Match de Link Vs Cloud Strife, nesse match Cloud não enfrentou Link mais sim um Hiper Link (desculpe o trocadilho), pois esse link não era apenas 1 link de um jogo e uma história como é o caso do Cloud e sim uma fusão de todos os Links de todos os jogos e universos até então com os melhores equipamentos de cada jogo. Eu parei de verificar as HQs do superman lá no inicio dos 90 então nem faço ideia de quais informações o Death Match efetivamente usou pra luta do Goku e o Superman então nem vou comentar! (Se não sabe não fala é minha lei! Você pode se confundir, mais sem saber melhor não dizer nada!)

Se você ainda não entendeu o motivo de isso causar problema pense dessa forma! Originalmente Superman mal voava de verdade... você deve lembrar ou ao menos ter ouvido falar na primeira grande aparição de superman que listavam suas características. "Tão rápido quanto uma bala, mais potente que uma locomotiva, capaz de pular um arranha-céu com um salto." O Superman era poderoso, mais não onipotente e eu tenho certeza que seu criador não esperava ver seu personagem fazer isso! (Ou talvez espera-se sei lá!)


Se você não é muito bom com inglês deixe-me traduzir mal e porcamente. Nesse quadrinhos Superman solta um super espirro e destrói um sistema solar! Bobagem, é só um estima solar inteiro!

Eu se quer duvido que eles não tivesse ideia da força necessária para fazer tal coisa. Por um personagem não ter uma história fixa e um único autor para colocar limites em suas habilidades coisas anormais como essa ocorrem! E não vai pensar que isso se limita a apenas ao Superman ou a DC, Marvel e outras tem esse mesmo problema, sempre que um autor diferente mexe em uma obra em andamento ou que não tem fim como costuma ser o caso das HQs personagens vão perdendo o nível de poder que costumamos conhecer!

Um excelente exemplo disso foi o Hulk durante sua saga contra o mundo, nessa saga Hulk estava no auge de sua fúria e com intelecto para maquinar estratagemas e táticas. E acredite com um buff em seus poderes que chegam a assustar. Mais não só o Hulk da marvel tende a ter essas caídas de poder absurdo, outros heróis que tem patamares superiores como o Sentinela (não, não os robôs do X-men) e sim esse cara...


Também conhecido como Sentry, em suas primeiras aparições ele não era MUITO diferente da versão do Superman da Marvel, mais ele tem uma gama de poderes bem... bem errados, se me perguntar, é basicamente indestrutível, se não bastasse regenera a ponto de voltar mesmo que não sobre absolutamente nada dele. Fora um monte de outras coisas que eu acho melhor nem constar... porém a Marvel soube como usar isso de forma inteligente transformando esse ser Overpower em uma engrenagem motora de eventos como ocorre com Dr. Manhattan em Watchman. Mais estou fugindo um pouco do tema.


No manga ocorre um pouco diferente, os personagens muitas vezes começam FRACOS mesmo, isso muitas vezes é intencional para tornar a experiencia de acompanhar o personagem mais marcantes e fácil de perceber. Seja franco, você sentiu alguma diferença relevante no Desenho da Liga da Justiça entre as habilidades do Batman na primeira temporada para a segunda? Não! Você não viu porque não existiu! Não que em mangas isso seja algo que não ocorre, muitos mangas como HQs o personagem começa forte as vezes até demais como ocorre em Hellsing com Alucard!

Porém, o que salva um aspecto de versus entre esses personagens são 2 elementos principais!

1º- Não tem a mão de Terceiros

Embora muitas vezes ocorra do Editor de um mangaka (desenhista de manga) queira que o autor continue com uma história que já tinha um fim ou altere certas partes de uma saga. Normalmente no que diz respeito a evolução e habilidade de um personagem elas são bem marcadas e limitadas muitas vezes com direito a explicações de como um poder ou habilidade funcionam dentro de seu universo!

Isso torna bastante fácil para medir o nível de habilidade de um personagem, por exemplo temos ideia que os golpes de um cavaleiro de ouro viajam na velocidade da luz (e caso lembrem do Artigo Super Velocidade X Super Deslocamento) sabem que realizar movimentos ou no caso de um cavaleiros de ouro "golpes" a velocidade da luz não significa efetivamente deslocar-se continuamente na velocidade da luz.

A ausência de novos autores, alteração em traços da história ou poderes geralmente são feitas pelo autor e apenas por ele, então o personagem nunca vai fugir muito de seu nível de habilidade... exceto em alguns animes BEM Clichês, onde o protagonista tira poder do C* em momentos desesperados.

2º - A história termina!

Pode parecer estranho mais isso é outro motivo que faz com que seja impossível determinar a real extensão de um personagem de Anime/manga com uma HQ.

Enquanto para as HQs as histórias nunca acabem e o personagem continue lutando e as vezes até evoluindo. Nos mangas os personagem muitas vezes param de lutar e estacionam em vidas diferentes ou como é o caso de Goku e Yusuke, decidem que estão muito fracos ainda e querem ficar AINDA mais fortes!

Mais nunca saberemos o quão fortes eles realmente se tornaram no final pois a história que acompanhávamos terminou. E isso pode ser bem visto no último filme do Dragon Ball (aquele do gato roxo)! Um extra feito para deixar claro que SEMPRE existe alguém mais forte lá fora!

Lembram que mencionei anteriormente o Death Match de Goku Vs Superman? Bem nesse video eles tem a péssima ideia de calcular a velocidade de Goku com base em sua corrida do caminho da serpente... que vale lembrar ocorre no inicio da Saga Z, nessa época Goku era monstruosamente mais fraco de como ele termina essa mesma saga! Eles também cometem alguns erros no quesito velocidade no que diz respeito a habilidade de reação de Goku, pois quando Goku é pequeno ainda enquanto treinava com Kami-sama, ele treina seus reflexos desviando de Relâmpagos... que se não me engano tem a velocidade da luz não? Isso com ele pequeno! Não eu não estou defendendo o Goku em particular estou chamando a atenção para isso pois um personagem de anime no inicio de sua história muitas vezes é muito diferente no final dela.

*Spoiler Sobre Madoka Abaixo!*

"Afinal Madoka era apenas uma garota normal até virar Deus!"

"Esses são os defensores de cada lado!"

Tentar criar um Versus entre personagens de mídias tão distintas por mais parecidas que sejam não é uma boa ideia de qualquer forma. Esteja certo que a maioria dos fãs de Goku são pessoas que preferem um personagem que trabalhe para tornar-se forte que deseja ficar melhor através de seu esforço e determinação! Enquanto os defensores do superman preferem apenas um personagem poderosos capaz de resolver qualquer problemas com poderes adquiridos.

Não, nenhum é particularmente melhor que o outro como mencionei antes isso tudo é pura questão de gosto! Ambos os lados merecem respeito e admiração. Pois foram capazes de cativar milhares de pessoas pelo mundo e criam para nós incontáveis mundos cheios de aventuras e diversidades.

Meu conselho para qualquer um que deseje criar um Contra entre personagens de tal magnitude seja que pense como a Capcom pensou quando decidiu criar Marvel Vs Capcom, não partir de um conceito onde Hulk deveria facilmente esmagar Haggar por ele ser apenas um Humano e sim nivelar tudo e considerar apenas as principais características de ambos os personagens! Usando as habilidades que os tornam únicos como a chave da vitória ou derrota e não se basear unicamente em cálculos feitos encima de uma história que estejam certos não se deram se quer o trabalho de calcular a força para realizar tais feitos.
_______________________

No final todos sabemos que o mais provável é que isso ocorra!


Então é isso... sejam felizes lendo ou assistindo seus personagens favoritos e não fique dando ouvido a cálculos, feitos por nerds tentando defender um personagem fictício. See Yah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário